Qual a estrutura do curral de manejo?

O curral de manejo proporciona facilidade nas atividades da lida. Esse espaço é o local onde os bovinos aguardam para o manejo, antes de passar pelo tronco ou embarcadouro.

Será que o seu modelo está adequado? Ou ainda, se está no momento de construção do curral na sua propriedade, não deixe de ler esta dica!

Acima de tudo, o nome manejo já indica que neste espaço boa parte das ações são feitas nele.

No entanto, não existe uma estrutura ideal ou obrigatória. Em outras palavras, cabe uma estrutura que atenda as necessidades da sua lida. Principalmente, quando se trata de número de animais.

 

O que pode conter na estrutura do curral de manejo

 

Algumas atividades demandam o fechamento dos animais. Sendo assim, não tem como fugir. Reconhecemos que não é uma lida fácil. No entanto, precisa ser cumprida.

Uma das sugestões de estrutura do curral de manejo é:

 

Tronco

Ali o gado recebe as vacinas. O calendário seguido de acordo com as orientações sanitárias, garante a saúde dos animais.

Além do modelo tradicional de madeira, existe o eletrônico e o hidráulico, por exemplo. Acima de tudo, todos têm um funcionamento adequado.

Além das vacinas, exames veterinários são outros processos realizados no tronco.

 

curral de manejo
O curral de manejo oferece várias estruturas para facilitar o manejo. – Foto: AMP Desenho Industrial

Balança 

Em primeiro lugar, caso você use brincos eletrônicos com leitura de chip, ao fechamento do gado, saberá o peso de cada boi.

Mas caso essa ainda não seja sua realidade, a balança faz muito bem esse trabalho. Inclusive, é um instrumento para compor o curral de manejo.

Em segundo lugar, acompanhar o peso do gado indica como está o progresso da produtividade. Quando o ganho de arroba está estagnado, o produtor pode agir imediatamente.

Entre as saídas, o oferecimento de uma ração específica para a fase daquele gado auxilia. Essa é a situação da sua propriedade? A gente te apoia com sugestões de receita: receitas de ração para o gado. E assim como esta dica, o conteúdo é gratuito.

Em situações sem balança, existe um método quebra galho: Peso do gado pode ser mensurado sem balança.

 

Embarcador 

Por fim, embarcar os animais faz parte do processo. Em conclusão, todo o gado produzido precisa ir para o frigorífico. E isso acontece por meio do transporte.

O embarcadouro auxilia na segurança de toda a atividade. Dessa forma, evita fugas. E direciona os animais para o destino sem acidentes, por exemplo.

Esse item precisa de uma estrutura adequada. Como resultado, produzimos uma dica só para ele: Características de um embarcador de gado eficiente.

 

Caso esteja em fase de estudos sobre modelos de curral, aqui mesmo no blog, você encontra outras dicas:

 

Essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Deixe sua opinião nos comentários!

Se você quer saber mais informações, mas prefere em formato de vídeos, acesse nosso canal.

Dicas sobre pecuária de baixo custo estão disponíveis para serem assistidas a qualquer momento: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*