fbpx

Piores erros na criação de bezerros

Não basta comprar um novo lote de bezerros ou simplesmente ter uma estação de monta com nascimentos a cada ano na sua propriedade. A criação de bezerros de qualidade exige dedicação e planejamento para que erros não sejam a marca da sua propriedade quando se trata de bovinos nesta fase. Confira aqui as orientações para ter uma alta produtividade e deixar os piores erros na criação de bezerros do lado de fora da sua porteira.

Para isso, saber quais são os piores erros, evitar cometê-los e entender como resolver cada um deles, te livra de vários problemas, mas principalmente, de um grande prejuízo.

 

Os piores erros na criação de bezerros 

Não cuidar da nutrição das matrizes antes da monta

A qualidade do bezerro que vai nascer na sua propriedade depende muito da saúde da matriz. Se você quer produzir bezerros saudáveis, maiores e com uma qualidade acima da média, precisa estar atento aos detalhes desde a escolha das matrizes que farão parte da estação de monta, passando pelos cuidados com o parto até a introdução alimentar.

Sobre as matrizes, a avaliação do escore corporal é fundamental para ter bezerros sem problemas de saúde e com alto desempenho. Dependendo da escala, a nutrição é um dos pontos chave para a recuperação dessa condição corporal. Afinal, a saúde da vaca é responsável pela do bezerro que será gerado. Alguns componentes são mais que obrigatórios para o desenvolvimento sadio do novo bovino, durante a formação no útero. Alguns deles são o fósforo, cálcio e o ferro.

 


banner banner
 

Esses elementos são facilmente consumidos no pasto, mas devem ser reforçados no sal oferecido no cocho. Nem todo o pasto, mesmo que aparentemente saudável, tem a quantidade necessária para uma gestação adequada.

Outro reforço importante é a virginiamicina. Quando o produtor insere esse aditivo melhorador de desempenho no plano nutricional das matrizes, mais que promover ganho de peso, evita problemas como a distocia bovina e a retenção de placenta.

Saiba mais:

 

Achar que pasto maternidade é bobagem

Não é luxo ter um pasto maternidade na propriedade. Isolar uma área da propriedade para abrigar temporariamente os bezerros recém-nascidos demonstra que você é um produtor zeloso e preocupado com o bem-estar dos seus animais.

Como nascem com baixa imunidade, isolar esses animais que acabaram de nascer em um local exclusivo para eles, previne doenças e proporciona uma recuperação mais tranquila para as matrizes.

Logo que a matriz iniciar os primeiros sinais do parto, insira ela no pasto maternidade e não deixe de fazer o acompanhamento para interferir em casos de necessidade.

O pasto maternidade precisa ser água limpa, própria para o consumo do gado, estar livre de parasitas e inibir a presença de outros animais. Outra vantagem da instalação é acompanhar o consumo do colostro nas primeiras horas de vida e também a diarreia, que merece um tópico apenas para ela, conforme você vai ler nas linhas a seguir.

Complemente as informações:

Ignorar a diarreia

A diarreia é um problema muito comum na fase da cria, ainda mais nos primeiros dias de vida do bezerro. O que o produtor precisa estar atento é qual o limite aceitável e quando ela passa a ser um risco para a saúde do bezerro.

Por isso, o pasto maternidade é importante. Quando estão em um único local, fazer esse tipo de monitoramento é muito mais fácil para o produtor e funcionários envolvidos nessa tarefa.

A Embrapa indica que a diarreia está entre os principais problemas de perda de bovinos, devido a desidratação causada no organismo do animal. Por isso, caso você se depare com fezes esbranquiçadas e com dor desagradável, fique atento aos sintomas que são falta de apetite, apatia e emagrecimento.

A partir da identificação da diarreia é necessário isolar o bezerro, pois a transmissão é feita por bactérias e protozoários que contaminam alimentos e o ambiente. O oferecimento de soro é uma das opções de tratamento e recuperação do bezerro acometido pela diarreia.

Para prevenir, redobre a limpeza evitando acúmulo de lixo e fezes no ambiente, reforce também a higienização de cochos e bebedouros.

Oferecer pasto e alimento de baixo qualidade

O produtor que oferece o que tem de melhor para os bezerros da propriedade não se arrepende. O desenvolvimento do bezerro não acaba quando ele nasce. O rúmen ainda está em fase de adaptação, por isso, oferecer capim mais adequado para essa fase faz toda a diferença. Entre as espécies de pastagem recomendadas para a cria está o capim aries, sendo uma ótima opção para bezerros desmamados.

O Massai, Aruana e Mineirão também são outras opções de capim para bezerro devido a características com boa digestibilidade, índice de fibra adequado, assim como de proteínas e são bem aceitos pelos animais.

Sobre a ração, não pode ser qualquer uma, muito menos a oferecida pelos bovinos adultos. A ração para bezerros precisa ser elaborada de acordo com as necessidades dessa fase. E a Boi Saúde preparou uma receita certa, com os ingredientes, dosagem e modo de preparo. Clique no banner e receba grátis no seu e-mail.

 


banner banner
 

Para que o consumo seja feito da melhor forma possível e na quantidade esperada, o ideal é que a propriedade tenha um creep feeding, que é um espaço de alimentação exclusivo para bezerros com entrada restrita apenas a animais de pequeno porte.

Dessa forma, não existe competição com os bovinos adultos, além do produtor ter a certeza que a ração é a ideal para aquela fase.

 

Referência

Diarreia de bezerros. Embrapa Gado de Corte divulga. Campo Grande, MS, ago. 1999 no 34.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*