Como preparar o solo para a pastagem

Para se ter uma boa pastagem durante todo o ano, mesmo no período da seca, é preciso ter cuidados específicos. Alguns produtores, quando percebem que o pasto não é de boa qualidade, preferem começar um novo plantio do zero. E a dúvida freqüente é com arar e adubar o solo para a pastagem. Não se preocupe se seu problema for esse. A Boi Saúde te ajuda a responder a pergunta nas linhas abaixo.

Amigo produtor, para começar um pasto desde o início, é preciso seguir algumas etapas. Vamos a eles:

 

Etapa 1: como preparar o solo.

 

O ideal mesmo é iniciar pelo processo que muitos produtores não fazem: a análise do solo. É um procedimento que é não muito caro. Algumas Vigilâncias Sanitárias locais, zootecnistas e laboratórios especializados oferecem o serviço.

Sabendo a composição do solo, pode-se escolher a melhor semente, adubo e ter um direcionamento mais certeiro sobre o melhor pasto para o gado.

O uso do calcário precisa ser medido e não aplicado nesta fase de preparação. Apenas metade do indicado para o hectare deve ser inserida no solo. A outra metade, na fase de arar.

Vamos começar a movimentar o solo, que é quando você incorpora a vegetação da superfície. Essa vegetação precisa estar apodrecida para iniciar o plantio.

Depois, há o nivelamento e a retirada de possíveis invasoras que possam aderir ao novo pasto e trazer prejuízos.

Não esqueça de aplicar os fertilizantes.

 

Como preparar o solo para a pastagem
Como preparar o solo para a pastagem. – Foto: Reprodução Internet

Etapa 2: quando iniciar o plantio?

 

Os terraços e curvas de nível devem ser feitos somente agora. Ainda, o calcário precisa reagir. Isso significa que o plantio pode ser feito apenas, no mínimo, após 60 dias. Esse tempo é necessário para o calcário agir de forma correta.

 

Etapa 3: iniciar o plantio da pastagem.

 

Pode iniciar o plantio nesta etapa! Porém, orientamos que seja durante o período das águas. O solo fica mais sadio e sementes irão semear conforme o planejado. Você pode obter mais informações dessa fase na dica: Pastagem para o gado: entenda como fazer o plantio. 

 

Etapa 4: soltar o gado na nova pastagem.

 

A primeira vez que o gado for solto nesta nova área de pasto, a pastagem precisa já estar crescida. Além disso, toda a área deve estar coberta para não tenha risco das raízes serem comidas pela gado.

A orientação é que animais jovens e os mais leves usufruem do espaço exclusivamente. Assim, será um teste de resistência para os mais pesados que podem danificar o solo na pastagem recém-formada.

Referência: Embrapa.

 
Boi Saúde Logo Preto - Como preparar o solo para a pastagem

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


2 pensou em “Como preparar o solo para a pastagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo