Qual a quantidade ideal de sal mineral para os bovinos?

O sal mineral é uma nutrição básica na pecuária. Mas qual a quantidade ideal de sal mineral para os bovinos dentro da propriedade? É claro que há interferência entre a qualidade do pasto, a composição do sal mineral e a extensão do cocho. Por isso, a Boi Saúde oferece a dica sobre como utilizar esse elemento a favor da sua pecuária.

Esse sal mineral deve ser servido em cochos cobertos. Essa cobertura deve ser feita por dois motivos:

1- O sal mineral úmido ou molhado tem consumo menor;

2- Toda vez que o sal mineral é molhado, algumas moléculas das substâncias que o compõem se separam e se juntam a outras, o que inibe o resultado esperado pelo produtor;

Além disso, o cocho deve ter sete centímetros lineares por animal, próximo ao bebedouro. E também fracione um cocho a cada 50 hectares dentro da propriedade.

 

Quantidade ideal de sal mineral para os bovinos efetiva a produtividade do rebanho
Quantidade ideal de sal mineral para os bovinos efetiva a produtividade do rebanho. – Foto: Dinheiro Rural

Quantidade ideal de sal mineral para os bovinos

 

Geralmente, a dosagem ideal é o produtor servir entre 60 gramas a 90 gramas por animal adulto por dia. E entre 20 a 30 gramas de sal mineral para os bezerros.

O sal mineral tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros nutrientes não encontrados na pastagem ou encontrados parcialmente. Dessa forma, esses elementos devem ser complementados com o uso desse sal. É muito importante o uso do sal, uma dieta rica em proteína e energia, sem cálcio ou magnésio suficientes, não proporcionam o ganho de peso esperado.

 
Boi Saúde Logo Preto - Qual a quantidade ideal de sal mineral para os bovinos?

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami