Melhor época para IATF de bovinos

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma técnica que está se popularizando no Brasil. A Boi Saúde tem ciência que nem todos os produtores ainda podem usufruir desse tipo de procedimento para aumento e melhoria do plantel. Mas, como juntos chegaremos ao um alto patamar de produtividade, já se informe sobre o assunto. E se você o utiliza no momento presente, vamos abordar a melhor época para IATF de bovinos.

Vantagens da IATF

  • Lotes com a mesma qualidade genética;
  • o diagnóstico da gestação é mais fácil;
  • os nascimentos se concentram no mesmo período
  • bezerros tem um potencial
  • concentração de nascimentos em um mesmo período, lotes mais homogêneos, facilidade no diagnóstico de gestação, controle e descarte de vacas, bezerros de melhor potencial;
  • planejamento de melhor retorno financeiro;
  • elimina a necessidade de acompanhar o cio das vacas. Inclusive, se esse ainda  é um problema na sua propriedade, acesse a dica: Como identificar o cio das vacas. 

 

Melhor época para IATF de bovinos
Melhor época para IATF de bovinos.

Qual a melhor época para proceder com a IATF para bovinos?

O ideal é que os profissionais envolvidos no procedimento se programem para que a IATF para bovinos seja feita de forma que os bezerros nasçam no período da seca. Sim, isso mesmo. O período das águas é considerado o melhor para reprodução devido a boa alimentação das matrizes. E na seca, a incidência de parasitas é menor.

Por isso, o melhor é ter um calendário e ter toda as datas bem definidas para que o bezerro nasça em uma época que terá a melhor produtividade e bem-estar animal possível.

Amigo produtor, se quiser implementar essa dica, complemente com as informações do texto:  Saiba como iniciar a alimentação para bezerros.

 

Receba em seu E-mail:
Receita de ração para bezerros engordarem mais rápido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami