O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas?

O rendimento de carcaça é muito falado na pecuária e também nas transações comerciais. Será que varia de acordo com o sexo dos bovinos? Se essa é sua dúvida, está no lugar certo!

Primeiro, você sabe o que é rendimento de carcaça?

A carcaça representa o boi abatido, sem a cabeça, patas, rabo, mamas no caso das fêmeas, testículos no caso dos machos. Além do couro, ossos e gordura.

Para complementar, o peso vivo representa quanto que o bovino pesa na balança. Ou seja, é o peso total da animal vivo. Geralmente, os bovinos são pesados antes do embarque para o frigorífico.

O rendimento de carcaça é por vários fatores, inclusive, o sexo, assim como a idade.

 

O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas?

 

Pode sim, principalmente quando incluímos as seguintes categorias: machos castrados, não castrados e fêmeas. Essas três variações podem ter rendimento de carcaça diferentes.

Os bovinos machos têm maior capacidade de ganho de peso e ganho alimentar que as fêmeas. Já os bovinos não castrados têm maior capacidade para ganho de peso e conversão alimentar em relação aos castrados e às fêmeas, em decorrência da ação hormonal.

Porém, alguns fatores podem afetar o rendimento da carcaça:

  • raça;
  • conversão alimentar;
  • bem-estar animal;
  • consumo de pastagem;
  • alimentação;
  • água;
  • suplementação.

 

rendimento de carcaça - O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas?
O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas? – Foto: Reprodução Internet

Cuidados diários e ganho de peso 

 

Todos os fatores citados acima proporcionam um bom rendimento de carcaça. Não cansamos de escrever aqui no blog, que todos eles são importantes. Desde a qualidade do pasto, da água, alimentação e também a forma como o gado é manejado durante a lida. Cada processo precisa ser muito bem orquestrado para que todo o trabalho tenha uma boa rentabilidade.

E esses cuidados precisam ser o ano todo. Nas águas, época de reprodução, o cuidado com a alimentação das matrizes é fundamental e desde já iniciar o pastejo rotacionado para que tenha capim de qualidade o ano todo.

Outro tema muito relevante para os pecuaristas é a arroba. Para aprender a fazer o cálculo correto e negociar de forma mais rentável, acesse: Arroba do boi: aprenda a fazer o cálculo.

 

Referência: 

Produção de carne de bovinos contemporâneos, machos e fêmeas, terminados em confinamento.  R. Bras. Zootec. vol.35 no.5 Viçosa Sept./Oct. 2006.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Propriedade de gado de corte: confira as instalações

 
Virginiamicina - O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas?mobile Virginiamicina - O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*