7 dicas para iniciar uma criação de gado

A pecuária não é uma tarefa fácil. Qualquer produtor, não importa o tamanho do seu plantel, poderá abordar abertamente todas as dificuldades de uma criação. Mas é algo recompensador. Por isso, vamos explicar como iniciar uma criação de gado para aqueles que desejam ter a pecuária como fonte de renda. A partir de 7 dicas, você terá os primeiros passos. Continue com a gente!

 

7 dicas para iniciar uma criação de gado

 

1- Investimento: 

 

Separe um investimento para compra de gado e montar uma estrutura como curral. Será preciso:

  • curral;
  • cochos e bebedouros;
  • ração e suplementação;
  • pastagem de boa qualidade;
  • mão de obra;
  • vacinas e medicamentos.

 

2- Encontre a propriedade ideal

 

Conforme citado acima, a propriedade precisa ter toda uma estrutura física para uma pecuária adequada e que garanta bem-estar aos animais. A indicação é que uma análise do solo seja feita antes da compra, se possível. Dessa forma, será possível conhecer os nutrientes mais ricos e mais pobres daquele local. Manter a nutrição em dia é um dos desafios diários dos pecuaristas. Para saber como preparar o solo, acesse: Como preparar o solo para pastagem.

 

3- Escolha da raça 

 

Existem várias raças que se adaptam muito bem ao solo brasileiro e ao clima tropical. Porém, como o Brasil é um país de ampla extensão territorial, há raças específicas para as regiões do país. A mais popular é a Nelore. Mas, muito mais que escolher bem a raça, fazer a compra de um animal adequado e com saúde é fundamental. Principalmente, quando se trata de touros reprodutores e matrizes.

Para saber como escolher um touro ideal e a melhor raça para sua região, acesse: Comprar touro reprodutor é investimento para a propriedade
Conhecendo um pouco mais das raças da pecuária brasileira

 

dicas para iniciar uma criação de gado - 7 dicas para iniciar uma criação de gado
Confira todas as dicas para iniciar uma criação de gado. – Foto: Reprodução Internet

4- Gado de corte ou gado de leite? 

 

Já pensou em qual dessas atividades quer seguir? Cada uma tem particularidades bem diferentes, além de manejo e investimentos diferenciados. Uma sugestão é fazer uma análise sobre como está o mercado da sua região. Quanto que os frigoríficos estão pagando pela carcaça e também as empresas de laticínios pelo leite. Ainda, converse com outros produtores. Questione as dificuldades não só de mercado, mas também na lida. Coloque na balança todos os pontos positivos e negativos e escolha o melhor para você.

Se decidir pela cultura de corte, siga nossas orientações: 7 dicas para iniciar uma produção de gado de corte. Mas caso opte pelo gado de leite, clique: Como iniciar uma produção de gado de leite. 

 

5- Mão de obra qualificada 

 

Caso você não seja experiente no ramo da pecuária, irá precisar de auxílio para tocar a lida e manejo do gado. Com isso, será necessária a contratação de pessoas experientes para a função que exige grandes conhecimentos. O número de funcionários para contratação depende de vários fatores: Qual o número ideal de profissionais na pecuária.

 

6- Bem-estar animal e nutrição 

 

Uma das garantias do sucesso da pecuária é o bem-estar animal. Proporcionar uma pecuária sem danos, feridas e maus tratos é fundamental. Quando agredidos, os animais ficam com medo de humanos e a lida fica muito mais difícil. Ainda, quando estressado, o animal libera o cortisol, que é o hormônio do estresse. Ele impacta diretamente na qualidade do leite e da carne. Por isso, trate bem seu gado e também os bezerros devem ser bem acolhidos desde o nascimento.

Sobre a nutrição, também é uma base da engorda. Porém, é um importante aliado na prevenção de doenças, vírus e parasitas. Para saber mais, acesse: Quais são suplementos mais usados em bovinos? 

 

7- Sistemas de pasto ou confinamento 

 

Existem três sistemas aplicados na pecuária. O regime de pasto, semi-confinamento e confinamento. Todos têm vantagens e desvantagens. Ainda, cada um tem uma alimentação diferenciada, além de manejo específico.

Para entender cada um, te explicamos com detalhes:

Semi-confinamento: saiba tudo sobre o sistema.
Como iniciar o confinamento em pequenas propriedades.
Engorda a pasto e a alta lucratividade.

Iniciar uma produção de gado dá trabalho, mas é algo recompensador. A economia brasileira é agro. Mesmo com crises econômicas seguidas, segue o Produto Interno Bruto do agronegócio está sempre aumentando. É preciso estudar e estar sempre à frente. A tecnologia tem ajudado muito ao produtor. Mas a alimentação e a nutrição é algo que necessita sempre de investimento. Para isso, conte sempre com a Boi Saúde – nossa missão é tornar a pecuária mais produtiva do mundo! Vamos juntos?

 
Boi Saúde Logo Preto - 7 dicas para iniciar uma criação de gado

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami