Como escolher sal mineral para bovinos de engorda

Gostou? Compartilhe!

A escolha do sal mineral para bovinos de engorda é uma dúvida frequente dos produtores. Esse elemento auxilia no ganho de peso vivo do animal devido aos componentes que não são encontrados na ração e no pasto. No entanto, onde e como obter um sal mineral que corresponda às expectativas nutricionais do gado?

Se você chegou até o nosso blog procurando as respostas para essas perguntas, veio ao lugar certo! Pois esse é o tema da dica da Boi Saúde de hoje. Por isso, convidamos você para assistir o vídeo abaixo e também acompanhar o texto até o final.

Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado? Será um prazer te responder.

Então, vamos começar?
 

 

Em primeiro lugar, é um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem. A composição é feita a partir da mistura de diversos ingredientes. Para saber qual o ideal para sua propriedade, é preciso conhecer as deficiências do solo. Dessa forma, você poderá garantir uma suplementação balanceada e equilibrada para seu gado.

Em segundo lugar, a principal informação que o produtor deve averiguar no momento da compra é a composição nutricional. Pois a formulação precisa conter todos os itens que a pastagem da propriedade não proporciona aos bovinos.

Em terceiro lugar, para saber sobre quais componentes o solo da pastagem é pobre, basta fazer uma análise. Para isso, acione a vigilância sanitária local, pois algumas oferecem esse tipo de serviço. Ou até mesmo empresas particulares, por exemplo. O custo não é muito alto e conhecer a deficiência é fundamental para complementar a alimentação com o sal mineral correto.

 

A escolha do sal mineral impacta diretamente na produtividade do rebanho. Foto: Nordeste Rural.
A escolha do sal mineral impacta diretamente na produtividade do rebanho. – Foto: Nordeste Rural

Escolha do sal mineral para bovinos de engorda

 

Acima de tudo, muito mais que escolher o sal correto para seu rebanho, é analisar se o consumo está em quantidade e formato ideal. Para isso, o produtor precisa acompanhar o fluxo de consumo no cocho dos animais.

Contudo, a concentração dos minerais que compõem esse sal é o que fará a diferença na sua produtividade. Ou seja, se o seu pasto tem deficiência de fósforo, o sal deve ter maior concentrado desse elemento. E assim por diante, como cálcio, potássio, magnésio, sódio, entre outros.

O consumo apropriado para garantir uma boa engorda e nutrição, que previne doenças graves. Confira a dica sobre o assunto: Quantidade ideal de sal mineral para bovinos. 

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Por fim, outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, um novo conteúdo é publicado sempre focado em te proporcionar maior produtividade, com dicas e orientações de fácil compreensão. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Agradecemos a companhia e leitura. Nos vemos em breve. Até a próxima dica!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*