Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos

Gostou? Compartilhe!

Quando se trata de alimentação e nutrição animal, o assunto é sério. Seguir algumas dicas para obter a maior produtividade possível e evitar desperdício podem ser implementadas facilmente na produtividade. E entre elas está o melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos.

Mais que abastecer o cocho de forma correta, oferecer alimentos e suplementos de qualidade, além de adequados para efetivar a nutrição e engorda é a chave de sucesso. Não importa o regime adotado na propriedade: pasto, confinamento, semi-confinamento, todos devem ter um rigoroso esquema de abastecimento para que o gado esteja sempre com a alimentação disponível, caso sinta fome.

Gado mal alimentado busca alimentos impróprios no lixo, carcaças de animais mortos e outros, o que pode causar intoxicação e outras doenças. A limpeza também é outro fator indispensável. Então, para saber como e em quais períodos realizar essa tarefa, acesse a dica que preparamos: Como limpar o cocho e bebedouro de bovinos.

 

Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos

 

Em primeiro lugar, o horário de abastecimento deve ser sempre o mesmo para criar um hábito entre os bovinos. Parece besteira, amigo produtor, mas não é. Assim como nós humanos, os bovinos também têm hábitos e preferências alimentares. De manhã, por não ser um período do dia muito quente, os bovinos podem consumir os alimentos de forma mais agradável, assim como ao fim do dia.

 

cocho para ração de bovinos
Não importa o regime, ter uma rotina de horário para abastecer o cocho facilita o manejo. – Foto: Pixabay

Sal proteinado no cocho

 

Em segundo lugar, os bovinos também têm hábitos e preferências alimentares. Por isso, os horários mais indicados para colocar o sal proteinado no cocho é no período da manhã, até 10h. Ou no período da tarde, após às 16h.

Vamos te explicar o porquê: em locais muito quentes, pastos sem sombra e cochos sem cobertura, os bovinos tendem e rejeitar a alimentação nos horários mais quentes do dia. Afinal, mesmo no inverno, algumas regiões do país continuam com altas temperaturas.

Contudo, o consumo do sal é maior em temperaturas frescas e amenas, por isso, indica-se a não o oferecer ao meio-dia ou demais horários com sol a pino. Acima de tudo, não esqueça de sempre incluir uma cobertura no seu cocho, principalmente, se oferece ureia.

 

Manutenção do cocho 

 

Em terceiro lugar, ter atenção à estrutura do cocho, além de evitar desperdício, facilita o abastecimento e proporciona segurança aos animais. Cobertura, local, limpeza, tamanho ideal parecem detalhes, mas fazem a diferença no consumo e acesso até o comedouro. Para saber como proceder, leia a dica que preparamos: Manutenção do cocho evita desperdícios.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

Por fim, como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos!

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos”

  1. Ely da costa Moreira disse:

    Quando mochamos uma vaca por exemplo ela ganha mais peso ou é só impressão de todos.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ely, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*