Vaca gorda: qual a alimentação ideal?

Assim como o boi gordo, a vaca gorda tem cotação de arrobas diárias que indicam a comercialização.

Nesta dica, você vai aprender o que é vaca gorda, a alimentação e manejos adequados. E como evitar que ultrapasse o peso ideal a ponto de prejudicar a saúde e também a reprodução.

E mais uma curiosidade: você sabia que o preço da arroba da vaca gorda e do boi gordo são diferentes?

Segundo a Embrapa, há uma diferença entre 10% a 15% no valor. Sendo da vaca gorda com essa porcentagem menor do que o boi gordo.

Você cria boi gordo na sua propriedade? Potencialize seus resultados:

 

Alimentação e nutrição 

 

Para atingir a meta da vaca gorda, a alimentação e nutrição precisam ser um foco diário.

Como há diversos sistemas de criação de vaca gorda, é preciso estudar como potencializar para que tenha não só uma carne de qualidade.

O índice de gordura também merece atenção. Assim como o rendimento de carcaça.

No confinamento e semi-confinamento, temos a ração como base de alimentação. Saiba o que oferecer de acordo com cada fase: receitas de ração para gado.

E para complementar, mesmo que seu sistema seja a pasto, não esqueça da importância dos aditivos e suplementos. Principalmente, se o foco da criação é vaca gorda.

Eliminar o efeito-sanfona é outro princípio básico da pecuária. Quando acontece a engorda nas águas e a perda de peso na seca é prejudicial para a saúde dos bovinos. Portanto, também para os negócios em si: Efeito sanfona na engorda de gado: saiba como evitar.

 

Já pensou entrar na entressafra com a vaca gorda com o peso em dia? 

Não pense que não é possível. Acima de tudo, conquistar essa meta está ao seu alcance.

Você tem o hábito de usar sal mineral, sal proteinado, ureia e a virginiamicina? Indicamos a leitura das dicas específicas sobre cada um. Como resultado, você irá obter conhecimento sobre como podem auxiliar com o ganho de peso:

Além da alimentação complementada com aditivos, siga as dicas abaixo sobre manejo, além da prevenção de doenças e bem-estar animal.

 

Manejo

 

Escolha do gado que farão parte da criação 

É preciso mais que escolher a raça adequada para seu clima e região. Ter animais com boa genética e em condições de saúde que não afetam a próxima geração que irá compor o rebanho é necessário.

Pense que na pecuária, para se tem rendimento que compense o trabalho e também o investimento, é sempre necessário promover a melhora. A cada nova safra, produzir animais melhores, com maior ganho de peso. E também com a carne que seja destaque no mercado.

 

vaca gorda 1024x1024 - Vaca gorda: qual a alimentação ideal?
A produção de vaca gorda é possível ao seguir as regras do bom manejo. – Foto: Girolanda SA

Evite doenças

 

Existem diversas doenças que impactam a produção de uma vaca gorda.

As formas de transmissão e desenvolvimento de doenças são várias. Algumas mais graves ou nem tanto. Mas o importante é que todas sejam eliminadas ao primeiro sinal. E que ações preventivas façam parte da lida diariamente.

Transmitidas por bactérias, parasitas, falta de vitaminas e nutrientes adequados, os problemas de saúde viram transtorno não só financeiro. São necessários medicamentos, veterinário, cirurgias. Em casos mais graves ou até mesmo a perda do animal.

Funcionários são direcionados das tarefas para tratarem os animais adoecidos. Portanto, pode sobrecarregar a função dos demais.

Há também o sofrimento animal. Dor, desconforto e mal estar impedem que o bovino tenha uma qualidade de vida adequada.

Devido a todos esses aspectos negativos, será que te convencemos que a prevenção é sempre a melhor saída?

Muitas dessas enfermidades pode ser prevenidas com vacinas. A gente sabe que fechar o gado não é uma atividade fácil e que é um momento estressante para os animais. Porém, é possível reduzir os riscos:

 

Bem-estar animal 

 

Indo além da prevenção de doenças, o bem-estar animal inclui outros fatores.

A qualidade e quantidade da água e ração no confinamento e pastagem, caso seja o sistema de pasto. Animais que passam fome ou sede não produzem. Ou seja não têm bom desempenho.

Manter a limpeza do cocho e bebedouro é outra atividade que precisa ser incluída no manejo: Como limpar o cocho e bebedouro de boi.

O controle do estresse, amenizar altas temperaturas ao oferecer sombras no pasto/confinamento e também galpões no frio. Higiene com redução de lama, lixo e dejetos em excesso dão condições para que a vaca gorda se desenvolva em condições ideais:

 

Síndrome da vaca gorda 

 

Quando está acima do peso, a vaca pode desenvolver algumas doenças. Entre elas, o acúmulo de gordura no fígado, maior possibilidade de contaminação por mastite, retenção de placenta e também ovários policísticos.

Outra informação que não pode passar.  Quando a vaca gorda está acima do peso ideal, não pode ser direcionada para a reprodução. A saúde dela e também do bezerro pode será ser prejudicada.

Para saber como evitar alguns dos problemas citados, não deixe de ler:

 

Monitoramento do peso 

 

Por mais que a vaca precise ganhar peso, é necessário tomar cuidado para que não ultrapassar a margem.

Uma vaga gorda é sinônimo de boa produtividade. Porém, quando o limite é ultrapassado, o animal pode ter a saúde prejudicada. Conforme já indicado mais acima.

A alimentação precisa ser bem balanceada. E mesmo em sistemas de confinamento, fique atento a porcentagem do concentrado. Balancear com o volumoso entre em uma proporção 60 por 40 é o melhor para evitar problemas digestivos. E também excesso de gordura.

 

E para continuar com bons resultados na sua pecuária, acesse mais dicas da Boi Saúde. Confira nosso canal no YouTube: dicas de pecuária em vídeos.

Referência: 

Restabelecimento do Cio Pós-Parto. Agência de Informação Embrapa. 

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Vaca gorda: qual a alimentação ideal?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Vaca gorda: qual a alimentação ideal?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*