Virginiamicina pode tomar sol e chuva no cocho de boi?

Com o uso cada vez mais popular no Brasil, a virginimicina potencializa a engorda do gado por ser um composto que auxilia na absorção dos nutrientes necessários. Como o oferecimento é direto no cocho de boi, será que pode tomar sol e chuva?

Essa foi uma das muitas dúvidas que a Boi Saúde recebe diariamente. E realmente a pergunta pode ocorrer quando o produtor for utilizá-la. A ureia, por exemplo, não pode ser oferecida com acúmulo de água, pois causa intoxicação. E a virginiamicina, quando em contato com a água, causa o mesmo efeito?

 

 

Se você nunca ouviu esse nome antes ou quer se informar mais sobre o que é esse suplemento, chegou o momento de saber mais sobre ele.

A virginiamicina é um aditivo que manipula a fermentação ruminal de forma a aumentar a eficiência na digestão e absorção dos nutrientes. O uso auxilia na produção de um bom rendimento de carcaça e na prevenção de doenças como a acidose ruminal. Caso esse seja um problema na sua propriedade, você pode resolvê-lo agora para evitar mais impactos negativos na sua produtividade: Acidose ruminal é evitada com simples ações na nutrição.

Pode ser utilizada desde animais novos, como os bezerros, passando pela fase de recria, até a terminação. Inclusive, é um suplemento muito aliado do método Boi 777, no qual se tem a meta de produzir sete arrobas por fase da pecuária de corte: sete arrobas na cria, sete arrobas na recria, sete arrobas na terminação.

Agora que você já entendeu os motivos da utilização da virginiamicina, vamos retomar o foco do texto.

 

cocho de boi - Virginiamicina pode tomar sol e chuva no cocho de boi?
Cocho de boi com virginiamicina pode tomar sol e chuva, porém é importante ter cobertura para oferecimento de ureia. – Foto: Prodap

Sol e chuva em cocho de boi com virginiamicina 

 

Assim como o sal mineral e o sal proteinado, a virginiamicina pode sim entrar em contato com a água e com o sol no cocho, pois não é afetada por nenhum desses fatores climáticos. Mesmo assim, a Boi Saúde sempre indica que o cocho deve ter cobertura. Caso o produtor queira inserir ureia na alimentação, principalmente no período da seca, a saúde dos bovinos já estar assegurada.

E independentemente da ureia no cocho, faça furos pequenos ou insira redes de pequenos diâmetros para evitar o acúmulo de água e fazer com que a ração e os suplementos virem algo que não será agradável ou palatável para o consumo dos bovinos. E com isso, evitará o desperdício daquela alimentação. Para saber mais, acesse: Vale a pena cobrir o cocho?.

 
Virginiamicina - Virginiamicina pode tomar sol e chuva no cocho de boi?mobile Virginiamicina - Virginiamicina pode tomar sol e chuva no cocho de boi?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*