Como a ração ideal para novilhas afeta o ciclo de reprodução?

Algumas propriedades no Brasil aliam a produção de novilhas ao aumento do rebanho por meio da reprodução. E qual será o impacto da ração ideal para novilhas na taxa de prenhez?

São consideradas novilhas, mas vacas entre 18 meses a 28 meses e que devem pesar entre 300 kg e 450 kg. Ainda existem as novilhas super precoces (entre 9 e 14 meses, de 200 a 300 kg), e novilhas precoces (15 a 24 meses, de 300 kg a 450 kg).

O monitoramento do peso é importante, pois quando está abaixo do ideal, o cio pode não acontecer. Na fase de reprodução, a engorda deve ser entre 400 e 600 gramas por dia. Se estiver menor que isso ou estacionado, faça uma análise sobre o que está oferecido no seu cocho. Para atingir o peso adequado, confira a receita Ração para novilhas: receita para engorda. 

Por isso, amigo produtor, para não afetar o ciclo de reprodução da sua propriedade, adotar  algumas medidas são essenciais quando se trata de alimentação de novilhas.

 

Ração ideal para novilhas

 

Por estarem em uma fase importante de engorda, as novilhas precisam mais que pasto e água de qualidade. Nas próximas linhas, você irá conferir como proceder para ter uma boa reprodução e ter um rebanho cada vez maior. Ter um organismo adequado com o consumo de todos os nutrientes necessários, evita problemas como retenção de placenta, distocia bovina (dificuldade de expulsar o feto durante o parto), abortos, entre outros.

E uma informação bem importante. Para a primeira monta, as novilhas precisam atingir o peso de 300 Kg. Para melhores resultados, programe sua estação de monta para as águas. Entre novembro e janeiro, o gado está recuperado da seca.

Após selecionar as novilhas que estão aptas para a monta, o cio precisa ser monitorado.

 

alimentação de novilhas 1024x682 - Como a ração ideal para novilhas afeta o ciclo de reprodução?
Como a ração ideal para novilhas afeta o ciclo de reprodução? – Foto: Pixabay

O que oferecer para as novilhas destinadas à reprodução? 

 

Mais que ingredientes de qualidade para a ração, as novilhas precisam de fósforo e cálcio para reforçar a saúde e proporcionar a geração de um feto sem problemas.

O fósforo mantém a novilha com uma boa fecundação. Já o cálcio auxilia em na formação de uma estrutura óssea adequada do bezerro.

Nessa fase, escolher sal proteinado para oferecer no cocho já prepara a matriz e todos os órgãos que estarão em atividade durante a gestação.

E se quiser sincronizar o cio, acesse a dica: Sincronização de cio em vacas. 

 

E durante a gestação? 

 

Após detectada a gestação, o produtor pode iniciar o oferecimento da virginiamicina, que é um composto que auxilia na recuperação do escore corporal perdido durante o parto. O oferecimento não prejudica o manejo, pois o aditivo é misturado na alimentação no cocho.

Ainda, dosagem ideal é acrescentar 0,5 kg de virginiamicina em 25 kg sal mineral.

A fase mais crítica da gestação é a final, nos três últimos meses, 50% do desenvolvimento do bezerro acontece nesse período.

Os suplementos também são importantes no pós-parto para garantir uma boa produção de leite para o bezerro. Para promover um parto adequado, confira as orientações: Cuidados e precauções no parto de vacas.

Referência:

CAMPOS, Oriel Fajardo Campos. LIZIEIRE, Rosane Scatamburlo Lizieire. Alimentação e Manejo de Novilhas. 

 
Ração para Novilhas - Como a ração ideal para novilhas afeta o ciclo de reprodução?Ração para Novilhas mobile - Como a ração ideal para novilhas afeta o ciclo de reprodução?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*