Como fazer sal mineral com ureia para bovinos

Sal mineral e ureia. Será que é uma boa mistura para ser oferecida ao gado? A Boi Saúde indica que sim. Por isso, nesta dica, você vai aprender como fazer sal mineral com ureia.

Sal mineral é um suplemento que repõe os minerais não encontrados na pastagem.

O oferecimento é feito direto no cocho.

A propriedade que utiliza o sal mineral tem várias vantagens. A inclusão do cálcio e fósforo, por exemplo, auxilia na reprodução e formação de novos bezerros.

Sem contar que com o organismo nutrido, o bovino que consome sal mineral tem melhores condições de efetivar a engorda esperada.

Sobre a ureia, é fonte de proteína na seca.

Claro que durante as águas o uso também é liberado e tem bons benefícios.

Porém, é na seca que o consumo de proteínas fica menor, devido à falta de pastagem.

Com os devidos cuidados no oferecimento para evitar a intoxicação, a propriedade consegue alcançar a mesma produtividade da estação das águas.

A ureia é comercializada em casas agrícolas. Fique atento no momento da compra. O tipo adequado para uso no cocho é a ureia pecuária.

Existem vários tipos no mercado como a fertilizante e a agrícola. Mas a ureia pecuária é a ideal para evitar intoxicação e demais problemas de saúde.

A ureia protegida é outra opção que não causa riscos e pode ser molhada. Porém, o preço é mais alto. Entenda: Diferença entre ureia protegida e ureia pecuária.

 

como fazer sal mineral com ureia - Como fazer sal mineral com ureia para bovinos
Aprender como fazer sal mineral com ureia é uma boa opção para manter a produtividade não só na seca, mas o ano todo. – Foto: José Luis Nazareth Rizzatti.

Como fazer sal mineral com ureia para bovinos

 

O uso do sal mineral com a ureia pode aumentar o consumo de pasto seco. A consequência é também aumentar a ingestão de gramíneas. Isso gera a manutenção e até ganho de peso, segundo a Embrapa.

Assim como a ureia, o sal mineral você compra pronto.

Caso tenha dúvidas durante a escolha, sobre qual o melhor para atender o que seu gado precisa, na dica é possível conhecer algumas orientações: Como escolher sal mineral para bovinos de engorda

Agora, vamos à mistura sobre como fazer sal mineral com ureia.

  • 12kg de ureia;
  • 25kg de sal branco;
  • 10kg de sal mineral;
  • 40kg de farelo de soja;
  • 30kg de milho moído.

Como é possível notar, existem outros ingredientes na receita. E quando juntos, oferecem uma alimentação nutritiva, balanceada e com foco no ganho de peso.

E mais que alimentação, a água também é importante no processo de alta produtividade: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto.

 

Cuidados no oferecimento 

 

Antes do oferecimento de qualquer ração ou mistura com ureia, recomendamos a leitura dos cuidados necessários: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados.

É comum relatos de produtores que perderam animais por intoxicação e o que era para ser investimento, se torna prejuízo.

Quando oferecida com os cuidados que são simples, a produtividade é bem-vinda.

Para complementar esse conteúdo, acesse as dicas:

Aproveite que você está aqui no nosso blog e confira o canal de vídeos da Boi Saúde.

Vídeos curtos e com conteúdo focado em gado de corte e de leite estão disponíveis para você potencializar cada vez mais seus resultados: Boi Saúde no YouTube.

Referência:

Recomendações Técnicas Para a Utilização da Ureia Pecuária na Alimentação Animal.Circular Técnica/Embrapa Cerrados, 2000. 

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Como fazer sal mineral com ureia para bovinosPrograma de Máxima Rentabilidade mobile - Como fazer sal mineral com ureia para bovinos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*