Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los

Gostou? Compartilhe!

Infelizmente perde-se muito sal nas propriedades por armazenamento incorreto. O sal acaba empedrando, vence o prazo de validade, rasga a embalagem, enfim. Mas não se preocupe se você passa por esse tipo de problema aí na sua propriedade, pois no vídeo abaixo e também neste texto de hoje da Boi Saúde nós vamos te ajudar.

Saiba como armazenar sal mineral, proteinado e ração com segurança.

Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado? Será um prazer te responder!

Então, vamos começar?

 

 

Casos de mortes de cabeças de gado por botulismo transmitido pela ração devido a falhas no armazenamento foram assuntos na imprensa.

Para saber mais sobre a doença, acesse a dica: Como prevenir o botulismo em bovinos.

É possível evitar esses prejuízos. Confira orientações que a Boi Saúde preparou para os produtores rurais sobre como armazenar com segurança.

 

Confira dicas de armazenamento de sal mineral, proteinado e ração
Confira dicas de armazenamento de sal mineral, proteinado e ração. – Foto: Portal do Agronegócio

Saiba como armazenar sal mineral, proteinado e ração

 

Em primeiro lugar, verifique a cobertura do galpão: a incidência de raio solar prejudica os micros e macroelementos da nutrição animal. Por isso, mantenha seu sal mineral, proteinado e ração sempre abrigados.

Em segundo lugar, quando for armazenar sacos de ração, nunca os deixe diretamente no solo, independentemente do piso. Coloque-os sempre em um estrado de madeira porque a umidade altera a matéria seca.

Em terceiro lugar, combata todos os roedores dos galpões: esses animais são grandes vilões e podem prejudicar o sal mineral e outros nutrientes oferecidos ao seu gado.

 

Botilismo bovino

 

O botulismo bovino é uma intoxicação causada pela absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Essa doença também é conhecida como doença da vaca caída. Geralmente ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo ou quando recebem suplementação alimentar inadequada, por exemplo.

Dessa forma, o animal começa a buscar essa suplementação em lixo, pequenos animais mortos, carcaças, etc. Ou seja, isso faz com que o animal adquira a bactéria presente nesses itens.

Portanto, a melhor maneira é prevenir, mantendo o ambiente, acima de tudo, com condições sanitárias adequadas.

Fazendo uma suplementação alimentar que corrija as deficiências da pastagem. Além disso, lembre-se de verificar as condições da água e a vacinação de todo o rebanho. Contudo, o armazenamento correto da nutrição do gado e demais animais da propriedade.

Quer saber mais sobre sal mineral? Acesse a dica com informações: sal mineral para bovinos.

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários! Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Boi Saúde no YouTube

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Até lá!

 
banner banner
 

7 pensou em “Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los”

  1. Estou gostando das dicas. Muito Útil. Obrigado a todos do canal.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Raimundo, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!

  2. Ótima dica, obrigado por mais está orientação.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Raimundo, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  3. Keith Guedes disse:

    Quero agradecer todo conhecimento, que você compartilha! É muito gratificante acompanhar e aprender coisas novas diariamente! Pois sou leiga no assunto, e espero crescer no negócio! Que Deus te abençoe! Gratidão!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Keith, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*