Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de corte

A alimentação de gado de corte é uma das bases do sucesso da pecuária. Claro que outros elementos precisam ser inseridos, mas para garantir a engorda desejada, a atenção especial precisa estar voltada para o cocho.

Agora, vamos partir para um exercício. Você, amigo produtor, consegue nos dizer o que oferece ao seu gado como alimentação com foco na engorda?

Se quiser compartilhar com a gente, é só escrever nos comentários. Logo ao fim desse texto. A sua resposta pode dizer muito sobre a atual produtividade da sua pecuária.

O importante é oferecer ingredientes com nutrientes que promovem uma boa eficiência na alimentação do gado de corte. Não só a ração e o sal mineral e o sal proteinado, auxiliam nesse quesito.

Se precisar de uma ajuda de receitas de ração e até mesmo sobre como produzir sal proteinado, acesse:

Promover uma boa eficiência alimentar que garante uma digestão adequada e absorção das vitaminais e minerais necessários que garantem uma saúde que potencializa os resultados.

E mais que isso: não desperdice energia que se resulta em quilos a mais na balança.

 

Eficiência alimentar de bovinos 

 

Uma alternativa para evitar desperdícios é identificar quais são os animais mais eficientes quando se trata no aproveitamento do alimento oferecido no cocho. Além da pastagem.

Segundo a Embrapa, um animal que consome menos peso pode atingir o mesmo nível de produção. Isso mesmo, amigo produtor, você não leu errado.

Esses animais são classificados como os mais produtivos e também lucrativos. Outros benefícios são menor desperdício de alimentos no cocho e também menor índice de excreção.

Para saber mais, acesse:

 

virginiamicina eficiência alimentação - Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de corte
Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de corte. – Foto: Pixabay

A avaliação da eficiência alimentar acontece da seguinte forma: acompanhamento individual pelo animal, com alguma característica como ganho de peso.

Esse formato tem como principal objetivo reduzir as despesas com alimentação. Para facilitar, algumas propriedades fazem uso de baias individuais que auxiliam no monitoramento da relação quantidade de alimento consumido e ganho de peso.

Para saber o melhor dia e horário para pesar o gado e ter um número sem influências, acesse a dica: Qual o melhor dia para pesar o gado?.

Uma dica que não passar em branco é que toda a estratégia nutricional deve ser programada de acordo com a expectativa de cada animal da propriedade.

Mesmo as de pequeno porte podem ter diversos grupos como bezerros, novilhas e vacas de cria destinada à reprodução, recria, terminação. Cada um desses grupos necessita de alimentação que atenda a necessidade nutricional de acordo com a fase.

 

O papel da virginiamicina na alimentação de gado de corte

 

Por meio de estudos, é comprovado que a virginiamicina melhora a eficiência das dietas oferecidas no cocho. Caso você não conheça ou nunca tenha ouvido falar sobre ela, é um antibiótico que apresenta atividade contra as bactérias gram-positivas e com isso estabelece a fermentação ruminal.

A virginiamicina também reduz o ácido lático. Ainda, alguns trabalhos observaram o aumento de até 18% no ganho de peso quando criados à pasto com virginiamicina no cocho.

Esse dado reforça o que sempre citamos aqui que a melhor produtividade é baseada em alimentação + suplementos + manejo adequado no cocho. Incluindo água em qualidade e quantidade adequada para consumo e que atenda as necessidades do gado e sem esquecer do calendário sanitário.

Em gado confinado, evita flutuações de consumo e também abscessos hepáticos e melhoria na conversão alimentar. A saúde e o desempenho são afetados de forma positiva.

Se você está com o pensamento de que deve ser difícil fazer esse tipo de manejo, vamos te ajudar a tirar essa impressão.

O oferecimento da virginiamicina acontece diretamente no cocho. Basta adicionar 0,5kg do produto em 25kg de sal mineral e fornecer o produto final após a mistura à vontade dos animais.

 

Complemente seus conhecimentos sobre pecuária com nossos vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência:

Eficiência alimentar em bovino de corte. Embrapa. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.37, n.292, p.28-38, 2016.

Nuñes, Amoacyr José Costa. Uso combinado de ionóforo e virginiamicina em novilhos Nelore confinados com dietas de alto concentrado. Piracicaba, 2008.

 
Virginiamicina - Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de cortemobile Virginiamicina - Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de corte
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*