Sintomas de vaca intoxicada

Existem diversos tipos de intoxicação que acometem os bovinos. Os sintomas podem apresentar diversos tipos de contaminações diferentes. Assim, será mais fácil tratar de uma vaca intoxicada. Essa intoxicação pode ser de diversas formas. Na propriedade mesmo, se o ambiente não for limpo e adequado para bovinos, é um fator de risco. Plantas, bactérias, lixo, sol, são alguns dos causadores. Vamos entender cada uma elas?

 

 

Como já dissemos aqui no blog, os bovinos são animais muito curiosos. Tendem a mexer em objetivos e entulhos desconhecidos. Porém, infelizmente, muitas vezes são contaminados por bactérias, parasitas e substâncias químicas encontradas em plantas. Por isso, amigo produtor, fazer varredura na propriedade e ao redor dela, é sempre uma ação segura. Ao sinal de qualquer objeto estranho, retire-o do local. Os bovinos também pode se machucar, além dos profissionais que atuam na sua produção.

 

Vaca intoxicada traz grandes prejuízos ao produtor. Saiba como prevenir.
Vaca intoxicada traz grandes prejuízos ao produtor. Saiba como prevenir. -Foto: Reprodução Internet

Como a vaca se intoxica?

 

Plantas: No Brasil, temos 50 plantas classificadas como tóxicas para bovinos. Ou seja, causam grandes danos na saúde do animal. Dependendo do grau de intoxicação, pode levar a vaca à óbito. Os ativos da plantas agem rapidamente no organismo, por isso, é muito difícil a cura. O que faz a vaca consumir plantas tóxicas? Fome! Se seu animal não está sendo nutrido e saciado, ele irá procurar fontes alimentares em outro lugar fora do cocho.  Confira a dica exclusiva sobre o assunto: O perigo das plantas tóxicas na pecuária. 

Botulismo: Muitos pensam que é uma infecção. Mas o botulismo é uma intoxicação. Causada pela absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo ou quando recebem suplementação alimentar inadequada. Clique e saiba mais: Síndrome da Vaca Caída.

Requeima: causada por plantas, a requeima é uma intoxicação que acontece quando os animais são expostos ao sol. Entre os sintomas, estão as lesões causadas em áreas de pelagem menor e também as mais expostas a luz solar. Muitas vezes, essas lesões são acompanhadas por bicheiras e outras infecções. Fique por dentro: Requeima em bovinos é causada por intoxicação.

 

Vaca intoxicada tem alimentação ineficaz

 

A maioria dos casos de vacas intoxicadas é a falta de alimentação adequada. Quando está desnutrida, mesmo com ração em grande quantidade, há deficiência de nutrientes essenciais. A ração e pastagem por si apenas, não conseguem fornecer o que realmente essas vacas precisam para estar com o organismo saudável e produzir de acordo com o esperado pelo produtor.

Principalmente, as vacas produtoras de leite e responsáveis pela reprodução precisam ter o fósforo e o cálcio como principais nutrientes, inseridos todos os dias na alimentação. Essa introdução evita todos os problemas citados acima, além de outros.

A vaca intoxicada pode significar uma perda para o produtor. Além disso, dependendo da doença, pode transmiti-la a outros animais.

Isso significa que investir em sais mineral, proteinado e virginiamicina que são ricos não só em cálcio e fósforo, não é algo em vão. Pelo contrário. Todos os seus animais estarão fortalecidos, com peso em dia, protegidos de dentro para fora contra diversos parasitas e doenças que impedem que a pecuária brasileira avance cada vez.

 
Boi Saúde Logo Preto - Sintomas de vaca intoxicada

Ração para Gado de Leite:
Receita gratuita de ração para gado de leite!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo