Quanto custa embriões bovinos para reprodução?

Gostou? Compartilhe!

Com destaque cada vez maior na nossa pecuária, os embriões bovinos estão cada vez mais em evidência na nossa atividade.

Além de facilitar a reprodução, garante que os novos animais sejam de qualidade. Como resultado, o produto, carne ou leite, passa ser diferenciado.

A técnica está há 20 anos no Brasil e tem resultados muito positivos. Entretanto, em 2007 que houve um marco na consolidação dessa tecnologia aqui no país.

Em outras palavras, os embriões bovinos causam um grande impacto positivo na criação de gado. Contudo, a evolução genética passou a ser visível em diversas propriedades que fazem uso do método de reprodução.

Ao comprar os embriões bovinos de matrizes doadoras, a transferência é feita em vacas chamadas de receptoras. Como se fosse uma barriga de aluguel.

 

Quanto custa embriões bovinos para reprodução?

 

O preço varia de acordo com raça, genética, laboratório ou propriedade responsável pelo processo.

Um embrião de gado Senepol pura origem, por exemplo, tem margem de R$ 1 mil (preço cotado em janeiro de 2020).

No entanto, cada raça tem um preço. E a qualidade do material genético é outra influência. Além disso, a facilidade de encontrar vendedores na internet te dá várias oportunidades de escolha.

Porém, fique atento para adquirir material de comerciantes com boa reputação e de confiança. Se puder, peça indicação aos seus colegas. Ou, acione a associação que representa a raça que gostaria de adquirir os embriões bovinos.

 

embriões bovinos
Quanto custa embriões bovinos para reprodução? – Foto: Jadir Bison

Como funciona a IATF?

 

Em primeiro lugar, a inseminação artificial por tempo fixo, muito conhecida como IATF, é uma forma de reprodução que envolve a tecnologia.

Em segundo lugar, diferente da monta natural, o touro e a vaca de cria não precisam estar no mesmo local. Apenas com o material bem armazenado, como os embriões bovinos ou até mesmo o sêmen. Inclusive, esse material também é comercializado: Raças procuradas no banco de sêmen bovino.

Muitas empresas e propriedades são especialistas no processo.

Em terceiro lugar, além da IATF, um método popular garante também um bom índice de reprodução: a estação de monta. Se quiser saber a diferença entre os dois processos, te explicamos: Vacada de cria: inseminação X estação de monta. 

E mais detalhes sobre a monta aqui: Estação de monta de bovinos: quais são os meses certos.

 

Cuidados na saúde da matriz 

 

Não importa como acontece a reprodução na sua propriedade. Acima de tudo, a matriz precisa de cuidados antes mesmo da fecundação.

Sendo assim, evitar problemas no parto e dar condições para que o bezerro seja formado de forma saudável começa na seleção das vacas de cria, que farão parte da estação ou serão inseminadas.

Alguns passos são:

  • A avaliação do escore para checar se a vaca está com condições físicas para gerar e parir um bezerro;
  • Nutrir a vaca com virginiamicina para que o organismo esteja reforçado e tenha condições de se recuperar bem no pós-pasto;
  • Elabore um pasto-maternidade para conforto e proteção da imunidade nos primeiros dias de vida do bezerro;
  • Ofereça uma ração balanceada para nutrição, a partir das necessidades da gestação: ração para vaca de cria.

Por fim, mais dicas sobre pecuária estão disponíveis em formato de vídeo. Todo o conteúdo é gratuito com novidades toda semana. Acesse: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência 

Situação atual da produção de embriões bovinos no Brasil e no mundo. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA-2019); Gramado, RS, 15 a 17 de maio de 2019.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*