Qual a importância da ruminação dos bovinos?

A ruminação está entre um dos processos mais importantes na pecuária. Quando o bovino mastiga o mesmo alimento inúmeras vezes, não temos ideia da necessidade que o organismo dele tem.

Portanto, nesta dica, a Boi Saúde vai esclarecer as principais dúvidas a respeito da ruminação de bovinos. Dessa forma, você terá condições de potencializar sua produtividade, por meio de simples ações.

Então, vamos começar?

 

O que é ruminação de bovinos?

 

Em primeiro lugar, ruminação é o processo de mastigação e remastigação dos alimentos consumidos.

Ou seja, o bolo alimentar retorna à boca e é mastigado novamente por meio da regurgitação.

Em segundo lugar, a principal função desse processo é auxiliar a digestão, ao diminuir em partículas tudo o que é consumido.

 

Existem alimentos que prejudicam?

 

O excesso de alimentos concentrados, aqueles que são ricos em energia, precisam de um bom controle. Em sistema de confinamento, algumas propriedades baseiam a alimentação em dietas de alto grão.

O indicado é que uma porcentagem de fibra seja inserida na alimentação, por exemplo. A orientação da Embrapa tem uma boa justificativa. O excesso de grãos pode prejudicar a saúde do animal.

Você já ouviu falar da acidose ruminal? É uma doença que acontece quando o ácido lático no rúmen é produzido mais que o normal. O resultado é o timpanismo e a laminite. Outras duas doenças que causam um impactam muito grande na produtividade.

Por isso, mantenha sempre o equilíbrio entre concentrado e volumoso.

Para entender mais cada uma dessas doenças, leia os conteúdos:

 

ruminação
Qual a importância da ruminação dos bovinos? – Foto: Fazenda Ponte Alta

Qual o papel dos suplementos na ruminação? 

 

O papel dos suplementos é fundamental na ruminação. Principalmente, a virginiamicina.

Esse aditivo atua diretamente nas bactérias gram-positivas, facilitando a digestão de todos os nutrientes que são absorvidos.

Portanto, a virginiamicina, que é um antibiótico de uso aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, auxilia na fermentação ruminal. Além disso, ainda reduz o ácido láctico, aquele que citamos anteriormente.

Todas essas ações refletem diretamente no peso, que passa a ser maior. Por facilitar a conversão alimentar, o gado aumenta a arroba. Tudo isso de forma fácil. Apenas oferecendo no cocho, deixando à disposição para consumo do rebanho.

Se você precisa de uma ração como complemento para o uso desse aditivo, faça a sua própria. A única orientação é se atentar na qualidade dos ingredientes e ainda, respeitar a necessidade de alimentação de cada fase.

Pensando sempre no seu sucesso, a Boi Saúde facilita a sua busca e te ensina como preparar, passo a passo.

Então, pare de pesquisar agora mesmo. É só clicar:

 

Por fim, quer saber mais dicas sobre pecuária? Adquira mais conhecimento sobre saúde animal e produtividade para seu rebanho. Além do nosso blog, acesse o canal de vídeos. Dicas novas são publicadas toda semana para você se manter atualizado. Pois é! É só acessar pelo link: Boi Saúde no YouTube. 

 

Referência:
Dieta rica em concentrado pode levar à acidose ruminal em confinamento bovino. Embrapa.

 
banner banner
 

2 pensou em “Qual a importância da ruminação dos bovinos?”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*