Como medir o escore de cocho?

Você sabe o que é escore de cocho, amigo produtor? E mais ainda, como efetivar esse protocolo na sua propriedade? Não se preocupe se suas respostas foram negativas, a Boi Saúde existe para esse objetivo: proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil.

O consumo adequado da alimentação no cocho é um dos fatores de engorda do gado. Mesmo com a pastagem sendo a principal fonte de ganho de peso, é necessária a complementação com ração e suplementos. Mesmo nosso solo sendo muito rico em nutrientes, comparado a muitos outros países, algumas terras são deficientes em elementos fundamentais para promover uma boa saúde e nutrição aos bovinos. Por isso, a atenção sobre o que é consumido no cocho irá refletir diretamente na sua produtividade.

 

Itens do escore de cocho que devem ser analisados

 

  • Qualidade dos alimentos e suplementos oferecidos;
  • Quantidade de ração que é oferecida e que sobre no cocho.

Agora, vamos para a parte prática da dica. O escore de cocho tem seis classificações, de zero a 5.

Começamos com o Escore 0: quando o cocho está vazio, sem nenhum alimento para consumo;

Em seguida, temos o Escore 1: ração e suplementos quase imperceptíveis no cocho, com possibilidade de ver o fundo do comedouro;

Escore 2: nota-se uma pequena quantidade o fundo do cocho, equivalente entre 5 e 10% da quantidade oferecida;

Escore 3: fundo do cocho está coberto, mas não na metade. O produtor pode estimar uma porcentagem de 25% do volume de alimentação inserida originalmente;

Escore 4: quando a metade a alimentação inserida ainda se encontra no cocho;

Escore 5: cocho cheio. Geralmente, este nível acontece no abastecimento. Caso continue com esse escore após um tempo considerável, o produtor precisa analisar o porquê não há consumo daquele alimento.

 

escore do cocho - Como medir o escore de cocho?
Medir o escore do cocho auxilia na produtividade. – Foto: reprodução/internet

Manejo do cocho 

 

O cocho é mais que um comedouro. É um espaço no qual o produtor pode avaliar como está fluindo o desempenho do gado. Para que o resultado seja realmente o esperado, alguns cuidados precisam ser tomados diariamente, quando se trata da alimentação.

  • Horário de abastecimento deve ser sempre o mesmo para criar um hábito entre os bovinos. Parece besteira, amigo produtor, mas não é. Assim como nós humanos, os bovinos também têm hábitos e preferências alimentares. Por isso, os horários mais indicados para colocar o sal proteinado no cocho é no período da manhã, até 10h. Ou no período da tarde, após às 16h.
  • Quando a ração é oferecida, prestar atenção no tamanho do grão, que pode influenciar no consumo e no rúmen.
  • Quando for trocar de suplemento, faça uma adaptação. Para saber como realizar a troca sem afetar o consumo, acesse: Nutrição dos bovinos pode ser trocada sem afetar o consumo. 
  • Mantenha sempre não só o cocho, mas os arredores limpos e de fácil acesso para que o gado faça o consumo de forma adequada. Indicamos uma forma prática no link: Como limpar o cocho e bebedouro de bovinos.
 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Como medir o escore de cocho?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Como medir o escore de cocho?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*