fbpx

Colostro para bezerros não deve ser desperdiçado

Essa dica é para reaproveitar na pecuária o colostro para bezerros que muitas vezes é desperdiçado na produção da fazenda.

Acompanhe e saiba mais!

 

 

Após o nascimento do bezerro, a vaca produz uma substância chamada colostro, rica em anticorpos e proteína. Da mesma forma, a produção em alta quantidade, muitas vezes não é consumida pelo bezerro. Além disso, propriedades jogam esse colostro fora, o que é um desperdício devido o valor nutricional desse leite.

 

Colostro para bezerros não deve ser desperdiçado
Colostro para bezerros não deve ser desperdiçado – Foto: Reprodução Internet

Como reaproveitar na pecuária o colostro para bezerros

 

Em primeiro lugar, coloque o colostro em garrafas pet devidamente higienizadas. Tire todo o oxigênio da garrafa, tampe e as armazene em local que não bata sol.

Esse colostro deve ficar armazenado por 20 dias. No vigésimo primeiro dia, porém, o leite pode ser oferecido para a bezerrada. Sempre na proporção: 50% colostro, 50% leite. Após três dias, 75% colostro, 25% leite. Mais três dias, o colostro armazenado pode ser servido puro. Além de nutrir muito mais os bezerros, a economia na propriedade será grande. O leite destinado aos bezerros, poderá ser comercializado e, assim proporcionar mais lucro ao produtor.

Transformar o desperdício em lucro é um dos focos da pecuária brasileira. Sendo assim, preste atenção em toda propriedade, água, suplementos, pastagens. Se acompanhados de perto, podem ter o uso otimizado. Utilizados na medida certa, sem desperdício, o produtor terá mais lucro e ocupação com tarefas que realmente demanda atenção especial como o manejo.

Em suma, estar presente na vida do gado é saber quais são as reais necessidades, desde cuidados específicos na alimentação, mas também voltar o foco para prevenir alguma doença. Portanto, qualquer comportamento fora do habitual pode indicar alguma enfermidade que, se tratada previamente, pode evitar sofrimento ao animal e gastos com o tratamento.

Quer saber mais sobre colostro? Devido algumas vacas não sobreviverem ao parto, é possível produzir um colostro artificial para suprir as necessidades nutricionais dos bezerros. Acesse: Como produzir colostro para o bezerro

 

Colostro e seus benefícios

 

Imunidade. Esse é apenas um dos benefícios que esse alimento tão importante no nosso agro proporciona ao bezerro. Isso porque é rico em anticorpos. Não é à toa que o colostro é considerado uma vacina, uma vez que evita doenças que podem levar o bezerro a morte. É o caso da diarreia, por exemplo. Por falar no assunto, saiba como tratar esse problema na sua propriedade: Diarreia em bezerros deve ser eliminada

Outro benefício é que o alimento auxilia na primeira descarga intestinal, fazendo com que o animal consiga eliminar as fezes. Por ser comum que essas primeiras fezes sejam amarelas e de aspecto pegajoso, o colostro atua como um laxante, por eliminar esses dejetos.

Por fim, o colostro ainda garante a sobrevivência do bezerro durante as suas primeiras semanas de vida por auxiliar na imunidade.

Continue aprendendo sobre agro, amigo produtor! Afinal, estar informado e implementar as técnicas na sua propriedade aumentam o seu lucro. Por isso, te convidamos para assistir nossos vídeos no YouTube. São diversos conteúdos com até 2 minutos de duração que irão trazer muito conhecimento para seu negócio. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Até a próxima!

 
banner banner
 

2 pensou em “Colostro para bezerros não deve ser desperdiçado”

  1. Estudos mostram que os bezerros só consegue absorver os anticorpos maternos dentro das primeiras horas após o nascimento (3 a 6h), como isso funciona após tantos dias? ou Esse colostro seria apenas usado como fonte nutricional? Não causaria diarréia essa mudança para esses bezerros?
    Grata pela atenção

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Adriana, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×