Quais suplementos servir no cocho de bombona

Só o produtor sabe as despesas de manter uma propriedade com produção de bovinos. E quando há possibilidade de promover economia, por que não aderi-la? Uma das alternativas está o cocho bombona, feito com plástico. Mas quais suplementos que podemos servir nesse tipo de suporte para alimentação dos bovinos? A resposta está nas próximas linhas.

O valor da bombona plástica varia de acordo com a região. Mas a unidade de 200 litros não sai por mais de R$ 150.

 

O que é o cocho de bombona? 

 

O cocho bombona é um recipiente feito de plásticos das próprias bombonas. Pode ser utilizado nos sistemas de pasto, semi-confinamento e até mesmo no creep-feeding. É uma forma prática de oferecer alimentação aos animais. Mais que promover economia, a praticidade de construção, abastecimento e também limpeza ganham pontos.

Os outros formatos de cocho também são muito funcionais: o de concreto, madeira, plástico móvel… enfim.. não importa o formato. Tem gado na propriedade, precisa ter um cocho que os bovinos alcancem e seja limpo sempre (e ao redor também).

 

O que pode ser servido no cocho de bombona? 

 

Desde suplementos até forragens. Silagens e grãos também são bem-vindos. O que não pode é ficar vazio e deixar o gado sem nutrição, não importa a época.

A nutrição, principalmente, pode ser servida no cocho bombona sem nenhum problema. Inclusive, o sal mineral e o sal proteinado que devem estar diariamente na alimentação gado. A virginiamicina que potencializa a engorda é outro nutriente que pode ser oferecido nesse tipo de cocho.

 

cocho bombona - Quais suplementos servir no cocho de bombona
Cocho bombona é prático e econômico. – Foto: Sacaria Safra.

Posso construir o cocho de bombona na minha propriedade?

 

Claro que sim, amigo produtor. O tamanho do seu cocho bombona vai variar de acordo com o número de cabeças de gado que existe na propriedade. O correto é ter 7 centímetros lineares por animal. Por exemplo, se na propriedade, há 100 animais, deve ter sete metros de comprimento.

Com a ideia de tamanho, é só partir para a produção. As bombonas são cortadas ao meio e cada parte é utilizada, o que ocasiona mais economia de investimento e também de materiais.

Você vai precisar de arame para unir as bombonas umas às outras. Não esqueça de furar as extremidades para passar o arame que irá ligá-las.

A cada três bombonas, insira uma lasca de madeira de 7 centímetros para melhor fixação. Será necessário também um esticador para que os animais não pulem sobre o cocho ou entrem nele. Além de evitar quedas e machucados, sujeira e lama ficam longe da alimentação oferecida.

 

Lista de materiais 

 

A quantidade de cada item depende do tamanho do cocho que irá construir.

  • Bombonas
  • fio de arame
  • Lascas de 0,7 cm de madeira
  • Esticadores

 

Para saber como manter a limpeza e manutenção do cocho em dia, acesse a dica: Manutenção do cocho evita desperdícios. 

E ao oferecer sal proteinado, fique atento às orientações: Cocho para sal proteinado: tamanho ideal.

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Quais suplementos servir no cocho de bombonaSAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Quais suplementos servir no cocho de bombona
 

2 pensou em “Quais suplementos servir no cocho de bombona”

  1. Paulo Silas Martins Junior disse:

    Só fique em duvida com a madeira de 7 cm é a largura dela?, e qual o comprimento e a distância do chão, mais devo fazer uma cerca antes do cocho? para o gado nao pular? obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*