Sorgo para gado com sal mineral dá certo?

Gostou? Compartilhe!

O sorgo para gado é utilizado como alternativa alimentar em muitas regiões do país. Por ter o valor nutricional próximo ao milho, muitos produtores o utilizam como substituto desse grão. Mas e a mistura da silagem de sorgo com sal mineral? Podemos oferecer ao gado? São essas dúvidas que a Boi Saúde irá esclarecer para você no conteúdo de hoje.

Em primeiro lugar, o sorgo é um cereal africano, rico em amido e está entre as fontes de amido mais utilizadas em bovinos. Pode ser usado em forma de silagem ou grãos moídos na ração.

Em segundo lugar, para potencializar a engorda e nutrição do gado, é possível oferecê-lo junto ao sal mineral. Por isso, vamos reforçar aqui que esse tipo de componente deve ser usado não só na seca, mas durante o ano todo no cocho. Com ou sem sorgo.

Em terceiro lugar, o sal mineral tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros nutrientes não encontrados na pastagem ou encontrados parcialmente. Dessa forma, esses elementos devem ser complementados com o uso desse sal. Afinal, é muito importante o uso do sal, uma dieta rica em proteína e energia, sem cálcio ou magnésio suficientes, não proporcionam o ganho de peso esperado.

Para saber mais sobre a importância do sal mineral, acesse a dica sobre o tema: Sal mineral para bovinos.

Então, vamos começar?

 

sorgo para gado
Sorgo com sal mineral pode potencializar a engorda e nutrição do gado. – Foto: Boy Fotógrafo.

Sorgo para gado com sal mineral

 

Uma dica para se utilizar o sorgo com sal mineral é o sal mineral proteico energético. Fonte de alimento baseada em proteína e energia que mistura ureia, minerais, sorgo, milho e raspas de mandioca.

Já quando o sorgo é oferecimento em forma de silagem, é preciso ficar atento na quantidade. Sendo assim, a matéria seca deve corresponder ao consumo de 2% do peso vivo do animal por dia. E sobre a quantidade de sal mineral, dever entre 60 gramas a 90 gramas por animal adulto por dia.

Acima de tudo, para ter uma produtividade com alta rentabilidade, o ideal é manter um manejo de acordo com o bem-estar animal, amigo produtor. Por isso, não esqueça de manter as vacinas em dia, água limpa e em temperatura certa, sombra e cochos adequados.

No mais, conte sempre com a Boi Saúde. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários! Será um prazer te responder.

Agora se você já tem experiência no assunto, escreva para a gente! Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo

 

Por fim, não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor!  Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos no YouTube. Por isso, te convidamos para dar uma passadinha por lá.

Todo o conteúdo disponível é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana! Portanto, não perca tempo! Acesse agora e desfrute das dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

4 pensou em “Sorgo para gado com sal mineral dá certo?”

  1. Paulo César Peron disse:

    Bom dia José Carlos.
    Estou com um lote de recria de bezerras, usando sal mineral com um Proteinado especifico para elas, e tenho uma quantidade de Sorgo na fazenda.
    Queria saber se posso incrementar o sorgo na alimentação delas?
    Se caso possa, qual a quantidade ideal para mistura?
    Desde já agradeço por todas as dicas aqui fornecidas, e parabenizo pelo belo trabalho.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, obrigado pelo elogio, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Paulo de Tarso Cardoso Gomes disse:

    Por favor, gostaria de uma receita de sal proteico energético. Já utilizado a sua receita de sal proteinado.
    Grato.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, acesse o link a seguir, siga os passos que enviaremos em seu e-mail a receita de Sal Proteico Energético: https://boisaude.com.br/salproteicoenergetico.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=SalProteicoEnergetico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*