Muito se fala em rendimento de carcaça bovina no agronegócio brasileiro. Mas afinal, você sabe o que é? Essa medida padrão é a mais usada nas transações comerciais na pecuária e entendê-la é fundamental. Aplique nos seus negócios e obtenha boa lucratividade. Assista ao nosso vídeo e aproveite conteúdo desta dica!
Primeiro, vamos entender o que é carcaça, já que seu rendimento é fruto de tensão frequente entre frigoríficos e pecuaristas. O valor pago varia de acordo com diversos aspectos, desde a oferta na entressafra, lei da procura e oferta.
A carcaça representa o boi abatido, sem a cabeça, patas, rabo, mamas no caso das fêmeas, testículos no caso dos machos. Além do couro, ossos e gordura.
Para complementar a informação outro aspecto importante é o peso vivo. Esse número representa quanto o bovino pesa na balança. Ou seja, é o peso total da animal vivo. Geralmente, os bovinos são pesados antes do embarque para o frigorífico. E por falar em embarque, você como fazer esse processo de forma correta? Confira no link: Transporte de animais: existe regra?
O rendimento de carcaça é influenciado pela pastagem, suplementação e tipo de ração oferecida. O sexo, raça e gordura também têm impacto. Assim como a idade.

Rendimento de carcaça bovina
Com essas informações, podemos entender o que é rendimento de carcaça. Esse número é dado a partir da relação entre a carcaça e o peso vivo.
O animal é pesado antes do abate para se obter o peso vivo. Porém, o animal só é pesado após um jejum de ração e pastagem entre 14 e 16 horas. Água pode ser oferecida.
Anotado esse peso, após o abate feito já no frigorífico, a carcaça é pesada. De acordo com a Embrapa, o rendimento é calculado ao dividir o peso da carcaça pelo peso vivo do animal. Multiplique o resultado dessa conta por 100. O número final será o rendimento expresso em porcentagem.
Referência
Qual é a forma correta de calcular o rendimento de carcaça? Perguntas Frequentes. Embrapa Gado de Corte.


O rendimento é mensurado da seguinte forma: peso vivo dividido pelo peso da carcaça. O resultado é multiplicado por 100. Assim se obtém a porcentagem desse rendimento.
Acho que o texto está invertido … para achar a porcentagem deve-se dividir o peso da carcaça pelo peso vivo e multiplicar por 100
Opa, tudo bem? Realmente, foi um erro na hora de digitar, mas já foi corrigido, muito obrigado pela observação amigo!