Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto

A virginiamicina é um composto cada vez mais utilizado na pecuária brasileira. Reunimos as principais dúvidas dos produtores sobre o uso e resultado para orientá-los corretamente a respeito deste princípio ativo que auxilia na engorda e prevenção de doenças dos bovinos.

Ainda tem dúvidas sobre o uso? Vários estudos e pesquisas nacionais e internacionais comprovam a segurança e a eficácia na nutrição animal. Então, aprecie nosso conteúdo e comprove os benefícios do produto.

Vamos começar? Continue com a gente! Assim seus conhecimentos serão aprimorados. Hoje em dia, produtor informado tem como consequência bons resultados nos negócios.

 

Entenda o que é a virginiamicina

 

O que é? A virginiamicina é um composto antimicrobiano. Foi descoberto na Bélgica na década de 50. É um princípio ativo que melhora a produtividade e desempenho do gado. Estudos indicam aumento de 15% do peso vivo ao mês. O composto é uma tecnologia que permite ao animal uma melhor performance dentro das condições oferecidas pelo produtor e com entrega de um bom resultado. Ainda, melhora a imunidade.

Para que serve? Promove crescimento quando utilizado em baixas doses. Além de melhorar a eficiência alimentar.

 

Uso e benefícios

 

Posso usar a virginiamicina na recria? Sim! Inclusive, esse principio é um grande aliado no ganho de peso no sistema de recria. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos.

Como a virginiamicina age no aparelho digestivo do animal?  Melhora na absorção de nutrientes, a digestão e na conversão alimentar. É baseado na fermentação de cepas de bactérias Streptomyces virginae. Ainda, reduz doenças metabólicas e abscessos hepáticos. Contudo, para os produtores adeptos da dieta de alto-grão gera um alto benefício contra a acidose.

Evita a acidose ruminal? Sim, virginiamicina e monensina sódica combatem a bactéria que provoca o ácido lático. Então, o uso desses produtos auxilia na prevenção e também fazem a absorção dos nutrientes servidos na dieta dos animais.

 

virginiamicina - Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto
Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto – Foto: Reprodução Internet

Regime a pasto e no confinamento

 

Posso usar no pasto?  Há cinco anos, por meio de estudos, tem se mostrado benéfica em uso a pasto. Para pequenos e médios produtores, o custo-benefício do uso do suplemento a pasto é vantajoso. Quanto menor o produtor, maior a busca de eficiência, devido a necessidade de produtividade dentro de uma área que tem mais cabeças por hectare.

Com o uso da virginiamicina com a monesina sódica, o ganho de peso no pasto pode ser de até 150 gramas ao dia, por cabeça.

E no confinamento? É muito utilizado no confinamento. Tanto que o uso contempla 65% do gado confinado no Brasil.

Posso usar no gado de leite? Sim! Gado de leite e de corte!

 

Dose e época para oferecimento

 

É aplicada por dose ou misturada na alimentação? É misturada na alimentação.

Quantas miligramas usar por animal/dia? Adicionar 0,5 kg do produto em 25 kg de sal mineral e oferecer o produto final após a mistura à vontade aos animais.

É melhor oferecer no período da seca ou das águas? Em ambos períodos, o resultado é efetivo. Importante lembrar que a suplementação deve ser feita o ano todo, não apenas no período da seca, que precisa ter uso contínuo para manutenção. No período das águas, o suplemento ativa o organismo do bovino e faz com que chegue à seca bem nutrido e saudável. Essa ação previne a perda rápida de peso. Além de doenças por falta de nutrientes.

Entretanto, há estudos que comprovam o aumento de peso da virginiamicina no período das águas, nos bovinos criados a pasto.

 

Diferença entre virginiamicina e monensina sódica

 

Antes, entenda o que é a monensina sódica. É um aditivo que tem como característica a modificação da fermentação do rúmen. Com isso, melhora a conversão alimentar. A monensina sódica tem uso muito frequente em gado de leite.

Posso usar os dois aditivos? Sim. A monensina sódica e a virginiamicina podem ser usadas de forma complementar para o gado de leite.No gado de corte também pode ser usado.

Uma observação: a monsensina sódica não pode ser consumida por cavalos.

 

Bezerros

 

A virginiamicina pode ser usada com segurança em bezerros. Inclusive, a Boi Saúde ensina receita que tem o aditivo como ingrediente para efetivar a engorda dos animais dessa idade.

Para conferir a receita, acesse a dica: Ração para bezerros engordarem mais rápido.

 

Por que usar a virginiamicina?

 

A suplementação é necessária. A maioria dos solos brasileiros destinados à pastagem são pobres em nutrientes importantes para a saúde do gado. Entretanto, muitos produtores encaram como um custo sem necessidade. Porém, esse processo evita a perda de peso, principalmente na seca. Mas o ideal é iniciar a suplementação já no período das águas, para quando chegar na época de falta de chuvas, o gado já estará nutrido com o peso ideal. Assim, não será preciso uma suplementação emergencial, apenas para manutenção.

Sobre a economia. É muito melhor usá-la como prevenção e garantir o ganho de peso, seja no pasto, seja no confinamento. Pois quando é preciso reverter a saúde do animal que está abaixo do peso adequado, o gasto é muito maior. Lembre-se daquele ditado, amigo produtor: “Prevenir é melhor que remediar”, e complementamos, “Prevenir é muito mais barato que tratar”.

Agora, com todas essas informações, é possível se decidir sobre o uso da sua propriedade.

 

Referência:
MACIEL. Virginiamicina na alimentação de ruminantes. Revisões publicadas no VIII Encontro de Zootecnistas da UFMG, 2015.

MOURA, Lennon Mesquita. Monensina sódica e virginiamicina para bovinos de corte: desempenho e simulação econômica. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiás, 2013.

 
Boi Saúde Logo Preto - Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


58 pensou em “Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto”

  1. Pedro Menezes disse:

    José Carlos, Boa noite. Após assistir à sua live de hoje, resolvi complementar minha pergunta e reafirmar que tenho assistido a diversos vídeos publicados por vc no YouTube. Parabéns pela dedicação. Gostaria de saber se a Virginiamicina pode ser misturada apenas ao Sal Mineral e Ureia no período da Seca. Obrigado

  2. Pedro Menezes disse:

    José Carlos, Tenho assistido a diversos vídeos publicados por vc no YouTube. Parabéns pela dedicação. Gostaria de saber se a Virginiamicina pode ser misturada ao Sal Mineral e Ureia no período da Seca. Obrigado

  3. Luciano Matos Damasceno disse:

    GOSTEI, INFORMAÇÃO NUNCA É DIMAIS, GOSTARIA DE SABER SE EM UMA SACA DE SAL A MESMA QUANTIDADE DA VIRGINIAMICINA PODE COLOCAR A MESMA DOSAGEM DE MONESINA . E A DOSAGEM PRA BOVINOS É A MESMA DE CAPRINOS E OVINOS EM UMA SACA DE SAL.

    1. Olá Luciano, obrigado por nos acompanhar, para tirar suas dúvidas e ter todas as informações certinho, contate-nos pelo WhatsApp, número: (17) 4141-3292.

  4. Muito bom o texto.
    Precisa suspender o uso, tanto da monensina quanto da Virginiamicina, por algum período antes do abate para animais em confinamento?

    1. Olá Lais, obrigado por nos acompanhar, não precisa suspender, pode continuar servindo normalmente, nossos produtos não afeta a carne nem o leite.

  5. Luca Guim Valsani disse:

    Parabéns pelo trabalho que faz nos ajuda muito, Virginiamicina tem algum problema se deixar no tempo com sal mineral, pegar sol e chuva ?

  6. Raphael Rollemberg disse:

    Boa noite!! A monensina é contra indicada, podendo causar até a morte em búfalos. Posso usar a virginiamicina nos Búfalos?? Desde já, obrigado.

    1. Olá Raphael, a Monensina pode ser servida à todos os ruminantes, sendo assim os búfalos podem consumir sim, inclusive ovinos e caprinos, a única restrição aplica-se aos equinos. E a Virginiamicina pode ser usada em todos incluindo os equinos.

  7. Antonio Eduardo Lima Rodrigues disse:

    Posso usar a virginiamicina na recria de bovinos misturado com sal comum (cloreto de sódio)? Se positivo, em qual proporção?

    1. Olá Antonio, obrigado por nos acompanhar, pode sim! Para saber a quantidade e como servir contate-nos pelo WhatsApp, número: 017- 4141-3292!

  8. Augusto Affonso Maciel Pereira disse:

    Sr. José Carlos gostei na teoria sobre os benefícios proporcionados pelo produto virginiamicina aplicado na alimentação do gado, agilizando assim um ganho de peso em menor tempo. Irei procura-lo / BoiSaúde, para acertos comerciais. Espero obter bons resultados, com o uso adequado do produto. Continue a nos presentear com as boas informações. Cordialmente, Augusto Affonso.

  9. Manoel Fernandes disse:

    A virginiamicina pode ser usado para outros animais, tipo ouvinos e caprinos?

  10. Prof Otávio Gomes Óbidos disse:

    Muito obrigado pelas dicas, sou pequeno produtor e vou utilizar a virgianimicina este proximo ano no meu rebanho

  11. Gaspar Junior disse:

    Posso adicionar virginiamicina ao sal contendo nutrientes macro e micro e amireia ?

    1. Olá Gaspar, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  12. Boa Noite! Antes do desmame pode usar o virginiamicina nos bezerros?

  13. Jose Araujo gomes disse:

    Muito bom poder contar com um canal de dicas como esse.

      1. Gessica Teixeira de sousa disse:

        Boi saúde vem me ajudando muito, sou acadêmica de Zootecnia ! Obrigada pelas dicas e ensinamentos. Sucesso!

  14. José Adriano Jodas disse:

    Este remédio é Homeopático?

    1. Olá José, obrigado por nos acompanhar, nossas tratamentos são nutracêuticos, pois garantem um resultado mais rápido e eficaz!

  15. Alexandre Hernandes disse:

    Qual a dose de monensina e virgimiamicina que posso fazer quando for misturar as duas em engorda de bovinos ??

  16. Devo usar a virginiamicida em todas as fases (cria, recria e acabamento) ?

  17. Olá.aqui na minha região não encontro tem como adquirir pela internet

  18. Daniel Felau disse:

    Estou usando o total corte , estou muito satisfeito com o resultado , obrigado pelas informações , forte abraço a equipe …

  19. Paulo César Gouveia disse:

    Misturado ao Sal, pode molhar?

  20. Rubem O. Andrade disse:

    Sou do estado do Amazonas, onde e como consigo esse produto (Virginiamicina).

  21. Ricardo Tavares Bello disse:

    Excelente matéria … Gostei muito, não conhecia esse produto com virginiamicina… Parece ser bom

  22. Antônio Mário Carneiro disse:

    Estou usando totalcorte e ureia com cana encilada numa bizerrada a 120 dias tive um ganho de peso de 40 kg no período,comcidero bom ou poderia ser melhor.rrceita boi saúde estou grato.

  23. José do Espírito Santo disse:

    Grato pela informação. Bem em tempo.

  24. excelentes informações…parabéns a boi saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp