O que fazer quando o boi bebe água contaminada?

Gostou? Compartilhe!

A água é um fator fundamental na pecuária. Sem ela, é impossível atingir o rendimento esperado. Além disso, é um fator que faz parte das regras do bem-estar animal. Mas a qualidade dessa água oferecida é extremamente importante. E para te alertar sobre os riscos, vamos orientá-lo sobre o que fazer quando o boi bebe água contaminada.

Essa dica, amigo produtor, foi solicitada por um seguidor da Boi Saúde, e com certeza, pode ser a dúvida de milhares de pecuaristas.

O bovino pode encontrar a água contaminada não apenas no bebedouro. Mas em declives, lagos e poças formadas pela chuva, por exemplo. E o que traz essa água contaminada? Lama, fezes, urina, carcaças de animais mortos, bactérias e parasitas. Sendo assim, tudo isso é encontrado em águas de propriedades que não fazem uma ronda efetiva para evitar esse tipo de acúmulo.

Outro problema é o prejuízo no desempenho do animal. O bovino não ingere os alimentos e nutrientes necessários, o que prejudica a engorda. Além disso, há o risco de diarreia e outras infecções intestinais que podem adoecer gravemente aquele que consumiu a água contaminada.

Contudo, mais de 30 doenças estão relacionadas com a ingestão de água contaminada em animais.

 

boi bebe água contaminada
Quando o boi bebe água contaminada, há risco de desenvolver diarreia e doenças graves. – Foto: reprodução/Iepec

O que fazer quando o boi bebe água contaminada

 

Sempre indicamos aqui no blog que a melhor forma de evitar doenças é preveni-las. E a higiene precisa estar presente em todos os locais onde os bovinos transitam. Para saber como sempre manter a água dos bovinos limpa, acesse a dica: Como manter a água do bebedouro de gado limpa. 

Uma sugestão é ter bebedouros em locais estratégicos na propriedade. Perto de lagos, lamaçais, regiões que acumulam água e poças, por exemplo. O animal, por instinto, não bebe água suja, mas quando chega ao extremo da sede, faz uso mesmo se a cor, odor ou sabor, estiverem inadequados.

Quando os animais, ou até mesmo um único, apresentar sintomas de diarreia e, doenças causadas por parasitas, além de isolar o bovino dos demais, faça uma ronda na propriedade para identificar a origem do problema. Se o animal estiver muito debilitado, procure seu veterinário de confiança.

A diarreia está entre as doenças mais debilitantes na pecuária, por isso, identificá-la nos primeiros sinais, é uma garantia de promover cuidados ao bovino, evitar sofrimento e também a proliferação de doenças.

 

O que fazer quando o boi bebe água contaminada? – Foto: Criação Água

Nutrição

 

É importante reforçar que gado bem nutrido possui pequenas chances de desenvolver doenças. Mesmo que o gado consuma água contaminada, mas esteja com o organismo e imunidade reforçados, as chances de adoecimento são menores. Por isso, amigo produtor, não descuide da nutrição no cocho. Sal mineral, sal proteinado e virginiamicina devem ser oferecidos durante todo o ano. Não só no período da seca como muitos pensam.

Além de garantir uma engorda crescente, doenças parasitárias e outras ficam longe do seu gado. Se você tem dúvida sobre quando iniciar o fornecimento, acesse o texto: Sal proteinado na seca: quando iniciar o fornecimento. 

Por fim, não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor!

Além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*