Muitos índices auxiliam os pecuaristas a terem um desempenho dentro do esperado ou até maior, por que não? Em muitos vídeos e matérias sobre engorda e qualidade da carne e do leite, fala-se muito sobre pH ruminal. Será que há impacto na nossa produção?
O pH ruminal é o índice de acidez do rúmen dos bovinos. Os responsáveis pela alteração são a ração oferecida no cocho mais o manejo realizado diariamente.
Um bom índice considerado neutro é um pH ruminal em torno de 7,0. Fica o alerta que quanto maior a energia da ração oferecida, maior será a acidez.
O rúmen não acontece sem a saliva, que é grande responsável por essa atividade e também pelo consumo e absorção dos alimentos. E mais que ter uma dieta baseada em energia, é necessário ter um equilíbrio com os ingredientes volumosos para efetivar e estimular a salivação e consequentemente, o rúmen.
Por mais que algumas dietas, principalmente em confinamento, cheguem a 90% de alimentos concentrados, o mais indicado é que a proporção seja entre 60% e 40%. Assim, não há danos na fermentação e acidez, que pode causar doenças graves como a acidose ruminal.
Para entender a diferença entre esses dois tipos de alimentos essenciais na pecuária, clique: Volumoso e concentrado: entenda a diferença.
Como tem um bom índice de pH Ruminal
A indicação de dieta equilibrada precisa realmente ser adotada. Por mais que o consumo de concentrados indique uma engorda mais rápida, evitar danos à saúde do animal é o melhor caminho para se atingir uma alta produtividade.
Mais que a ração balanceada e oferecida com ingredientes de qualidade, não esqueça do uso de suplementos que auxiliam na ruminação e no controle da acidose. Deseja se informar mais? Acesse as orientações: Acidose ruminal é evitada com simples ações na nutrição.
E sobre o manejo adequado, não esqueça de sempre manter água em boa qualidade de consumo e em temperatura ideal, de acordo com a sua região. Saiba mais: Qual a temperatura ideal da água para os bovinos?.