Como aumentar o consumo do sal mineral bovino?

Gostou? Compartilhe!

O sal mineral bovino é um elemento de extrema importância na pecuária. Impede a perda de peso e proporciona a engorda dos bovinos, seja de corte, seja de leite. O produtor pode avaliar se o consumo está adequado, a partir das sobras diárias. Se o volume estiver elevado, o gado pode estar rejeitando esse sal, então é preciso readequá-lo. E se você chegou até aqui se perguntando como aumentar o consumo de sal mineral bovino aí na sua propriedade, temos uma boa notícia: você está no lugar certo! Afinal, é sobre esse tema que a Boi Saúde irá abordar hoje.

 

 

Continue com a gente e confira dicas para aumentar o consumo do sal mineral.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder. Além disso, não deixe de comentar o que achou das dicas, pois sua opinião é muito importante para nós.

Então, vamos começar!

 

Como aumentar o consumo do sal mineral bovino?
Como aumentar o consumo do sal mineral bovino? – Foto: Reprodução Internet

Como aumentar o consumo do sal mineral bovino?

 

Em primeiro lugar, o sal mineral precisa fazer parte do dia a dia da pecuária. É um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem. Por ser um sal, quando o sódio está em alta concentração, o sabor fica desagradável ao consumo. Ou seja, por conta disso, muitas vezes é rejeitado. No entanto, é possível adequá-lo, sem perder a funcionalidade de ganho de peso.

Com um sabor mais adequado, o sal mineral poderá ter o consumo esperado pelo produtor e corresponder ao aumento de peso. Para isso, o produtor pode misturar no sal, alimentos como:

  • Fubá;
  • Melaço em pó;
  • Farelos comercializados já prontos em casas agrícolas;

Incluir um desses alimentos para teste e fazer uma boa mistura entre o sal e ingrediente escolhido, pode ajudar no aumento de consumo. Porém, caso não tenha bons resultados, tente misturar mais de um ingrediente da lista acima no sal. Contudo, tente ainda avaliar a possível rejeição desse suplemento no cocho.

Além disso, ao adquirir os produtos, observe se a qualidade corresponde à sua necessidade. Afinal, oferecer produtos com níveis nutricionais não adequados e em mau estado, podem fazer com que o sabor também não seja atrativo aos animais.

A quantidade ideal desse sal também pode ser mensurada. Basta acessar a dica complementar e obter melhor resultado no seu gado: Qual a quantidade de sal mineral para os bovinos?

E se essa dica te ajudou, amigo e amiga pecuarista, não esqueça de deixar seu comentário. Vamos fortalecer nosso agro!

 

Continue aprendendo!

 

Por fim, outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos.

Toda semana, novas dicas e orientações são publicadas focadas sempre em te proporcionar maior produtividade.

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido uma ótima fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima dica. Até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Como aumentar o consumo do sal mineral bovino?”

  1. Jose da Cunha Antunes disse:

    Uma dúvida, quando estou dando ao meu rebanho uma receita de sal proteinado feita pela BoiSaúde, ainda assim é necessário fornecer um sal mineral separadamente?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, muito obrigado pela pergunta! Não é necessário oferecer sal mineral separadamente. Estamos à disposição, abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*