Posso oferecer sal mineral para equinos?

Muita utilizado na pecuária bovina, a suplementação faz parte da rotina da milhares de propriedades. E já que muitas delas têm equinos, eles podem ser consumidos por esse grupo de animais? Se a sua dúvida é baseada no oferecimento do sal mineral para equinos, você está no blog certo!

Quando se trata de suplementação para equinos, precisamos ter noção de algumas diferenças do gado.

Os cavalos gastam mais energia que os bois. Existem aqueles utilizados na lida. Mas também os que são atletas. Portanto, a exigência do organismo supera a da pecuária bovina.

O sal mineral contém nutrientes minerais, como o nome já diz. Ou seja, muitos deles promovem uma manutenção na saúde e nutrição dos animais. Como resultado, o uso previne doenças e recuperação mais rápida.

 

Posso oferecer sal mineral para equinos?

 

Pode sim, amigo produtor! Inclusive, o uso é indicado.

O sal mineral auxilia no desempenho do cavalo. Além de deixá-lo bem nutrido com os componentes não oferecidos no pasto.

Dosagem adequada: 25 gramas de sal mineral para cada 100 quilos de peso do cavalo;

Frequência: todos os dias;

Consumo permitido: cavalos de lida, cavalos de competição. Até éguas prenhes e potros em fase de crescimento podem usufruir do sal mineral.

 

sal mineral para cavalo 1024x683 - Posso oferecer sal mineral para equinos?
Sal mineral para cavalo proporciona bom desempenho ao animal. – Foto: @aloofotos

 

Outros cuidados com o seu cavalo 

 

Já que citamos pasto, você sabia que existem algumas espécies mais adequadas para os equipes. Ainda, existem algumas que precisam ser evitadas. Te contamos melhor na dica: Silagem para cavalo é uma boa alternativa de alimentação?

A silagem é uma sugestão de alimentação. É uma saída para a falta de pasto na seca. Por exemplo, a mais utilizada é a de feno e forrageira. Porém, a de grãos segue como alternativa.

A ração com ingredientes adequados para a nutrição cabe muito bem. Se ainda não sabe o que oferecer, te damos uma força na dica: Ração para equinos: confira a receita.

Como os cavalos auxiliam bastante na lida, evitar problemas preserva a saúde desses animais. Aplicar soro em dias intensos de trabalho auxilia na recuperação. Certamente, uma dosagem de 250 ml com uma bolsa repõe os nutrientes e mantém a hidratação.

Caso esse procedimento seja interessante para sua propriedade, aprenda o processo: Como aplicar soro em equinos?

Sobre suplementação, pedimos um pouco de cautela. O oferecimento de sal mineral para cavalos tem indicação. Agora, alguns outros não.

Um exemplo é a monensina sódica. O consumo indicado para vacas leiteiras e gado de corte, fica restrito aos equinos. A ureia também, sendo outro produto com acesso limitado aos cavalos. Dessa forma, se na sua propriedade, você oferece esses dois suplementos, fique atento.

No entanto, o sal proteinado tem o oferecimento permitido. A dosagem e outras informações, você pode conferir na dica sobre o tema: Posso dar sal proteinado para equinos?

 

Melhore seus resultados 

 

Essa dica solucionou a sua dúvida, amigo produtor? Deixe sua opinião nos comentários!

Acima de tudo, para melhorar seus resultados, acesse nosso conteúdo em vídeo!

O consultor da Boi Saúde José Carlos Ribeiro explica vários processos com foco na produtividade.

As dicas sobre pecuária podem ser visualizadas no link: Boi Saúde no YouTube.

 
Ração para Equinos - Posso oferecer sal mineral para equinos?Ração para Equinos mobile - Posso oferecer sal mineral para equinos?
 

2 pensou em “Posso oferecer sal mineral para equinos?”

  1. Fran tizot franco disse:

    Tirou minha dúvida sim porque tinha ouvido falar que éguas em prenhez não podia consumir muito sal mineral porque fazia mal para o potro

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fran, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*