fbpx

Irrigação de pastagens é método simples para o pasto seco

Aumente a sua produtividade com a irrigação de pastagens e não fique dependente do período chuvoso.

Acompanhe mais detalhes na dica de hoje da Boi Saúde!

 

 

Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é irrigação. Trata-se de um método que repõe a falta de água no solo, cuja sua função é basicamente jorrar pequenas gotas de água no ar, gerando uma chuva artificial.

Durante o período de seca, muitos produtores encontram dificuldades na irrigação de pastagens. O pasto seco e a falta de nutrição para o gado causam o uso em maior quantidade de sal mineral e proteinado. Nessa época, além do gado perder peso, os custos com esses itens nutricionais são altos.

Em determinadas regiões, os produtores comercializam os animais no período da seca. E voltam a criar somente no período das águas, devido à dificuldade de irrigação das pastagens.

O investimento em irrigação das pastagens compensa os gastos com os insumos nutricionais que o produtor tem para repor as perdas de peso. Pastagem, ração, sal mineral, todos os custos com esses itens podem ser revertidos para a irrigação de pastagens.

O custo de instalação dessa irrigação geralmente é pago em dois anos. Então, após esse período, a propriedade terá apenas lucro e não mais prejuízos com a alta da produtividade de leite e carne.

 

Irrigação de pastagens no período seca elimina gastos com suplementos
Irrigação de pastagens no período seca elimina gastos com suplementos. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para irrigação de pastagens

 
Se na propriedade não tiver nenhum córrego, lago, represa, é possível perfurar o poço. E com o bombeamento, distribuir a água para o reservatório.

No pasto irrigado, é possível passar a rotação de 1 animal por hectare para 12 animais por hectare. Ou seja, o plantel é aumentado sem necessidade de ampliar a propriedade.

Diminuir as áreas de pasto e aumentar a produtividade é extremamente importante para o produtor que deseja obter lucratividade ao alavancar o aumento da produção de carne e leite.

Observar o comportamento do gado e também o crescimento da pastagem é uma ação necessária. Assim, qualquer problema detectado, pode ser resolvido logo no início. Quando o animal é acometido por alguma doença, há sinais visíveis e que quanto mais cedo combatido, melhor para a saúde dele.

 

Irrigação de pastagem

 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a aspersão em malha é a mais usada no Brasil e se você está se perguntando se vale a pena a irrigação de pastagem por aspersão a resposta é simples, amigo produtor: vale sim.

Basta que você escolha o melhor tipo para a sua propriedade, bem como saiba o quanto está disposto a investir.

Temos uma dica especificamente sobre esse assunto aqui no blog. Para acessar, clique: Irrigação de pastagem vale a pena? 

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

3 pensou em “Irrigação de pastagens é método simples para o pasto seco”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Vitor, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

    2. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Vitor, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×