Ordenha mecânica: saiba tudo sobre

Gostou? Compartilhe!

A ordenha mecânica facilita muito o dia a dia dos produtores que atuam na produção de leite. Logo que os pequenos e médios produtores começam a prosperar, idealizam a implementação desse sistema para aumentar e facilitar a produtividade. Por isso, a Boi Saúde decidiu fazer esse conteúdo hoje. A partir de agora você terá uma explicação das principais dúvidas sobre a ordenha mecânica.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos lá!

O que é a ordenha mecânica? Em primeiro lugar, é um sistema que simula a retirada do leite da mesma forma do aleitamento do bezerro. Porém, de forma mais fácil e eficaz, tanto que retira o máximo de leite produzido naquele dia, sem prejuízos à saúde da vaca. O método é considerado revolucionário no agronegócio mundial.

Auxilia no bem-estar animal? Sim, pois o sistema não prejudica as glândulas mamárias e os tetos das vacas.

Quem pode utilizá-la? É preciso ter uma estrutura física mínima para abrigar os equipamentos e também financeira, pois o investimento pode ser considerado alto para alguns produtores.

 

Ordenha mecânica: saiba tudo sobre
Ordenha mecânica: saiba tudo sobre. – Foto: Reprodução Internet

Quais são as vantagens da ordenha mecânica?

 

  • A extração de leite com o método manual permite que oito vacas sejam ordenhadas por hora. Com o método mecânico, a capacidade é retirada de leite é oito vezes maior;
  • Proporciona uma massagem nos tetos, o que estimula a ocitocina, hormônio muito importante na produção;
  • Não provoca machucados nas glândulas e tetos;
  • Contudo, a qualidade do leite não é afetada, mas a qualidade de vida do produtor melhora bastante. Muitos deixam de acordar de madrugada para a tarefa.

 

Cuidados

 

Por fim, assim como todo o processo de produção de leite, a higiene na ordenha mecânica é fundamental. Afinal, não só a sanidade animal é garantida, mas também a alta qualidade do seu produto. E em um mercado tão competitivo, oferecer uma qualidade diferenciada conta muitos pontos.

Para complementar essa dica, acesse as orientações sobre  Como iniciar uma produção de gado de leite.

Talvez você também se interesse por esses conteúdos:

Melhor horário para ordenha de leite em vacas

Sala de ordenha: como montar uma simplificada

Ordenha de vaca pode ser feita depois do parto?

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

Caso já utilize ordenha mecânica aí na sua propriedade compartilhe sua experiência com a gente. Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo…

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

O que é a ordenha mecânica?

É um sistema que simula a retirada do leite da mesma forma do aleitamento do bezerro. Porém, de forma mais fácil e eficaz, tanto que retira o máximo de leite produzido naquele dia, sem prejuízos à saúde da vaca.

A ordenha mecânica auxilia no bem-estar animal?

Sim, pois o sistema não prejudica as glândulas mamárias e os tetos das vacas.

Quem pode utilizar uma ordenha mecânica?

É preciso ter uma estrutura física mínima para abrigar os equipamentos e também financeira, pois o investimento pode ser considerado alto para alguns produtores.

Quais são as vantagens da ordenha mecânica?

Com o método mecânico, a capacidade é retirada de leite é oito vezes maior; Proporciona uma massagem nos tetos, o que estimula a ocitocina, hormônio muito importante na produção; Não provoca machucados nas glândulas e tetos; Contudo, melhora a qualidade de vida do produtor que não precisa acordar de madrugada para realizar a tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*