Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama

Se você atua com reprodução na sua propriedade ou efetua compras de animais novos, é preciso traçar uma estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama. Isso porque há necessidade de repor os nutrientes que deixam de ser oferecidos no leite e que não são encontrados no pasto ou na ração.

Nesta dica, vamos entender qual a melhor estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama. Esse período é crítico para o animal, pois há métodos de separação da matriz, o que causa grande estresse. Mas é possível minimizá-lo, por meio de processos com redução de danos. Continue com a Boi Saúde e não esqueça de inserir os comentários ao fim da sua leitura!

 

 

Estratégia nutricional na fase da desmama 

 

A desmama ocorre entre a quinta e sétima semanas de vida do animal. É um procedimento que requer cuidados específicos. Em muitas propriedades, o manejo do bezerro é feito em um único dia ou num mesmo momento. Essa atitude causa um grande estresse ao animal e afeta diretamente o desempenho e, consequentemente, a lucratividade de toda a propriedade. O peso ideal é de 90 kg. Esse número é o mais adequado, pois indica boa nutrição do bezerro.

No próprio processo da desmama, o produtor já pode começar a oferecer nutrição no cocho, assim como o pasto. E nesse momento, o sal proteinado pode ser iniciado na alimentação do bezerro.

Para reduzir o estresse da matriz e o bezerro, siga as dicas da Boi Saúde: Desmama de bezerros correta evita estresse. 

 

Por que oferecer nutrição aos bezerros?

 

Desde os primeiros alimentos sólidos, o consumo de nutrientes essenciais como cálcio e fósforo precisam ser reforçados.

O sal proteinado aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Ainda, auxilia no aumento de peso gradualmente. A indicação é oferecer o sal proteinado para bezerros em todas as épocas do ano. Muitos produtores focam na nutrição apenas na seca. Porém, é preciso já oferecer o sal nas águas como forma de preparação do organismo do gado. Dessa forma, ele chegará na fase mais crítica, com peso ideal, e não sofrerá tantas consequências com a falta de pasto.

 

bezerro na fase de desmama 1024x678 - Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama
Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama – Foto: Pixabay

Como oferecer nutrição ao bezerro na fase de desmama?

 

O sal proteinado possui muitas variações de consumo, e vai depender da quantidade de proteína inserida. Como padrão, adota-se a dosagem de 1g/kg peso vivo, mas cada marca tem sua indicação de consumo pra atingir resultado esperado.

Por meio de uma ração que tem o sal proteinado como ingrediente, a aceitação é mais fácil e também a promoção à engorda, já que outros elementos auxiliam na nutrição. Para saber como prepará-la, acesse: Receita de ração para bezerros. 

 

Estratégia nutricional: creep-feeding

 

Caso o produtor tenha dificuldade para introduzir essa nova alimentação, a melhor dica é o creep-feeding, aquele espaço exclusivo para bezerros. Ali, não há competição por alimento com animais maiores e a nutrição é garantida.

Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos. Esse impedimento de acesso, faz com que os bezerros não se alimentem adequadamente. Mas a fase de crescimento é muito importante para o desenvolvimento sadio e a prevenção de doenças.

Produzir um creep feeding não é tarefa árdua. Una os profissionais da propriedade ou chame os amigos para auxiliá-lo. Materiais de baixo custo podem ser usados e até mesmo reutilizáveis como pneus velhos. O importante é sempre monitorar esses novilhos e checar se estão com desenvolvimento normal. Oferecer uma água de boa qualidade também é fundamental para esses animais. Não se esqueça, animal bem alimentado e nutrido é animal saudável. Quer saber como construir um modelo sustentável e econômico? Clique na dica: Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados.

 

Estratégia nutricional: creep-grazing

 

O creep-grazing funciona no mesmo sistema que o creep-feeding. Porém, nesse caso, o pasto que é de uso exclusivo aos bezerros. Assim, a melhor pastagem, aquela mais nutritiva, será consumida por esses animais que precisam estar bem nutridos para fortalecer a imunidade. Entre as forrageiras mais indicadas estão: colonião, coast-cross, milheto, estilosantes, Mineirão ou Leucena. O ideal é montar o seu creep-grazing no meio do pasto, com entrada exclusiva aos pequenos animais. Dessa forma, os bezerros não sairão do campo visual da matriz. E ao verem os bovinos de fora pastando, irão também fazer o mesmo.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Alimentação para bezerros: saiba como iniciar

 
Ração para Bezerros - Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmamaRação para Bezerros mobile - Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama
 

6 pensou em “Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama”

  1. Narciso Luiz Merlo disse:

    Estou pensando seriamente em focar minha propriedade em gado leiteiro,então comecei a pesquisar e ver a viabilidade pois morro em região que de maio a agosto e bem frio ,pois fica a 750 metros do nível do mar,tem em media 13 hectares,onde 9 abertas.
    parte baixada media 1,5 hectares planalto médio 1,5 hectares e um chapadão com 6 hectares,água a vontade,bem precioso.
    gostaria de saber como montar um curral para media de 20 vacas e melhor modelo de ordenhadeira.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Narciso, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

      1. Bom dia! José Carlos Ribeiro, gosta ria de saber qual a ração que posso comprar para bezerro, e onde posso encontrar, Veja bem estou começando agora com 3 bezerros, não tenho vergonha de falar, e o sal proteínado pode ser misturado com o sal branco, e pode colocar uréia para o bezerro. Obs: se água for saloba pode dar sal proteínado ou sal branco?

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Paulo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. MARCOS ROGÉRIO POLICARPO BEZERRA disse:

    Obrigado! Pelo material(BOI SAÚDE).
    Muito bom! São dicas extrema importância para mim, pois estou começando.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcos, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*