Irrigação de pastagens é método simples para o pasto seco

Aumente a sua produtividade com a irrigação de pastagens e não fique dependente do período chuvoso.

Durante o período de seca, muitos produtores encontram dificuldades na irrigação de pastagens. O pasto seco e a falta de nutrição para o gado causam o uso em maior quantidade de sal mineral e proteinado. Nessa época, além do gado perder peso, os custos com esses itens nutricionais são altos.

Em determinadas regiões, os produtores comercializam os animais no período da seca. E voltam a criar somente no período das águas, devido a dificuldade de irrigação das pastagens.

O investimento em irrigação das pastagens compensa os gastos com os insumos nutricionais que o produtor tem para repor as perdas de peso. Pastagem, ração, sal mineral, todo os custos com esses itens podem ser revertidos para a irrigação de pastagens.

O custo de instalação dessa irrigação geralmente são pagos em dois anos. Então, após esse período, a propriedade terá apenas lucro e não mais prejuízos com a alta da produtividade de leite e carne.

 

Irrigação de pastagens no período seca elimina gastos com suplementos
Irrigação de pastagens no período seca elimina gastos com suplementos

Dicas para irrigação de pastagens

Se na propriedade não tiver nenhum córrego, lago, represa, é possível perfurar o poço. E com o bombeamento, distribuir a água para o reservatório.

No pasto irrigado, é possível passar a rotação de 1 animal por hectare para 12 animais por hectare. Ou seja, o plantel é aumentado sem necessidade de ampliar a propriedade.

Diminuir os pastos, áreas de pasto e aumentar a produtividade é extremamente importante para o produtor que deseja obter lucratividade ao alavancar o aumento da produção de carne e leite.

Observar o comportamento do gado e também o crescimento da pastagem é uma ação necessária. Assim, qualquer problema detectado, pode ser resolvido logo no início. Quando o animal é acometido por alguma doença, há sinais visíveis e que quanto mais cedo combatido, melhor para a saúde dele.

Quer continuar a estudar o assunto?

Clique: Irrigação de pastagem vale a apena? 

 

Raças de Corte:
Conheça as mais populares no Brasil e suas características!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami