Qual a distância ideal do cocho ao bebedouro bovino?

Pode parecer um detalhe, mas é nele que o sucesso pode bater na sua porteira. Você sabe qual a distância ideal do cocho ao bebedouro bovino?

Bom, a primeira medida a ser tomada na instalação de um cocho na propriedade é concretar a área. Isso mesmo. Evita lama que causa problemas desde o casco até excesso de insetos e bactérias.

Manter a estrutura em dia também é outro ponto a ser considerado. O consumo fica adequado e não há risco de acidentes.

 

 

Distância ideal do cocho ao bebedouro bovino

 

Se essa é a dúvida, a resposta vem agora!

A distância ideal do cocho ao bebedouro bovino depende do que é servido no cocho. Ou seja, a matéria seca oferecida que determina essa distância.

Sim, isso mesmo! Mas fique tranquilo que iremos dar as proporções.

Para cochos com sal mineral, a distância tem que ser a menor possível.

Agora, se você serve ração farelada, respeite 40 metros de distância. Quer uma justificativa? O animal consome a ração e fica com bastante matéria na boca. Com isso, se ele for ao bebedouro em seguida, irá sujar a água com as sobras que estão ainda na boca e ao redor dela. Como resultado, a troca da água vai ser com mais frequência.

Portanto, a distância de 40 metros ajuda a evitar esse problema. O excesso da ração vai caindo na pastagem até chegar ao local do boi beber a água.

Você serve volumoso ou até mesmo seu sistema é confinamento? Então respeite a distância de 10 metros. A explicação é facilitar uma possível necessidade de manutenção nos bebedouros.

Já que citamos volumoso, ração e sal, saiba o que oferecer no seu cocho, de acordo com a fase do seu gado. Confira nossa página: receitas de ração para gado.

 

bebedouro bovino
A distância entre o bebedouro bovino e o cocho mantém a qualidade da água em dia. – Foto: Fernando Rubbertank

Não esqueça da limpeza do bebedouro bovino 

 

A água é fundamental na pecuária. E não estamos falando apenas em oferecer esse precioso líquido em quantidade suficiente, a qualidade tem que ser adequada.

Sem cor, sem cheiro e sem sabor. Ou seja, é a mesma água que você bebe, amigo produtor.

Portanto, o bebedouro bovino precisa de limpeza.

A frequência depende muito do acúmulo de sujeira. E também de limo, caso seu bebedouro seja de material que facilite o acúmulo.

Para a limpeza, esvazie todo o bebedouro. Utilize água e se necessário, água sanitária. Esfregue com uma vassoura ou escovão mesmo. Só não esqueça de enxaguar bem.

Verifique se a quantidade de água atende o consumo de acordo com as cabeças de bovinos. Cada boi bebe em torno de 50 litros de água por dia. É uma quantidade e tanto. Quando se trata de vacas leiteiras, esse número chega a mais 60 litros. Não é à toa que a água é a base do leite, concorda?

Para se programar melhor, confira a dica: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto.

 

E se você gostou dessa dica, deixe seu comentário. Como é seu bebedouro e de qual material? Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

Por fim, quer saber mais sobre pecuária? Nossas dicas em vídeo esperam por você com foco no aumento do desempenho do seu gado.

Toda semana um novo conteúdo com nosso consultor José Carlos Ribeiro te espera. Acesse: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

10 pensou em “Qual a distância ideal do cocho ao bebedouro bovino?”

  1. Paulo Duarte disse:

    Com relação a gado em pasto ou piquete discordo dessas informações. Acho que a água deve ficar do lado oposto ao do cocho de sal, sssim o gado circula mais e vai comendo o pasto por igual não deixando áreas rapadas e areas com capim alto

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo Duarte, obrigado pelo comentário! É um ponto de vista interessante, mas quanto mais o gado circula mais energia ele gasta e com energia perde o peso, mesmo ele circulando e comendo o pasto não compensa a energia gasta porque ele não vai comer a quantidade necessária de pasto toda vez que for beber água. O problema do pasto está correto é algo a se pensar.

  2. Cicero freire Duarte disse:

    Essas dicas são de grande valia para os produtores

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cicero, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde.

  3. Júlio Souza disse:

    Boa noite. Ótimas dicas. Meus bebedouros são de manilhas e concreto e acumulam muito lodo dos​ lados e não saem facilmente as sujeiras. Tem algum forma mais fácil de limpá-los? Obrigado.

  4. Edmilson j s santos disse:

    Ótimas dicas para mim que estou buscando conhecimentos no assunto.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edmilson, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  5. Muito bom. Apenas não entendi a justificativa de 10 metros para o volumoso.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Murilo, obrigado por nos acompanhar, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*