Raças de gado de corte para confinamento

Gostou? Compartilhe!

Cada vez mais os produtores brasileiros têm investido em raças de gado de corte para confinamento ou semi-confinamento. Afinal, investir na nutrição do animal traz um excelente resultado.

No vídeo abaixo, nós iremos falar um pouco sobre o assunto. E, claro, ao longo do texto também.

O objetivo como você que acompanha nosso conteúdo já sabe é bem simples: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.

Então, quando terminar a leitura, não deixe de comentar o que achou do conteúdo. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também. Será um prazer responder para você!

 

 

Além disso, existe uma pergunta feita com frequência. Sabe qual é? A gente revela pra você agora: qual a melhor raça para confinamento e semi-confinamento? Pois é, amigo produtor. Continue aqui no blog da Boi Saúde que iremos esclarecer essa questão pra você!

Então, vamos começar?

 

Raças de gado de corte para confinamento
Investir na raça para confinamento é o ideal para esse método. – Foto: Reprodução Internet

As melhores raças de gado de corte para confinamento

 

Em primeiro lugar, qualquer raça pode ser utilizada no regime de confinamento e semi-confinamento. No entanto, existem raças que têm uma conversão alimentar melhor que outras. São animais que chegam ao peso de abate em menos tempo.

Por exemplo: se o trabalho for com animais zebuínos como Nelore e Gir, que são animais mais resistentes, porém raças mais demoradas na engorda, o produtor terá que demandar mais tempo para o abate.

Se o trabalho for com animais taurinos, como a raça Simental e Angus, que são mais nobres, e chegam ao peso ideal em menos tempo, é preciso investir em um bom antiparasitário. Essas raças têm características como menor resistência a parasitas como carrapatos e ao clima tropical brasileiro.

 

Decisão das raças de gado de corte para confinamento

 

Em segundo lugar, o produtor precisa colocar na balança todas essas características e mensurar qual será a melhor raça de acordo com a sua região, regime praticado a pasto, além de fazer uma análise sobre o tempo de abate.

Antes de iniciar o confinamento, dê preferência ao cruzamento industrial. Ou seja, animais frutos de zebuínos e taurinos. Os animais fruto desse desse cruzamento têm boa resistência aos parasitas e ao nosso clima. Por isso, chegam ao peso em tempo rápido. Portanto, esses aspectos resultam em uma ótima lucratividade.

 

Quanto a castração dos animais

 

Se forem animais jovens, é melhor que sejam animais inteiros. O animal jovem, o boi inteiro, tem um ganho de peso melhor.

Se forem animais na terminação ou na fase de acabamento, dê preferência a animais castrados, esses alcançam o peso em menos tempo.

Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica: A silagem substitui o pasto?

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube? Pois é! São diversos materiais em formato de vídeos.

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, que tal dar uma passadinha por lá? Acesse: Boi Saúde no YouTube

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios.

Até a próxima!

 
banner banner
 

Qual a melhor raça de gado para o confinamento?

Qualquer raça pode ser utilizada no regime de confinamento e semi-confinamento. No entanto, existem raças que têm uma conversão alimentar melhor que outras. São animais que chegam ao peso de abate em menos tempo.

Quando castrar os animais?

Se forem animais jovens, é melhor que sejam animais inteiros. O animal jovem, o boi inteiro, tem um ganho de peso melhor. Se forem animais na terminação ou na fase de acabamento, dê preferência a animais castrados, esses alcançam o peso em menos tempo.

Qual tipo de gado dá mais lucro?

O produtor precisa colocar na balança todas as características do animal e mensurar qual será a melhor raça de acordo com a sua região, regime praticado a pasto, além de fazer uma análise sobre o tempo de abate.

O que fazer antes de escolher a raça de gado para confinamento?

Antes de iniciar o confinamento, dê preferência ao cruzamento industrial. Ou seja, animais frutos de zebuínos e taurinos. Os animais fruto desse desse cruzamento têm boa resistência aos parasitas e ao nosso clima. Por isso, chegam ao peso em tempo rápido.

2 pensou em “Raças de gado de corte para confinamento”

  1. blank Valdir Felipak disse:

    Vocês têm cursos para mais esclarecimentos, estou pensando em começar com confinamento, começar com umas 20 cabeças para corte

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Valdir, obrigado por nos acompanhar, cursos por enquanto não, nós possuímos um canal no YouTube com dicas que podem lhe ajudar bastante, confira no link a seguir: https://www.youtube.com/boisaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*