Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto

A virginiamicina é um composto cada vez mais utilizado na pecuária brasileira. Reunimos as principais dúvidas dos produtores sobre o uso e resultado para orientá-los corretamente a respeito deste princípio ativo que auxilia na engorda e prevenção de doenças dos bovinos.

Ainda tem dúvidas sobre o uso? Vários estudos e pesquisas nacionais e internacionais comprovam a segurança e a eficácia na nutrição animal. Então, aprecie nosso conteúdo e comprove os benefícios do produto.

Vamos começar? Continue com a gente! Assim seus conhecimentos serão aprimorados. Hoje em dia, produtor informado tem como consequência bons resultados nos negócios.

 

Entenda o que é a virginiamicina

 

O que é? A virginiamicina é um composto antimicrobiano. Foi descoberto na Bélgica na década de 50. É um princípio ativo que melhora a produtividade e desempenho do gado. Estudos indicam aumento de 15% do peso vivo ao mês. O composto é uma tecnologia que permite ao animal uma melhor performance dentro das condições oferecidas pelo produtor e com entrega de um bom resultado. Ainda, melhora a imunidade.

Para que serve? Promove crescimento quando utilizado em baixas doses. Além de melhorar a eficiência alimentar.

 

Uso e benefícios

 

Posso usar a virginiamicina na recria? Sim! Inclusive, esse principio é um grande aliado no ganho de peso no sistema de recria. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos.

Como a virginiamicina age no aparelho digestivo do animal?  Melhora na absorção de nutrientes, a digestão e na conversão alimentar. É baseado na fermentação de cepas de bactérias Streptomyces virginae. Ainda, reduz doenças metabólicas e abscessos hepáticos. Contudo, para os produtores adeptos da dieta de alto-grão gera um alto benefício contra a acidose.

Evita a acidose ruminal? Sim, virginiamicina e monensina sódica combatem a bactéria que provoca o ácido lático. Então, o uso desses produtos auxilia na prevenção e também fazem a absorção dos nutrientes servidos na dieta dos animais.

 

Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto
Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto – Foto: Reprodução Internet

Regime a pasto e no confinamento

 

Posso usar no pasto?  Há cinco anos, por meio de estudos, tem se mostrado benéfica em uso a pasto. Para pequenos e médios produtores, o custo-benefício do uso do suplemento a pasto é vantajoso. Quanto menor o produtor, maior a busca de eficiência, devido a necessidade de produtividade dentro de uma área que tem mais cabeças por hectare.

Com o uso da virginiamicina com a monensina sódica, o ganho de peso no pasto pode ser de até 150 gramas ao dia, por cabeça.

E no confinamento? É muito utilizado no confinamento. Tanto que o uso contempla 65% do gado confinado no Brasil.

Posso usar no gado de leite? Sim! Gado de leite e de corte!

 

Dose e época para oferecimento

 

É aplicada por dose ou misturada na alimentação? É misturada na alimentação.

Quantas miligramas usar por animal/dia? Adicionar 0,5 kg do produto em 25 kg de sal mineral e oferecer o produto final após a mistura à vontade aos animais.

É melhor oferecer no período da seca ou das águas? Em ambos períodos, o resultado é efetivo. Importante lembrar que a suplementação deve ser feita o ano todo, não apenas no período da seca, que precisa ter uso contínuo para manutenção. No período das águas, o suplemento ativa o organismo do bovino e faz com que chegue à seca bem nutrido e saudável. Essa ação previne a perda rápida de peso. Além de doenças por falta de nutrientes.

Entretanto, há estudos que comprovam o aumento de peso da virginiamicina no período das águas, nos bovinos criados a pasto.

 

Diferença entre virginiamicina e monensina sódica

 

Antes, entenda o que é a monensina sódica. É um aditivo que tem como característica a modificação da fermentação do rúmen. Com isso, melhora a conversão alimentar. A monensina sódica tem uso muito frequente em gado de leite.

Posso usar os dois aditivos? Sim. A monensina sódica e a virginiamicina podem ser usadas de forma complementar para o gado de leite.No gado de corte também pode ser usado.

Uma observação: a monsensina sódica não pode ser consumida por cavalos.

 

Bezerros

 

A virginiamicina pode ser usada com segurança em bezerros. Inclusive, a Boi Saúde ensina receita que tem o aditivo como ingrediente para efetivar a engorda dos animais dessa idade.

Para conferir a receita, acesse a dica: Ração para bezerros engordarem mais rápido.

 

Por que usar a virginiamicina?

 

A suplementação é necessária. A maioria dos solos brasileiros destinados à pastagem são pobres em nutrientes importantes para a saúde do gado. Entretanto, muitos produtores encaram como um custo sem necessidade. Porém, esse processo evita a perda de peso, principalmente na seca. Mas o ideal é iniciar a suplementação já no período das águas, para quando chegar na época de falta de chuvas, o gado já estará nutrido com o peso ideal. Assim, não será preciso uma suplementação emergencial, apenas para manutenção.

Sobre a economia. É muito melhor usá-la como prevenção e garantir o ganho de peso, seja no pasto, seja no confinamento. Pois quando é preciso reverter a saúde do animal que está abaixo do peso adequado, o gasto é muito maior. Lembre-se daquele ditado, amigo produtor: “Prevenir é melhor que remediar”, e complementamos, “Prevenir é muito mais barato que tratar”.

Agora, com todas essas informações, é possível se decidir sobre o uso da sua propriedade.

Referência:
MACIEL. Virginiamicina na alimentação de ruminantes. Revisões publicadas no VIII Encontro de Zootecnistas da UFMG, 2015.

MOURA, Lennon Mesquita. Monensina sódica e virginiamicina para bovinos de corte: desempenho e simulação econômica. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiás, 2013.

 
banner banner
 

🔴 O que é núcleo para a alimentação de bovinos?

Muitos pensam que o núcleo para bovinos é apenas a Virginiamicina, porém é a combinação do aditivo melhorador de desempenho Virginiamicina com probióticos e vitaminas que proporcionam maior aproveitamento de toda a dieta consumida pelos ruminantes, tanto em regime de pasto como em confinamento.

🔴 A Virginiamicina pode ser usada em bezerros?

Sim, pode ser usada em bezerros. Inclusive várias formulações de Rações para Bezerros utilizam a Virginiamicina.

🔴 Como fazer um bom Sal Proteinado para a seca com Virginiamicina?

Faça com que essa mistura fique bem homogênea com os ingredientes indicados . E sirva ao gado na proporção de 0,2% do peso do animal. Resumindo, se seu animal pesa 500kg, você deverá servir 1kg do alimento por dia.

🔴 Como funciona a Virginiamicina em bovinos de leite:

Apesar de ser indicada para gado de corte a Virginiamicina em bovinos de leite também têm benefícios, por aumentar a conversão alimentar deixa o gado de leite mais resistente à doenças e pode aumentar a produtividade.

 
banner banner
 

62 pensou em “Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto”

  1. ELAINE CASAS disse:

    Olá
    Gostaria de receber alguma indicação de local (site) de venda da virginiamicina pois aqui nas lojas da minha região não encontro.
    Obrigada
    Elaine

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Elaine, tudo bem? Para mais informações e venda da Virginiamicina contate-nos pelo WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  2. Alexandre Resende De Oliveira disse:

    Boa tarde José Carlos!
    Sempre acompanho as suas dicas e são muito boas! Gostaria de saber se faz mal para os bezerros que ainda estão mamando consumirem a virginiamicina, pois tenho um único cocho de sal mineral na propriedade.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alexandre, obrigado por nos acompanhar, não terá problema se os bezerros consumirem a Virginiamicina, será até bom, pois ajuda a desenvolver o rúmen!

  3. Pedro Menezes disse:

    José Carlos, Boa noite. Após assistir à sua live de hoje, resolvi complementar minha pergunta e reafirmar que tenho assistido a diversos vídeos publicados por vc no YouTube. Parabéns pela dedicação. Gostaria de saber se a Virginiamicina pode ser misturada apenas ao Sal Mineral e Ureia no período da Seca. Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Pedro, obrigado pelo elogio, pode sim, você terá excelentes resultados. Abraço!

  4. Pedro Menezes disse:

    José Carlos, Tenho assistido a diversos vídeos publicados por vc no YouTube. Parabéns pela dedicação. Gostaria de saber se a Virginiamicina pode ser misturada ao Sal Mineral e Ureia no período da Seca. Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Pedro, obrigado pelo comentário, pode sim, você terá excelentes resultados. Abraço!

  5. Luciano Matos Damasceno disse:

    GOSTEI, INFORMAÇÃO NUNCA É DIMAIS, GOSTARIA DE SABER SE EM UMA SACA DE SAL A MESMA QUANTIDADE DA VIRGINIAMICINA PODE COLOCAR A MESMA DOSAGEM DE MONESINA . E A DOSAGEM PRA BOVINOS É A MESMA DE CAPRINOS E OVINOS EM UMA SACA DE SAL.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luciano, obrigado por nos acompanhar, para tirar suas dúvidas e ter todas as informações certinho, contate-nos pelo WhatsApp, número: (17) 4141-3292.

  6. Muito bom o texto.
    Precisa suspender o uso, tanto da monensina quanto da Virginiamicina, por algum período antes do abate para animais em confinamento?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lais, obrigado por nos acompanhar, não precisa suspender, pode continuar servindo normalmente, nossos produtos não afeta a carne nem o leite.

  7. Luca Guim Valsani disse:

    Parabéns pelo trabalho que faz nos ajuda muito, Virginiamicina tem algum problema se deixar no tempo com sal mineral, pegar sol e chuva ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luca, obrigado por nos acompanhar, não terá nenhum problema. Pode deixar a vontade no cocho!

  8. Raphael Rollemberg disse:

    Boa noite!! A monensina é contra indicada, podendo causar até a morte em búfalos. Posso usar a virginiamicina nos Búfalos?? Desde já, obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Raphael, a Monensina pode ser servida à todos os ruminantes, sendo assim os búfalos podem consumir sim, inclusive ovinos e caprinos, a única restrição aplica-se aos equinos. E a Virginiamicina pode ser usada em todos incluindo os equinos.

  9. FRANCISCO JORDANIO BERTOLEZA DE CARVALHO * disse:

    Esse virginamicina está disponível nas lojas agropecuárias ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Francisco, tudo bem? Agradecemos o seu comentário! Para mais informações de como adquirir a Virginiamicina acesse o link a seguir: http://bit.ly/2l6Xg8u

  10. Antonio Eduardo Lima Rodrigues disse:

    Posso usar a virginiamicina na recria de bovinos misturado com sal comum (cloreto de sódio)? Se positivo, em qual proporção?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antonio, obrigado por nos acompanhar, pode sim! Para saber a quantidade e como servir contate-nos pelo WhatsApp, número: 017- 4141-3292!

  11. Franz B. Arnold disse:

    Ola… boisaude sou Academico e vi grandes informacoes para area …. Muito obrigado …

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Franz, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

    2. Lourival Alves da Costa disse:

      Lourival Alves da Costa

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Lourival, tudo bem? Agradecemos o seu comentário! Para mais informações de como adquirir a Virginiamicina acesse o link a seguir: http://bit.ly/2l6Xg8u

  12. Augusto Affonso Maciel Pereira disse:

    Sr. José Carlos gostei na teoria sobre os benefícios proporcionados pelo produto virginiamicina aplicado na alimentação do gado, agilizando assim um ganho de peso em menor tempo. Irei procura-lo / BoiSaúde, para acertos comerciais. Espero obter bons resultados, com o uso adequado do produto. Continue a nos presentear com as boas informações. Cordialmente, Augusto Affonso.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Augusto, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde. Abraços!

  13. Manoel Fernandes disse:

    A virginiamicina pode ser usado para outros animais, tipo ouvinos e caprinos?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Manoel, obrigado por nos acompanhar, sim, você pode servir também para os ovinos e caprinos!

  14. Prof Otávio Gomes Óbidos disse:

    Muito obrigado pelas dicas, sou pequeno produtor e vou utilizar a virgianimicina este proximo ano no meu rebanho

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Prof Otávio, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  15. Gaspar Junior disse:

    Posso adicionar virginiamicina ao sal contendo nutrientes macro e micro e amireia ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gaspar, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  16. Boa Noite! Antes do desmame pode usar o virginiamicina nos bezerros?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Eduardo, obrigado por nos acompanhar, o recomendado é após a desmama.

  17. Jose Araujo gomes disse:

    Muito bom poder contar com um canal de dicas como esse.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jose, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  18. Muito bom poder contar com essas dicas
    Grande trabalho boi saude parabéns!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wanderlan, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

      1. Gessica Teixeira de sousa disse:

        Boi saúde vem me ajudando muito, sou acadêmica de Zootecnia ! Obrigada pelas dicas e ensinamentos. Sucesso!

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Gessica, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando e conte sempre com a Boi Saúde!

  19. José Adriano Jodas disse:

    Este remédio é Homeopático?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado por nos acompanhar, nossas tratamentos são nutracêuticos, pois garantem um resultado mais rápido e eficaz!

  20. Alexandre Hernandes disse:

    Qual a dose de monensina e virgimiamicina que posso fazer quando for misturar as duas em engorda de bovinos ??

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alexandre, obrigado por nos acompanhar. Recomendamos 2 gramas animal/dia de cada tratamento.

  21. Devo usar a virginiamicida em todas as fases (cria, recria e acabamento) ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marco, sim, após a desmama pode se usar a virginiamicina em todas as fases.

  22. Olá.aqui na minha região não encontro tem como adquirir pela internet

  23. Daniel Felau disse:

    Estou usando o total corte , estou muito satisfeito com o resultado , obrigado pelas informações , forte abraço a equipe …

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Daniel, que bom fico feliz. Obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando e um abraço de toda a equipe Boi Saúde!

  24. Paulo César Gouveia disse:

    Misturado ao Sal, pode molhar?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, sim, não tem problema molhar a virginiamicina.

  25. Rubem O. Andrade disse:

    Sou do estado do Amazonas, onde e como consigo esse produto (Virginiamicina).

  26. Ricardo Tavares Bello disse:

    Excelente matéria … Gostei muito, não conhecia esse produto com virginiamicina… Parece ser bom

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Agradecemos o elogio! Sim, a virginiamicina é excelente!

  27. Antônio Mário Carneiro disse:

    Estou usando totalcorte e ureia com cana encilada numa bizerrada a 120 dias tive um ganho de peso de 40 kg no período,comcidero bom ou poderia ser melhor.rrceita boi saúde estou grato.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antônio. É sim um bom ganho de peso!

  28. José do Espírito Santo disse:

    Grato pela informação. Bem em tempo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Obrigado você pelo comentário!

  29. excelentes informações…parabéns a boi saúde

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Obrigado! Estamos aqui para ajudar sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*