Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho de animais?

Gostou? Compartilhe!

A presença de abelhas no cocho de animais é frequente. Se o produtor oferece suplementação à base de cana de açúcar e melaço, a presença desses insetos é maior. Com isso, os bovinos deixam de se aproximar do local e consumir a alimentação.

 

 

Em primeiro lugar, as abelhas são insetos com uma comunicação eficiente, por isso, assim que a cana ou melaço é inserido no cocho, um enxame acaba se unindo para usufruir.

Em segundo lugar, saiba que algumas medidas simples, de baixo custo e com resultados eficazes podem ser implementadas na sua propriedade para evitar esse problema. E o melhor, não causam danos ao meio ambiente, muito menos às abelhas e seus bovinos poderão voltar a consumir a alimentação normalmente.

Detalhes realmente podem fazer a diferença e auxiliar com que a produtividade da sua pecuária seja cada vez mais alta.

Contudo, a cana é um alimento volumoso com alto teor de energia, muito utilizada na pecuária, principalmente na seca, para suprir a falta de pasto. Já o melaço é inserido no cocho para adaptação do consumo de uma nova ração e suplemento. Por serem doces e de sabor agradável, acabam atraindo esses insetos.

 

Horário de abastecimento do cocho de animais

 

As abelhas têm um horário mais ativo entre o final da manhã e o início da tarde. Então, sirva sempre a suplementação no início da manhã e no final da tarde, por exemplo. Inclusive, esses horários são os melhores para que os bovinos se alimentem. Como ainda não está muito quente, os animais tendem a se alimentarem melhor. A gente te conta mais sobre as vantagens desses horários na dica: Melhor horário para abastecer o cocho. 

Acima de tudo, a suplementação é essencialmente importante para manter a engorda em dia e evitar a perda de peso na seca. Por isso, amigo produtor, não descuide nenhum dia do oferecimento da nutrição adequada para o seu gado. Sal mineral, sal proteinado e a virginiamicina são fatores que devem fazer parte da sua estratégia nutricional.

 

Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho de animais?
Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho de animais? – Foto: Pixabay

 

Acione a cal junto a nutrição 

 

A cal serve como repelente para as abelhas e evita que elas se aproximem. Por isso, para aprender esse processo, acesse: Como fazer silagem de cana para bovinos. 

Quando a cal é misturada a alimentação, suplementação e até silagem, auxilia na conservação dos nutrientes e inibe o odor do açúcar, sem prejudicar a saúde dos animais.

 

Utilize repelentes naturais próximo ao cocho 

 

Extrato de alho e/ou citronela podem ser deixados próximo ao cocho. Afinal, são produtos naturais que não agridem o meio ambiente, a saúde dos bovinos e nem das abelhas. Além disso, são de baixo custo e encontrados facilmente.

 

Por fim, é importante sempre reforçar ao produtor para não implementar ações que prejudiquem a fauna e a flora local. Quem sentirá os principais impactos serão os humanos que ali vivem, assim como a produtividade. Por isso, uma forma de preservação que proporciona um resultado acima da média é a Integração Lavoura Pecuária, conhecida como ILP. E caso você tenha nascentes, não esqueça de manter os bovinos afastados para evitar a contaminação. Saiba mais na dica: Como preservar as nascentes das propriedades rurais.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*