Como evitar o timpanismo em bovinos

Animais confinados precisam de atenção especial quando o assunto é timpanismo em bovinos. Rara em bovinos que vivem em regime de pasto, a doença também é conhecida como meteorismo ruminal. Por impedir a eliminação de gases , pode levar o animal à óbito. Entre as causas, estão a distensão acentuada do rúmen e do retículo.

 

 

A maior incidência em bovinos confinados acontece devido a alta dose de concentrados na ração. Contudo, os fatores de riscos podem ser as leguminosas e grãos de cereais ricos em saponinas, pectinas ou taninos.

Os principais sintomas são o aumento da respiração, da pressão intra-ruminal e volume ruminal, diminuição do apetite, salivação e extensão do pescoço. Porém, no tópico de salivação, o excesso de bolhas pode ser um sinal importante, além da apresentação de espuma. Dessa forma, com dificuldade de respirar, o bovino não tem condições de se locomover. Ainda, o sistema circulatório também é prejudicado. O diagnóstico é feito com base nesses sintomas e o tratamento é prescrito de acordo com o grau de avanço da doença. Infelizmente, todos os bovinos, independentemente da raça e sexo, podem sofrer com a doença.

 

timpanismo em bovinos width=
Timpanismo no gado pode ser prevenido com fibras na dieta. – Foto: Reprodução Internet

Prevenção do timpanismo em bovinos

 

Os bovinos confinados não devem receber altas doses de concentrados consecutivamente. Entretanto, uma dica é acrescentar fibras, que evitam que esses gases se acumulem e prejudiquem a saúde do animal. Além disso, o feno de leguminosas, em doses moderadas, podem auxiliar na prevenção do problema. Já o uso de ionóforos, que são antibióticos antibióticos que inibem o rúmen, ao impedir o crescimento dos microrganismos, apresenta bons resultados atualmente.

Ficou em dúvida sobre como alimentar seu gado confinado? Acesse a dica: Confinamento sem volumoso. Como fazer?

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week