Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los

Infelizmente perde-se muito sal nas propriedades por armazenamento incorreto. O sal acaba empedrando, vence o prazo de validade, rasga a embalagem, enfim. Saiba como armazenar sal mineral, proteinado e ração com segurança.

 

 

Casos de mortes de cabeças de gado por botulismo transmitido pela ração devido a falhas no armazenamento foram assuntos na imprensa.

Para saber mais sobre a doença, acesse a dica: Como prevenir o botulismo em bovinos.

É possível evitar esses prejuízos. Confira orientações que a Boi Saúde preparou para os produtores rurais sobre como armazenar com segurança.

 

Confira dicas de armazenamento de sal mineral, proteinado e ração
Confira dicas de armazenamento de sal mineral, proteinado e ração. – Foto: Portal do Agronegócio

Saiba como armazenar sal mineral, proteinado e ração

 

Verifique a cobertura do galpão: a incidência de raio solar prejudica os micro e macroelementos da nutrição animal. Por isso, mantenha seu sal mineral, proteinado e ração sempre abrigados.

Nunca deixa os sacos de ração diretamente no solo: quando for armazenar sacos de ração, nunca os deixe diretamente no solo, independentemente do piso. Coloque-os sempre em um estrado de madeira porque a umidade altera a matéria seca.

Combata todos os roedores dos galpões: esses animais são grandes vilões e podem prejudicar o sal mineral e outros nutrientes oferecidos ao seu gado.

O botulismo bovino é uma intoxicação causada pela absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Essa doença também é conhecida como doença da vaca caída. Geralmente ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo ou quando recebem suplementação alimentar inadequada.

Dessa forma, o animal começa a buscar essa suplementação em lixo, pequenos animais mortos, carcaças, etc. Isso faz com que o animal adquira a bactéria presente nesses itens.

A melhor maneira é prevenir, através de manter o ambiente com condições sanitárias adequadas. Fazendo uma suplementação alimentar que corrija as deficiências da pastagem. Verificando das condições da água e a vacinação de todo o rebanho. Além do armazenamento correto da nutrição do gado e demais animais da propriedade.

Quer saber mais sobre sal mineral? Acesse a dica com informações: sal mineral para bovinos.

 
banner banner
 

5 pensou em “Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los”

  1. Ótima dica, obrigado por mais está orientação.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Raimundo, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  2. Keith Guedes disse:

    Quero agradecer todo conhecimento, que você compartilha! É muito gratificante acompanhar e aprender coisas novas diariamente! Pois sou leiga no assunto, e espero crescer no negócio! Que Deus te abençoe! Gratidão!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Keith, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*