O sal mineral bovino é um elemento de extrema importância na pecuária. Impede a perda de peso e proporciona a engorda dos bovinos, seja de corte, seja de leite. O produtor pode avaliar se o consumo está adequado, a partir das sobras diárias. Se o volume estiver elevado, o gado pode estar rejeitando esse sal, então é preciso readequá-lo. Confira dicas para aumentar o consumo do sal mineral.
O sal mineral precisa fazer parte do dia a dia da pecuária. É um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem. Por ser um sal, quando o sódio está em alta concentração, o sabor fica desagradável ao consumo. Devido a isso, muitas vezes é rejeitado. Porém, é possível adequá-lo, sem perder a funcionalidade de ganho de peso.

Como aumentar o consumo do sal mineral bovino?
Com um sabor mais adequado, o sal mineral poderá ter o consumo esperado pelo produtor e corresponder ao aumento de peso. Para isso, o produtor pode misturar no sal, alimentos como:
- Fubá;
- Melaço em pó;
- Farelos comercializados já prontos em casas agrícolas;
Incluir um desses alimentos para teste e fazer uma boa mistura entre o sal e ingrediente escolhido, pode ajudar no aumento de consumo. Porém, caso não tenha bons resultados, tente misturar mais de um ingrediente da lista acima no sal. E tente avaliar a possível rejeição desse suplemento no cocho.
Além disso, ao adquirir os produtos, observe se a qualidade corresponde à sua necessidade. Oferecer produtos com níveis nutricionais não adequados e em mau estado, podem fazer com que o sabor também não seja atrativo aos animais.
A quantidade ideal desse sal também pode se mensurada. Basta acessar a dica complementar e obter melhor resultado no seu gado: Qual a quantidade de sal mineral para os bovinos?
Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube

