O que fazer quando há retenção de placenta em vacas

A retenção de placenta em vacas pode acontecer em alguns casos. Até mesmo em animais sadios, sem problemas apresentados durante toda a gestação. O agravante precisa ser identificado rapidamente, pois pode causar infecções, levando a matriz à óbito.

Em partos sem problemas, a placenta é expelida naturalmente pelo útero da vaca até 12 horas após o nascimento do bezerro. É importante que, assim que o produtor identificar o trabalho de parto, deixar a vaca num local reservado, uma espécie de pasto-maternidade. Nesse lugar, a matriz receberá os cuidados necessários, com água e alimentação, além ser constantemente observada.

 

Retenção de placenta em vacas pode ser solucionada por dois métodos
Retenção de placenta em vacas pode ser solucionada por dois métodos. – Foto: Reprodução Internet

O que fazer quando há retenção de placenta em vacas

 

Caso a placenta não seja expelida naturalmente pelo organismo da vaca, há duas alternativas: retirada manual ou por uso de antibióticos. O profissional que poderá avaliar a melhor alternativa é o veterinário. Caso seja a manual, há necessidade de uso de material esterilizado. E o uso de antibióticos precisa ser seguido à risca para que o resultado seja positivo. O tempo indicado para a retirada manual é de até 36 horas após o parto, assim como o início do tratamento de antibióticos. Caso o uso de medicamentos seja a escolha, a placenta pode ser expelida até nove dias, após o nascimento.

Esse prazo de 36 horas é muito importante, pois quando é ultrapassado, a retirada pode ser difícil. Já que é possível a placenta se decompor dentro do útero. Quando isso acontece o risco de infecção, que pode se tornar generalizada, é muito alto.

Para evitar o problema, basta oferecer à matriz, desde antes da temporada de monta, uma alimentação balanceada. Saiba mais na dica: Retenção de placenta pode ser evitada com suplementação.

 
Boi Saúde Logo Preto - O que fazer quando há retenção de placenta em vacas

Ração de Recria:
Receba grátis uma receita de ração para recria!


4 pensou em “O que fazer quando há retenção de placenta em vacas”

  1. Já vem um dia que minha vaca criou e ainda não jogou a placenta.quanto tempo é normal esperar?

    1. Olá Anelise, em partos sem problemas, a placenta é expelida naturalmente pelo útero da vaca até 12 horas após o nascimento do bezerro. Caso a placenta não seja expelida naturalmente pelo organismo da vaca, há duas alternativas: retirada manual ou por uso de antibióticos. O profissional que poderá avaliar a melhor alternativa é o veterinário. O tempo indicado para a retirada manual é de até 36 horas após o parto, assim como o início do tratamento de antibióticos. Caso o uso de medicamentos seja a escolha, a placenta pode ser expelida até nove dias, após o nascimento.

  2. Boa tarde minha vaca está com plancenta dentro ainda um que faço porfavor mim ajudar

    1. Olá Michele, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo