Touro hereford pode melhorar meu plantel?

Gostou? Compartilhe!

Que o touro é um melhorador da genética de uma propriedade rural, não podemos negar. Mas será que o touro hereford cumpriria bem esse papel na sua produção? Nesta dica, vamos aprender quais são as características e quais os benefícios que a raça pode proporcionar na qualidade da sua pecuária.

O seu rebanho será herança dos reprodutores. Seja dos touros, seja das matrizes.

Por isso, no momento de adquirir os animais que farão parte da estação de monta, faça a escolha com muito cuidado.

Uma das opções é o touro hereford. Confira nas próximas linhas se é a raça adequada para aumentar a sua produtividade.

 

Características do touro hereford 

 

Por mais que seja da Inglaterra, está presente em diversos países atualmente. Inclusive, no Brasil.

A região que mais tem exemplares em nosso país é no Rio Grande do Sul. No estado, representa 65% do rebanho nacional. Isso porque devido a origem, é um animal adaptado a regiões mais frias.

Na América Latina, países como Argentina e Uruguai, por exemplo, já tem uma criação bem estabelecida.

Tem uma única aptidão: produção de carne. O produto final é uma carne com marmoreio adequada para atender a demanda do mercado.

O abate é considerado precoce, podendo ser entre os 20 e 26 meses. Os novilhos podem chegar aos 450 kg na idade de 18 e 24 meses.

A adaptação ao regime de pasto é bem satisfatória. No entanto, a raça apresenta uma sensibilidade aos parasitas.

Mesmo assim é considerada uma raça rentável. Isso devido ao bom rendimento de carcaça.

Sobre as características físicas, a pelagem é branca no rosto, peito e patas. No resto do corpo, a cor vermelha predomina.  Os chifres variam entre o tamanho médio e pequeno. O porte é considerado médio.

Todos esses resultados dependem de um manejo adequado e uma alimentação focada. Para conquistar esse nível de produtividade, confira as orientações: Gado a pasto com grande rentabilidade.

 

touro hereford
Touro hereford pode melhorar meu plantel? – Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB

Por que escolher um touro com boa origem genética 

 

O touro hereford tem grande libido e virilidade. Como resultado, a estação de monta poderá ter bezerros com desempenho cada vez melhores a cada ano.

Quando for escolher um animal que irá atuar na função de reprodutor, foque nos que são pura origem.

Saber o registro genealógico, documento que mostra a origem daquele touro também auxilia no conhecimento da qualidade, que resultará nos animais que nascerão na propriedade.

Na pecuária, o foco é sempre melhorar. A cada nova estação, produza animais e produtos que sejam reconhecidos pela alta produtividade.

 

Planeje bem a sua estação de monta 

 

Sentimos dizer, amigo produtor, mas não basta escolher um animal diferenciado.

O trabalho para se alcançar resultados melhores a cada ano é diário. Portanto, no quesito reprodução, siga as orientações:

Mantenha os animais reprodutores muito bem nutridos. Em outras palavras, o touro e a vaca de cria precisam de alimentação e nutrição especial.

Acima de tudo, pense que deles serão a próxima geração de bovinos. Com isso, além dos sais mineral e proteinado, a virginiamicina cai muito bem.

Planeje para que a estação seja nas águas. Assim, o nascimento dos bezerros será na seca, época com menos incidência de parasitas e infecções.

 

Por fim, se o seu foco atual é melhorar a sua produtividade, não deixe de assistir nossos vídeos. As dicas disponíveis em nosso canal são rápidas e podem fazer a diferença no lucro da sua pecuária.

O acesso é gratuito e o conteúdo atualizado toda semana. É só clicar: Boi Saúde no YouTube. 

 

Referência: 

Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*