Ordenha mecânica: saiba tudo sobre

 

A ordenha mecânica facilita muito o dia a dia dos produtores que atuam na produção de leite. Logo que o pequeno e médio produtores começam a prosperar, idealizam a implementação desse sistema para aumentar e facilitar a produtividade. Por isso, a Boi Saúde decidiu fazer uma explicação das principais dúvidas sobre a ordenha mecânica.

O que é a ordenha mecânica? É um sistema que simula a retirada do leite da mesma forma do aleitamento do bezerro. Porém, de forma mais fácil e eficaz, tanto que retira o máximo de leite produzido naquele dia, sem prejuízos à saúde da vaca. O método é considerado revolucionário no agronegócio mundial. 

Auxilia no bem-estar animal? Sim, pois o sistema não prejudica as glândulas mamárias e os tetos das vacas.

Quem pode utilizá-la? É preciso ter uma estrutura física mínima para abrigar os equipamentos e também financeira, pois o investimento pode ser considerado alto para alguns produtores. 

 

ordenha mecânica - Ordenha mecânica: saiba tudo sobre

 

Quais são as vantagens da ordenha mecânica? 

 

  • A extração de leite com o método manual permite que oito vacas sejam ordenhadas por hora. Com o método mecânico, a capacidade é retirada de leite é oito vezes maior;
  • proporciona uma massagem nos tetos, o que estimula a ocitocina, hormônio muito importante na produção;
  • não provoca machucados nas glândulas e tetos;
  • a qualidade do leite não é afetada, mas a qualidade de vida do produtor melhora bastante. Muitos deixam de acordar de madrugada para a tarefa. 

 

Cuidados 

 

Assim como todo o processo de produção de leite, a higiene na ordenha mecânica é fundamental. Não só a sanidade animal é garantida, mas também a alta qualidade do seu produto. E em um mercado tão competitivo, oferecer uma qualidade diferenciada conta muitos pontos. 

Para complementar a dica, acessa as orientações sobre  Como iniciar uma produção de gado de leite. 

 

Total Leite Premium:
Conheça o suplemento mais completo a base de monensina para seus gados de leite!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami