Como planejar a monta natural de bovinos?

Gostou? Compartilhe!

Os pecuaristas que atuam com reprodução têm vários métodos de escolha. A monta natural é um deles. Com planejamento adequado, os resultados são os esperados: com o nascimento de muitos bezerros na sua propriedade.

Não importa o motivo, venda, criação ou expansão de produção, planejar a monta natural com antecedência, previne alguns erros. Além disso, garante, como resultado, bezerros saudáveis e uma boa recuperação das matrizes.

 

Como planejar a monta natural de bovinos? 

 

Insira no calendário da propriedade 

Em primeiro lugar, se você atua com reprodução, planeje para os meses mais adequados. Uma informação importante é que não existe mês certo ou mês errado. Mas alguns períodos que são mais satisfatórios que outros.

Por exemplo, o período das águas é uma boa oportunidade para a monta natural. Portanto, coloque os meses entre outubro e janeiro no seu calendário.

Como nesse período os pastos estão verdes e em grande quantidade, a alimentação e nutrição ficam garantidos. Com isso, a saúde dos bovinos fica mais reforçada, evitando assim problemas de saúde.

Boa parte da gestação também será durante as águas. Então, prevenir algumas situações como retenção de placenta e distocia bovina fazem parte de uma boa pecuária.

 

Selecione os bovinos 

Em segundo lugar, depois de saber em quais meses a monta natural será feita, separe os bovinos que farão parte dela.

Caso a monta realmente seja nas águas, ainda na seca, já selecione os animais. No entanto, fique atento, pois os touros e matrizes precisam de cuidados semanas antes da monta.

Contudo, analise quais são as condições corporais de cada um. As matrizes estão em condições corporais adequadas para gerar um bezerro saudável?

Comece avaliando o escore corporal delas. Dessa forma, terá tempo de fortalecer o organismo e repor nutrientes que irão formar o novo bovino.

Te explicamos sobre como fazer essa avaliação aqui: Seleção de matrizes bovinas: escore corporal.

O touro também não pode ser qualquer um. Lembre-se sempre que os futuros animais serão frutos da genética dos reprodutores.

Se precisar de indicação sobre raças, a orientação está disponível no conteúdo: Raças de touro para melhorar a genética do seu gado.

 

monta natural
Como planejar a monta natural de bovinos? – Foto: Jadir Bison

Mantenha a suplementação em dia para a monta natural

 

A recuperação do escore corporal e a preparação do organismo tanto da matriz, quanto do touro, não tem segredos. A forma mais prática é direto no cocho.

Claro que outras ações de manejo precisam ser feitas. Ou seja, a prevenção de parasitas, oferecimento de água, sombra e pastagem de qualidade.

Mas voltando à suplementação, você oferece algo além do sal mineral e do sal proteinado?

Além desses itens que são essenciais, você consegue ir além na nutrição. E mais ainda, promover uma engorda saudável com a prevenção de doenças.

Então, amigo produtor, inclua a virginiamicina na dieta dos seus bovinos. Em outras palavras, aliada a uma boa ração, as matrizes ficam com a saúde reforçada.

Ou seja, aquelas doenças citadas lá em cima, retenção de placenta e distocia, têm chances menores de acontecer.

Se você ainda não conhece esse aditivo, te convidamos a ler o conteúdo: Virginiamicina: vacas de cria manejo pré e pós-parto. 

Agora, sobre a ração, deve ser preparada com foco na reprodução. Aprenda a fazer a sua: Ração para vaca de cria.

 

Por fim, mais dicas sobre como melhorar sua produtividade estão disponíveis em nosso canal de vídeos. Conteúdo de fácil acesso e atualizado toda semana. Clique e assista: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*