Volumoso e concentrado: entenda a diferença

As dietas baseadas em volumoso e concentrado são muito utilizadas. A seguir, você entenderá o que é cada uma delas.

 

Se você está iniciando sua produção de gado agora, algumas dúvidas básicas podem surgir. Aprenda desde já que a nutrição é a base do sucesso de uma propriedade rural que trabalha com pecuária de bovinos. Neste texto, vamos explicar a diferença entre o volumoso e concentrado. O objetivo é você entender e aplicar a melhor escolha aos seus bovinos.

 

Dieta com alimentos volumosos

 

São alimentos baseados em alto teor de fibras (mais que 18% em sua composição) e baixo teor energético. Para o organismo do animal, os alimentos volumosos são fontes de cálcio de microminerais.

Entre as sugestões, está a cana, em suas diversas formas de consumo: bagaço, in natura ou silagem. O feno também é um alimento considerado volumoso e pode ser oferecido até para bezerros.

Outros alimentos muito utilizados que são considerados volumosos:

  • silagem de milho;
  • silagem de capim;
  • silagem de sorgo.

Para os produtores de leite, é uma boa opção focar na dieta volumosa, pois os nutrientes são aliados na manutenção da gordura do leite.

A pastagem, que como todos sabem é fundamental na engorda, se enquadra nesse tipo de dieta.

 

Saber a diferença entre volumoso e concentrado garante uma alta produtividade.
Saber a diferença entre volumoso e concentrado garante uma alta produtividade. – Foto: Albino Oliveira

 

Dieta com alimentos concentrados

 

Já os concentrados são ao contrário, baixo teor de fibras (menos de 20%) e alto teor energético. Tem alta concentração de nutrientes. É um tipo de dieta muito utilizada em confinamento. Porém, é preciso ter cuidado para não causar danos à saúde dos bovinos. Entre eles, o timpanismo, conhecido como estufamento, que pode levar o animal à morte se não tratado a tempo. Conheça mais sobre a doença: Como evitar o timpanismo no gado.

São eles:

O sorgo aparece aqui novamente, mas é considerado concentrado quando oferecido em formato de grãos. Já se enquadra no volumoso, quando oferecido como silagem.

 
Boi Saúde Logo Preto - Volumoso e concentrado: entenda a diferença

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


14 pensou em “Volumoso e concentrado: entenda a diferença”

  1. Josimar Santos disse:

    É certo misturar sal mineral ou proteinado junto ao volumoso no cocho?

    1. Olá Josimar, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Leonardo Dib disse:

    Bom dia Jose! Tudo bem?

    Acompanho seu canal a um bom tempo! Eu tenho uma duvida e gostaria de saber se pode me esclarecer.

    Tenho a intenção de fazer silagem de Sorgo para dar para o gado junto com Sal. Minha dúvida é: a silagem do sorgo substitui o capim? O gado vai ganhar peso dessa forma?

    Desde já, muito obrigado!

    1. Olá Leonardo, a silagem de sorgo trará ganho de peso com certeza, porém não substitui a pastagem. O ideal é ter pasto, mesmo que em baixa qualidade e aliar a silagem para complementar a nutrição,

  3. Hugney Cristaldo disse:

    Caro José, obrigado pelas orientações. Quero saber se a ureia não ser misturadas em nenhuma dessas composições?

  4. Posso oferecer no cocho uma mistura de volumoso e concentrado?

  5. Romario Cavalcante Pereira Dornelas disse:

    Muito obrigado José Carlos, você e seus vídeos são muito importante para nós pequenos e grandes produtores de leite e carne.

  6. NELSON LUIZ HONORIO disse:

    É muito bom poder receber instruções e orientações vindas de Boi Saúde Pecuária Inteligente. Que continuemos a recebe – las. Obrigado a vocês.

      1. José de Souza Neto disse:

        Olá José Carlos, boa noite!
        Sou de Barreiras, Oeste da Bahia; estou iniciando um projeto de confinamento de bovino com silagem de milho, nesse caso, qual é o concentrado mais apropriado, para melhor ganho de peso?

        1. Olá José, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami