Confinamento de gado em pequenas propriedades

Recebemos muitas perguntas sobre o confinamento de gado em pequenas propriedades. É viável? Dá lucro? Como começar? E para auxiliar a decisão dos produtores, confira nossas dicas. Está preparado? Vamos lá.

 

 

O confinamento em pequenas propriedades pode ser feito, desde que haja espaço suficiente para o método. É um sistema que precisa de cuidados específicos para que o pequeno produtor obtenha bons resultados.

Além do espaço, a escolha da raça também é um fator decisivo. É preciso analisar a região e a aptidão para conversão alimentar.

O confinamento é feito no Brasil desde 1986 e atende com resultados propícios o mercado na entressafra. Porém, pode ser aplicado durante todo o ano. Em regiões onde a produção de grãos é alta, os produtores são beneficiados pela oferta e valor. Se puder, faça visitas a confinamentos próximos a você e leve junto sua equipe. Assim todos poderão ter conhecimento sobre como funciona.

 

Confinamento de gado em pequenas propriedades
Confinamento de gado em pequenas propriedades – Foto: Reprodução Internet

Estrutura 

 

Para início do confinamento, é preciso:

  • Água encanada e luz elétrica;
  • Currais;
  • Galpão para estoque de alimentação e ferramentas para a manutenção;
  • Cochos. Indicamos o cocho de plástico, pois é possível mudá-los de lugar com facilidade. Além disso, evitam que a lama se acumule em volta, facilitando a doença do casco. Caso não tenha condições de adquirir um, concrete o piso em torno dele;
  • Verifique se haverá mão de obra necessária para manejo;
  • Para não acumular água, o terreno pode ser levemente inclinado.

 

Dicas para iniciar o confinamento

 

  • O espaço ideal é 12 metros por animal e o cocho com 15 cm por cabeça. Se sua propriedade conseguir dispensar essa metragem por animal, pode investir no confinamento. Caso contrário, os animais ficarão estressados e não produziram produto com a qualidade esperada pelo mercado;
  • Se o produtor quiser investir em confinamento de 20 cabeças, é necessário dispensar 300 m²;
  • O bebedouro precisa ser de 200 litros;
  • É possível utilizar alimentos na fazenda para alimentar os bovinos confinados;
  • Proporciona giro rápido e carne de boa qualidade;
  • O manejo precisa ser mais efetivo quando a propriedade adota o confinamento. Os currais precisam ser molhados com frequência. Como ficam isolados em uma área, a água diminui a poeira e evita doenças respiratórias;
  • A nutrição animal precisa estar em dia para proporcionar um aumento de peso esperado por animal/dia. A nutrição no cocho também previne doenças como parasitas, já que unidos num único espaço, a transmissão é mais fácil;
  • Se na região a intensidade de chuvas é grande, haverá necessidade de cobertura;
  • Em áreas quentes, um espaço com sombras com árvores também é indicado para proteção do calor;
  • Se optar pela dieta de alto grão, terá um investimento satisfatório.

 

Se você optou pelo confinamento com as nossas dicas, complemente seu conhecimento com a dica: Confinamento a pasto de baixo custo na fase de terminação.

 
banner banner
 

 

🔴 Clima da sua região para o confinamento de gado em pequenas propriedades

Se na região a intensidade de chuvas é grande, haverá necessidade de cobertura. Em áreas quentes, um espaço com sombras com árvores também é indicado para proteção do calor.

🔴 Espaço no cocho

O espaço ideal é 12 metros por animal e o cocho com 15 cm por cabeça. Caso contrário, os animais ficarão estressados e não produziram produto com a qualidade esperada pelo mercado.

🔴 Nutrição adequada para o confinamento de gado em pequenas propriedades

A nutrição animal precisa estar em dia para proporcionar um aumento de peso esperado por animal/dia. A nutrição no cocho também previne doenças como parasitas, já que unidos num único espaço, a transmissão é mais fácil.

🔴 Evite o acúmulo de água

O acúmulo de água tanto em volta do cocho quanto no próprio confinamento pode causar doenças aos bovinos, como por exemplo, a doença do casco. Para não acumular água, o terreno pode ser levemente inclinado.

Complete os seus conhecimentos:

Como medir o escore de cocho?

Como evitar a lama entorno do bebedouro para gado

 
banner banner
 

18 pensou em “Confinamento de gado em pequenas propriedades”

  1. em um terreno de 1000 metros o q consigo criar e como tratar

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claudinei, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Frederico pinto alves de paula disse:

    Boa tarde. Posso acrescentar silagem de milho e silagem de cana de açúcar na dieta diária do confinamento em grão? Sendo fornecida em horários diferentes do fornecimento dos grãos? Ou posso efetuar o fornecimento junto…

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Frederico, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

      1. Keila Aparecida Silva Rosa disse:

        Eu queria muito fazer um condicionamento,mais não tenho condiçoes sozinha ..tem como vc conseguir patriótico ou ate empresas q possa ter intersse? Tenho espaço ou campo para fazer .mais não tenho condições financeira…

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Keila, obrigado por nos acompanhar, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Gostaria de saber qual a idade mínima do bezerro posso colocar no confinamento e qual o tempo posso deixar!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Bruno, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Marcelo evangelista disse:

    Gostaria de saber se você tem uma média de tempo de construção de um confinamento de 3 currais medindo 150m x 42m?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcelo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. Eclesio Alves Cipriano disse:

    Bom dia gostaria de saber se é possível criar vacas no quintal e Mandela com silagem de milho o tempo todo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Eclesio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  6. O CONFINAMENTO DE APROXIMADAMENTE 50 CABEÇAS GERA UM LUCRO POR VOLTA DE QUANTO?
    É POSSÍVEL TRATAR DESSES ANIMAIS SEM MAQUINAS, SOMENTE COM SERVIÇO BRAÇAL?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jonnysclay, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  7. José Amilton disse:

    Boa noite gostaria de mais receitas com cana de açúcar e se posso acrescentar virgianimicida junto com uréia. Ok obrigado

  8. Daniel Vitor Alves Siqueira disse:

    Boa noite, não achei o link que fala mais sobre grão inteiro, dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*