Berne em bovinos: como tratar e prevenir

O berne em bovinos é um problema comum nas propriedades. Qual produtor nunca teve o gado acometido pela larva que enfraquece os animais? Isso não deveria acontecer, já que a prevenção é simples. Primeiro, vamos explicar o que é a berne, como tratar e o principal: como evitar. Afinal, queremos que você tenha a melhor produtividade possível na sua pecuária. Vamos lá?

O berne é um parasita transmitido por larvas das moscas da espécie Dermatobia hominis. É muito comum em regiões quentes, já que a mosca ataca os bovinos que se protegem do sol embaixo das árvores que são abrigos desses insetos.

 

Sintomas

 

Além de dor, incomodo e fraqueza, que prejudicam o bem-estar animal, os bovinos atingidos pela berne tem uma queda drástica na produtividade, não importa se na engorda ou na produção de leite. Ainda, o couro pode ser prejudicado, o que causa uma desvalorização no mercado.

Em casos mais avançados, infecções por bactérias e até sangramentos por meio das temidas bicheiras podem ser diagnosticados. Para se ter uma ideia do problema, cada mosca fêmea pode depositar até 200 ovos. O ciclo todo desses ovos podem durar entre três e cinco meses. Muito tempo, não é? Nisso, o bovino sofre e perde boa parte de nutrientes e tem a saúde física e aparência prejudicadas.

 

Como tratar

 

Assim como toda doença parasitária, o bovino acometido por bernes precisa ser isolado dos demais. É a primeira atitude que o produtor deve tomar, seguida da aplicação de pomadas para diminuir o desconforto e possível dor que o animal esteja sofrendo.

Não basta eliminar os bernes dos bovinos. As que caírem no solo, não importa qual seja, mesmo que na pastagem, precisam ser eliminados. Senão, a reprodução continuará e o problema não será resolvido na sua propriedade. Haverá apenas uma migração de animal.

O indicado é retirar as larvas e fazer uma limpeza no local atingido. Em casas pecuárias, você encontra facilmente pomadas cicatrizantes e próprias para a doença, como pastas bernicidas. Há outras opções também como medicamentos injetáveis e orais. Caso esteja em dúvida, procure orientação com o veterinário da sua confiança.

 

Berne em bovinos
Mantenha os animais saudáveis, mantendo a berne em bovinos longe da sua propriedade. – Foto: Boy Fotógrafo. 

Como prevenir

 

Elimine todo o lixo, lama, acúmulo de fezes na sua propriedade. Essa atitude não previne apenas o berne, mas também outras doenças que impactam diretamente no seu negócio, amigo produtor.

Além dessa varredura diária, a nutrição auxilia na proteção de dentro para fora do organismo do rebanho como um todo. Com a imunidade fortalecida e saúde em dia, o bovino que entra em contato com os bernes tem chances menores de adoecer e promover prejuízos na lucratividade da pecuária.

Consegue imaginar o impacto se todos os bovinos de um único produtor forem acometidos pelo berne? É um situação tão triste que é melhor nem pensar. Toda a produção precisa ser parada para resolver o problema.

Nada mais simples que fazer a prevenção no cocho. Sal mineral, sal proteinado e virginiamicina fortalecem a saúde do animal, promovem a engorda e deixam parasitas, como o berne longo do seu gado. Para oferecer a nutrição certa para seu gado, ajudaremos você com orientações no texto: Como escolher uma nutrição de qualidade para seu gado.

Se outros parasitas causam prejuízos na sua propriedade, te indicamos o texto: Tratamento de parasitas a pasto. Não podemos de deixar um alerta, amigo produtor. Mantenha seus animais saudáveis, com a sanidade em dia e promova sempre o bem-estar animal. Gado bem cuidado garante uma produção de sucesso!

 

Total Controle Premium:

Tratamento aos bovinos de leite e corte de todas as idades! Elimine o manejo servindo direto no cocho!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami