Boi 777 e Virginiamicina: maior velocidade no giro do boi?

O Boi 777 é um conceito de metas de engorda acelerada que ganha cada vez mais adeptos no país. Por estar em ampla popularização pelos resultados rápidos e menor tempo do gado no pasto, dúvidas surgem sobre a importância da suplementação. Esta dica será baseada na relação entre o Boi 777 e a virginiamicina. Será que esse aditivo tem algum impacto na engorda rápida, será que aumenta o giro do boi? É o que vamos saber agora.

Para começar, vamos entender separadamente o que é cada um: boi 777 e a virginiamicina.

O boi 777 é um método de engorda do gado de corte, baseado no ganho de sete arrobas em cada fase do bovino: cria, recria e terminação. Além de proporcionar um giro rápido, com o gado mesmo tempo no pasto, garante uma alta qualidade com rendimento de carcaça. E uma informação que conta, é uma criação brasileira de 2012. Já com isso, já é mais que comprovado que o gado no Brasil está mais que adequado.

 

Virginiamicina para aumentar o giro do boi

 

A virginiamicina é um aditivo muito utilizado na pecuária. Um dos objetivos é evitar que o gado, por meio do PH ruminal e acidose, perca peso e promove uma boa absorção de nutrientes e energia consumidos no cocho, por meio da ração e também sais. Selecione muito bem os animais que farão parte do sistema, pois a genética conta muito.

 

Boi 777 como fazer para aumentar o giro do boi

 

As primeiras sete arrobas

Por mais que o animal seja bem nutrido logo que a nasce com o leite materno, o produtor que adepto do Boi 777 precisa implementar os cuidados antes mesmo da monta. Assim, garantirá que todo o trabalho e manejo realmente trarão resultados adequados com as arrobas esperadas em cada fase.

As matrizes devem começar o consumo de virginiamicina antes da gestação. A justificativa é a melhora do escore corporal para, não só formar um animal saudável e maior que a média, mas também prevenir problemas na gravidez, pós-parto e uma boa recuperação nesse período. Antes de selecionar as matrizes para a estação de monta ou processos de IATF, confira se estão com escore adequado: Matrizes bovinas: como avaliar o escore corporal?. 

E uma atenção especial para as novilhas. Manter uma alimentação a pasto e nutrição em todo o ciclo e não apenas próximo a monta, garante boa condição corporal para o primeiro parto: Peso ideal para a primeira monta de novilhas.

A suplementação deve ser feita não só no período das águas, mas também na seca. Sal com ureia e sal mineral com virginiamicina é a estratégia nutricional indicada para manter o bom desempenho reprodutivo das matrizes. Estudos apontam taxas mais altas de prenhez e bezerros mais pesados em propriedades que utilizam esse formato nutricional.

E após o nascimento, confira a dica: Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama.

 

boi 777 1024x679 - Boi 777 e Virginiamicina: maior velocidade no giro do boi?
Boi 777 e Virginiamicina: maior velocidade no giro do boi? – Foto: Boy Fotógrafo.

Fase da recria (mais sete arrobas no boi 777)

A recria é a fase mais extensa da pecuária. Fora do Boi 777, tem duração de dois anos. Mas no método, esse período cai para entre 10 e 12 meses. É um adianto de um ano, amigo produtor. É aqui que comprovamos o giro rápido do rebanho.

Como é mais extensa, é a mais desafiadora. E ainda passa pela fase da desmama, que deve ser sem estressa para a matriz e para o bezerro. Para efetivar o processo de forma saudável, indicamos a leitura: Desmama de bezerros correta evita estresse. 

Na seca, que geralmente acontece após a desmama, o uso da virginiamicina. Mas para ter o sucesso de pelo menos 53 quilos, que significa 1,7 arrobas, em cinco meses de seca, o acesso a um bom pasto é fundamental. Um garrote geralmente consome em torno de 5 quilos de matéria seca por dia. E mesmo no período que sofremos sem as chuvas, existem alternativas que podem não deixar seu gado sem capim de qualidade. Alguns exemplos são: pasto irrigado e a vedação.

Oferecer uma alimentação baseada no sal proteico energético é uma boa pedida. Para adquirir sua receita, acesse: Sal Proteico Energético.

No confinamento, as dietas de alto grão são muito bem-vindas nesta fase. Claro que sempre com a potencialização da virginiamicina. Se for associada à monensina sódica, mais resultados em menos tempo serão proporcionados.

 

Últimas sete arrobas (terminação) 

Existem duas formas para o ganho das sete últimas arrobas. Ou no confinamento ou na terminação a pasto com ração. Se for a Terminação Intensiva a Pasto, conhecida como TIP, melhor ainda. Saiba mais aqui: Como realizar a terminação de bovinos intensiva a pasto (TIP).

As dietas mais calóricas são as recomendadas. Por terem alto índice de energia, a virginiamicina evita problemas que esse tipo de alimentação proporciona, como a acidose, por exemplo.

Nesta última fase, que tem duração de apenas quatro meses, o sistema escolhido e o que é escolhido no cocho é o que irá reproduzir as arrobas restantes.

 

Uma orientação final é que o produtor tenha um plano de metas bem desenhado e com estratégias de acordo com a região que atua. Fatores climáticas e alta de insumos devem ser considerados. Do mais, a Boi Saúde te deseja boa sorte e que sua propriedade tenha um desempenho acima da média com o Boi 777. E caso tenha alguma dúvida, conte sempre com a gente! Você encontra muito mais dicas no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/boisaude.

Referência:

Boi 777 – Eficiência na pecuária de corte. Phibro Animal Health Corporation.

 
Boi 777 - Boi 777 e Virginiamicina: maior velocidade no giro do boi?Boi 777 mobile - Boi 777 e Virginiamicina: maior velocidade no giro do boi?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*