Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira

Está pensando em ampliar suas instalações, amigo produtor? Para ter cada vez mais sucesso e aumentar a produção, preparar uma estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira, auxilia a chegar na sua meta. Vamos aprender qual a melhor opção nesta dica.

Se você está pensando em começar seu negócio na pecuária, está no lugar certo! E começar desde já na orientação para você escolher a raça que irá investir. Afinal, quando falamos em fazenda de vaca leiteira, os animais são os responsáveis por toda a produção, não é mesmo? Se quiser saber um pouco mais sobre as raças, acesse a dica: Raças zebuinas leiteiras. 

Depois de escolhida a raça, o espaço precisa ser desenhado. Curral, ordenha, nutrição e pastagem merecem destaque. Por isso, vamos pontuar um a uma para que sua fazenda de vaca leiteira tenha o melhor resultado possível. E quando se trata desse tipo de pecuária, a limpeza e higiene são palavras de ordem.

 

Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira

 

Curral

O curral não tem muitos segredos. Ter instalações adequadas facilita o manejo como embarque e aplicação de vacinas e o manejo do dia a dia. Você deve mensurar a metragem de acordo com o seguinte cálculo: 2 metros quadrados por cabeça, com capacidade máxima de 300 animais por curral.

 

Ordenha

A ordenha pode ser feita em dois métodos: a manual e a mecânica. O investimento de ambos são bem diferentes, assim como a forma e facilidade de manejo. O espaço destinado para a ordenha dentro da fazenda de vaca leiteira, precisa ser adequado de acordo com o número de animais. O correto é posicioná-las em fileiras. Por isso, planeje o espaço de acordo com o número de matrizes. O conforto para este processo é fundamental e o bem-estar animal precisa ser aplicado em todo o manejo.

A gente já falou sobre a higiene lá em cima. Mas é um quesito tão importante na pecuária de leite, que fizemos uma dica só sobre ele: Higiene na ordenha: o que fazer antes, durante e depois. 

 

fazenda de vaca leiteira
Ter a estrutura adequada de fazenda de vaca leiteira auxilia na produtividade. – Foto: Girolando Mang

Nutrição

O gado de leite precisa de uma atenção especial na nutrição. Mesmo com alimentação equilibrada e pasto, a monensina sódica precisa fazer parte dos elementos oferecidos ao gado, além dos sais mineral e proteinado. Por isso, quando o produtor decidir investir, precisa colocar no planejamento não apenas o investimento com a estrutura da fazenda de vaca leiteira a nutrição. Sem ela no cocho, alcançar a quantidade de leite esperada pode ser um desafio maior. Para saber mais sobre a monensina, acesse: Monensina para gado de leite. 

 

Pastagem

Seu solo é fértil para manter pastagem nutritiva o ano todo? Pois é, amigo produtor. O pasto é a principal fonte de nutrição do gado. Por isso, oferecer a melhor forrageira garante uma produção sempre em alta. Para saber como preparar o solo adequadamente, clique: Como preparar o solo para a pastagem. 

Esses são alguns tópicos para que sua propriedade seja adequada para iniciar a produção leiteira. A pecuária precisa de dedicação diária. Caso tenha alguma dúvida, continue a navegar nosso blog ou escreve nos comentários que em breve, vamos te responder. E desde já, a Boi Saúde deseja muito sucesso na sua propriedade.

 
Boi Saúde Logo Preto - Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira

Total Leite Premium:
Suplemento completo para gado de leite!


3 pensou em “Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira”

  1. José Edson de Lima Gomes disse:

    Como faço pra compra uns 5kg total corte prêmio.

  2. Eugenio Antonio Zamprogno disse:

    Com tecnologia atualizada sempre primando pela qualidade, não tenho duvida que estaremos no topo em muito pouco tempo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami