Tratamento de intoxicação por ureia em bovinos

A ureia tem bons resultados na nutrição animal, principalmente quando usada na seca. Pelo risco de intoxicação, muitos produtores acabam deixando o uso de lado. Com os cuidados adequados, é possível evitar problemas. Mas como fazer um tratamento de intoxicação por ureia em bovinos?

 

 

A intoxicação de ureia acontece em duas situações.

A primeira, quando o bovino consome a ureia que está em formato de sopa, com água em excesso no cocho. Propriedades com cochos que não têm cobertura e sem furos para escoar a água da chuva estão sujeitas a esse risco.

Já a segunda situação é o consumo acima do indicado. A quantidade máxima ideal por dia é de 49 gramas de ureia para cada 100 quilos de peso do animal. Esse número é o de segurança indicado pela Embrapa.

Uma vez intoxicado por ureia, o bovino apresenta os seguintes sintomas:

  • Tremores musculares;
  • Salivação excessiva;
  • Convulsões em casos mais graves.

Antes de iniciar o oferecimento, fique atento a todos os cuidados para evitar ao máximo problemas de saúde no gado:Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados

Bem-estar animal sempre, em primeiro lugar!

 

tratamento de intoxicação por uréia em bovinos - Tratamento de intoxicação por ureia em bovinos
Cuidados no manejo, como o cocho coberto, evitam o tratamento de intoxicação por uréia em bovinos. – Foto: Fazenda Tamanduá

Tratamento de intoxicação por uréia em bovinos

 

Uma das opções de tratamento de intoxicação por ureia em bovinos é o uso do vinagre.

Logo que iniciar o fornecimento de ureia na propriedade, providencie vinagre para utilizar em casos de emergência. O ácido acético também pode ser usado.

É um item simples, barato e de fácil acesso. O tratamento tem como foco reduzir o pH ruminal e fazer com que o organismo absorva mais a amônia consumida em excesso.

Como o vinagre é considerado um ácido fraco, é indicado para esse tipo de tratamento.

O oferecimento é entre quatro e seis litros de vinagre. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser feito a cada três horas.

Caso não tenha vinagre ou o ácido acético, uma alternativa é oferecer água gelada, em grande quantidade, entre 20 e 40 litros.

Não pare seus conhecimentos por aqui, confira mais dicas sobre ureia:

 

Referência: 

Recomendações Técnicas Para a Utilização da Ureia Pecuária na Alimentação Animal. Circular Técnica/Embrapa Cerrados, 2000. 

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Tratamento de intoxicação por ureia em bovinosVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Tratamento de intoxicação por ureia em bovinos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*