Posso oferecer arroz com sal branco comum para gado?

Gostou? Compartilhe!

Recebemos a pergunta de um dos nossos seguidores e vamos respondê-la para sua produtividade seja realmente a esperada para o período. Em épocas de fraca economia, quando os produtos para ração estão muito caros ou até mesmo, quando sobra da mesa dos produtores, é certo oferecer arroz com sal branco comum para gado?

Se o título desta dica te chamou a atenção por curiosidade ou até mesmo por ser uma dúvida sua, seja muito bem-vindo ao blog da Boi Saúde. Será que pode? Traz algum prejuízo para a saúde do animal? É o que você vai descobrir a partir de agora!

As respostas para essas perguntas são: poder pode, mas não é o ideal. E não, não prejudica a saúde do animal. Agora, você vai entender o porquê é importante oferecer alimentação adequada para o seu gado.

Sobre o arroz, por mais que seja um alimento carboidrato, que gera energia, não contém nutrientes suficientes e grande potência para engorda. Por isso, o arroz pode ser substituído por milho, sorgo, soja e outros grãos que podem ser plantados aí na sua propriedade.

 

sal branco comum para gado
Sal comum para gado não proporciona os nutrientes necessários para engorda. – Foto: Pixabay

Sal proteinado e sal branco comum para gado: diferença

 

Em primeiro lugar, o sal proteinado é um dos melhores suplementos para o gado. Ele atende as necessidades nutricionais de acordo com cada região e pasto da propriedade.

Em segundo lugar, como é realmente próprio para o consumo dos bovinos, promove um aproveitamento dos nutrientes, ao reforçar a engorda e evitando a perda de peso na seca. Alguns componentes que fazem parte do sal proteinado são: enxofre, fósforo, ferro, magnésio, potássio e mais outros essenciais.

Em terceiro lugar, o custo pode variar de acordo com os ingredientes. E caso você queira economizar, a Boi Saúde te dá uma forcinha. Confira uma receita gratuita que pode ser feita na sua propriedade. Clique AQUI.

O sal branco comum, utilizado inclusive na culinária e consumo humano, não faz mal aos bovinos, desde que não seja em excesso. No entanto, ele não atende as necessidades nutricionais, como o sal proteinado. Contudo, não importa o tipo de produção, carne ou leite, oferecer boas condições alimentares para os animais promove bem-estar e também condições para atingir o peso adequado.

Por fim, não pare seus conhecimentos aqui! Confira a dica a seguir: A silagem substitui o pasto?

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários! Vamos fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo

 

A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Trata-se de um canal de vídeos no YouTube! Pois é!

Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita!

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*