Terminação a pasto a base de grãos

Muito se fala em terminação a pasto a base de grãos. Mas, será amigo produtor, que você sabe como funciona?

A terminação a pasto a base de grãos tem duração de 105 dias e não precisa de instalações complexas como no confinamento.

 

 

Todas as fases da pecuária de corte merecem atenção especial de acordo com a idade e peso do bovino. Especificamente, a terminação precisa de cuidados extras com a pastagem e com o que é oferecido no cocho para obtenção de boa carcaça e índice de gordura aceitável pelos fornecedores. Um dos fatores de sucesso é oferecer uma alimentação adequada para essa fase e a dieta baseada em grãos é um opção que não demanda muito manejo e que proporciona resultados acima do esperado. Confira nas próximas linhas mais informações sobre o tema.

 

Passo a passo da terminação a pasto a base de grãos

 

Ao final da recria, que é a fase mais extensa da criação de gado de corte, você fará uma adaptação dos animais para o consumo de grãos.

Uma dica fundamental é ter um cocho na propriedade que tenha tamanho suficiente para que todos os bovinos se alimentem ao mesmo tempo. Sete centímetros lineares por cabeça é uma boa base.

Monitorar o consumo também é uma forma de saber se o gado está se alimentando com os grãos de forma adequada. A Boi Saúde produziu uma dica que irá te auxiliar: Como medir o escore de cocho?.

Não esqueça de fornecer água em quantidade e qualidade suficiente para atender aos seu rebanho.

Quando os animais entram na fase de terminação, os piquetes podem ser lotados em até 10 animais por hectare.

O pasto ideal é o vedado, é a melhor pastagem a ser oferecida na seca, já que a nutrição é a mesma da época das águas. Para implementar esse processo, acesse a dica: Como vedar pasto.

Quando o produtor adequa a produção com esse formato de alimentação, o ganho de peso de um bovino macho pode chegar a 900 gramas ao dia. Um número muito bom para a comercialização, não é mesmo?

 

terminação a pasto 1024x682 - Terminação a pasto a base de grãos
Terminação a pasto feita com grãos no cocho auxilia no ganho de peso. – Foto: Pixabay

Vantagens 

✔ Giro rápido no plantel;

✔Na ausência de grãos, o produtor pode oferecer pasto e suplemento. O uso de sal mineral, sal proteinado e virginiamicina garante não só a engorda, mas previne alguns problemas de saúde que impactam no peso. Caso tenha dificuldade sobre a melhor estratégia indicamos a leitura: Melhor estratégia nutricional para terminação de bovinos de corte.

✔No confinamento, é inviável o produtor não atuar com os grãos para a alimentação e engorda do gado.

 

Desvantagem 

Essa forma de terminação a pasto não pode ser feita em pasto rotacionado. A cada dia que você muda o gado de área, o consumo de grãos diminui.

 

Para receber uma receita GRATUITA e oferecer aos seus animais na fase de terminação, clique AQUI. Com a dosagem exata de cada ingrediente, é possível atingir os objetivos e a produtividade esperada não só pelo produtor, mas pelo mercado.

 
Ração para Terminação - Terminação a pasto a base de grãosRação para Terminação mobile - Terminação a pasto a base de grãos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*