Como produzir bezerros de qualidade e maiores?

Muitos produtores investem em bons reprodutores ou sêmen para evolução genética, o que realmente proporciona em bons resultados na propriedade. Mas será que somente esse cuidado na reprodução proporciona bezerros com peso acima da média? Nesta dica vamos aprender como produzir bezerros de qualidade.

 

 

Muito tem se falado em programação fetal, que se resume a um planejamento alimentar para a vaca não passar por nenhum momento crítico durante a gestação. Estudos comprovam que se a vaca tiver pouca oferta de alimentos, o próprio organismo dela projeta um bezerro menor que o esperado.

Por outro lado, animais bem suplementados durante a gestação produzem bezerros maiores, que interferem nas outras fases. É um peso maior na desmama, na recria. Ou seja, é um animal com maior ganho de peso, acúmulo de gordura, bom rendimento de carcaça na engorda. Isso significa que uma vaca bem suplementada tem uma boa interferência no desenvolvimento daquele bezerro.

 

Confira duas dicas sobre como produzir bezerros de qualidade

 

  • A gestação dura nove meses, 2/3 dela são no período de seca. A dica aqui é separar uma pastagem da propriedade somente para as vacas em gestação. Sabe aquele pasto verde da sua propriedade? Sim, esse mesmo. Assim, as matrizes não precisam competir com os demais animais;
  • Foque na suplementação. Sal mineral, sal proteinado, ração. Sirva a melhor nutrição disponível na sua região para que esse animal seja bem suplementado durante esses nove meses e tenha um crescimento com boa qualidade de vida. Caso tenha dúvida sobre a nutrição, confira as orientações no link: Virginiamicina em matrizes: pré e pós-parto. 

Ao sinal do parto, a matriz precisa ser acolhida e estar em constante vigilância. O ideal é uma instalação como pasto-maternidade. Ensinamos como montar um na dica: Pasto-maternidade: conheça as instalações. 

 

como produzir bezerros maiores 1024x682 - Como produzir bezerros de qualidade e maiores?
Cuidados diários fazem parte da dica sobre como produzir bezerros maiores. – Foto: Pixabay

Diagnóstico de gestação das matrizes

 

Após a monta ser efetivada, como fazer o diagnóstico de gestação das matrizes? O período mais adequado para reprodução é o das águas. Então, a época mais adequada para esse  diagnóstico é o início do outono.

Como mais já vimos aqui no blog, a quantidade de cobertura de um touro é de até 25 vacas. Esse número faz com que várias matrizes engravidem no mesmo período, caso o ciclo fértil do rebanho seja na mesma época. Isso facilita o diagnóstico e também nos cuidados, já que a partir da confirmação da gestação, a vaca precisa de cuidados especiais.

O período mais adequado de confirmação da gravidez é 40 dias após a monta. Por isso, é importante que o produtor ou responsável pela reprodução da propriedade tenha todas as ações anotadas. Assim poderá acompanhar e saber a data certa para essa verificação.

Quando o tempo certo chegar, a maneira mais prática e eficaz é o toque retal. Por ser uma situação que exige precisão e delicadeza, o mais indicado é acionar o veterinário que acompanha seu plantel. Por ter experiência e ser habilitado para a função, irá realizar o procedimento facilmente.

 
Ração para Vacas de Cria - Como produzir bezerros de qualidade e maiores?Ração para Vacas de Cria mobile - Como produzir bezerros de qualidade e maiores?
 

Um pensamento em “Como produzir bezerros de qualidade e maiores?”

  1. Medico-veterinário Ariosto oliveira disse:

    Sim. E importante lque a vaca tenhá uma boa nutrição no período de gestação. Porem certase raça de corte e bom que o terneiro não seja muito grande mas que tenha boa velocidade de crescimento. Além disso se a vaca estiver muito gorda pode acontecer partos distocicos.O importante é promover um boa nutrição no tencontro final da gestação. Que é quando o feto mais se deSen volve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*