Como fazer o descarte de vacas leiteiras

Gostou? Compartilhe!

Algumas matrizes e vacas leiteiras não correspondem às expectativas da propriedade ao não produzirem leite com desempenho. Então, como fazer o descarte de vacas leiteiras?

Dependendo do grau de infertilidade, nem com inseminação artificial o útero segura o embrião que é inserido já fecundado. Como resultado, a produção de leite fica abaixo do esperado.

 

Como fazer o descarte de vacas leiteiras

 

Em primeiro lugar, existem duas formas de descarte de vacas leiteiras:

Voluntária: quando o produtor avalia que a vaca não produz mais o leite adequadamente. Dessa forma, os animais que não apresentam desempenho produtivo abaixo do esperado se encaixam aqui, no descarte voluntário.

Involuntária: quando a vaca apresenta algum problema grave de saúde. Se mostra infértil. Ou até mesmo acaba morrendo.

Quando esses casos acontecerem, na reposição, selecione animais com genética superior. Assim, irá aprimorar o rebanho e aumentar o desempenho. Como resultado, a produtividade será maior.

Além da genética, foque esforços na alimentação. Afinal, uma ração que mantém o leite em quantidade e qualidade garante lucro na certa! Aprenda como fazer: Ração para gado de leite. 

 

Quando descartar 

 

Em segundo lugar, analise alguns sinais. Por exemplo, a partir dos 10 anos, a produção de leite diminui, mas outras características precisam ser observadas e podem auxiliar o produtor a decidir sobre o momento certo de descarte.

Além disso, as vacas direcionadas ao corte podem chegar até os 12 anos. Esse é o tempo de vida útil delas.

Os pontos de decisão para o descarte são:

  • Quando falham em mais de uma estação de monta seguida. Mesmo quando a vaca não engravida em uma monta, não quer dizer que é improdutiva. Por isso, é aconselhável o produtor aguardar o período seguinte para o descarte, principalmente se o animal for novo;
  • Quando mesmo na estação de monta, entram no cio seguidamente;
  • Quando mesmo fértil, a vaca gera fetos que não vingam e que já nascem em óbito.

 

Quantas crias uma vaca pode ter? Quando descartar as improdutivas?
Saiba quando descartar vacas improdutivas do rebanho. – Foto: Reprodução Internet

Como proceder no descarte

 

Alguns produtores focam na engorda do animal que será descartado para vendê-los ao frigorífico. Outros esperam a desmama completa dos bezerros para proceder com o descarte. Ou até mesmo enviam ao abate.

Caso a vaca vá à óbito, existe um jeito certo de fazer esse tipo de descarte. Te ensinamos aqui:  Como fazer o descarte de carcaças de bovinos?

 

Investimento na reposição 

 

O produtor precisa ter um controle das idades dos animais e sempre manter a reposição ativa. Ou seja, investir em novos animais sempre que necessário, sejam touros, sejam matrizes, além de aprimorar a genética do seu rebanho. Isso sempre será o melhor a se fazer.

Não hesite em investir em animais de boa qualidade, mesmo que o custo seja um pouco mais alto que os demais. Afinal, são esses animais que irão traçar a qualidade do seu rebanho, seja de corte, seja de leite. Uma indicação é que 30% de todo o rebanho seja reposto.

Para complementar a dica e ter mais sucesso nos negócios, acesse o conteúdo: compra de gado tem segredos na escolha. 

Por fim, mais dicas sobre pecuária estão disponíveis no nosso canal. Conteúdo gratuito que pode ser acessado a qualquer hora. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência 

Descarte técnico de vacas leiteiras. Soluções tecnológicas. Embrapa.

 
banner banner
 

5 pensou em “Como fazer o descarte de vacas leiteiras”

  1. Rodrigo dos anjos disse:

    Boa tarde eu tenho vaca q tao na quarta gestacao praticamente todo ano um bezerro e da raca gersem sera q ela alem desse quarto bezerro ela consegue pegar cria mais umas 2 vesez e vaca leiteira

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rodrigo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Maria Isabel disse:

    Por que motivo cada vaca produz um bezerro de cada vez?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Maria, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Muito bom, !! Quanto as informações. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*