Como evitar a cigarrinha na pastagem

A presença da cigarrinha na pastagem é considerada uma praga pelo produtor rural. Por ser um inseto considerado sugador, causa grandes danos no pasto, além de contaminá-lo com toxinas que impedem o crescimento e recuperação das plantas. Dependendo da população, a cigarrinha pode fazer toda a pastagem secar, deixando o gado sem esse tipo de alimentação.

O combate é demorado e é preciso ter paciência. Se o seu pasto estiver com uma lotação muito grande de cigarrinhas, a alternativa para recuperação é iniciar o cultivo de lavoura. É o método mais barato e com alta resolutividade. Porém, o tempo de recuperação é de dois anos. Já nas áreas menos afetadas, a eliminação da cigarrinha na pastagem pela raiz é uma ótima opção. Contudo, no solo onde foi retirada, a aplicação produtos que tenham picloran na composição é necessária. O picloram ou tordon é um herbicida, caracterizado pela odor de cloro e pela solubilidade em compostos polares. Não é nada mais que um sólido branco, encontrado no mercado como sal amínico ou potássico.

 

cigarrinha de pastagem - Como evitar a cigarrinha na pastagem
Como evitar a cigarrinha na pastagem – Foto: Reprodução Internet

No combate à cigarrinha na pastagem:

 

1- Evite a roçadeira: pois a possibilidade de espalhá-la para áreas ainda não infestadas do seu pasto pode ser alta.

2- É possível fazer o controle biológico: atualmente, o produtor encontra no mercado, fungos que combatem a cigarrinha naturalmente. Quando inseridos na pastagem, podem manejar a reprodução da cigarrinha. Além do fungo, uma espécie de mosca atua como predadora da larva.

3- Outra solução é prevenir o pasto: a partir da utilização de plantas mais resistentes, o produtor pode evitar a proliferação das cigarrinhas. Alguns espécies de braquiárias têm apresentado boa resistência.

4- Controle biológico: é realizado como última alternativa para combate, já que o uso de inseticidas pode causar danos não só na flora, como na fauna local. Além da contaminação do solo e água. E ao aderir esse método, para fazê-lo corretamente, é preciso entender as fases de desenvolvimento das cigarrinhas. Já que, para efetividade, as cigarrinhas devem estar em fase adulta para ter o efeito esperado.

E lembre-se sempre de utilizar apenas produtos registrados pelo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Dessa forma, estará proporcionando segurança a todos os seres que vivem em torno da propriedade. Ou seja, preserve sempre o seu meio, é dele que você obtém produtividade e lucratividade nos negócios.

 

Quer complementar a dica? Acesse: como controlar as cigarrinhas nas pastagens. 

 
Controle dos Parasitas - Como evitar a cigarrinha na pastagemControle dos Parasitas mobile - Como evitar a cigarrinha na pastagem
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*