Manter a sanidade animal em dia é uma obrigação na pecuária. As vacinas devem ser aplicadas no período certo. Confira aqui como planejar um calendário sanitário para bovinos.
Mais que garantir a qualidade dos produtos, protege a saúde dos consumidores dos produtos e também das pessoas que vivem na propriedade e ao redor dela. As vacinas têm papel fundamental na produtividade. Sem a aplicação nos períodos indicados, além da possibilidade de ser autuado pela Vigilância Sanitária local, todo o gado pode ser acometido por uma doença e ser perdido. O resultado? Prejuízo na certa. Aqui, aquela famosa frase “prevenir é melhor que remediar” se encaixa muito bem.
Como planejar um calendário sanitário para bovinos
Indicamos que o planejamento seja feito sempre de forma anual. Assim, o produtor não deixa passar nenhuma vacina e pode ficar tranquilo. Entre novembro e dezembro, faça uma agenda sobre quais vacinas você precisa comprar. E a consulte mês a mês esse documento para que não perca nenhuma data.
Cada estado possui um calendário vacinal, de acordo com as regras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para algumas vacinas específicas, como a aftosa, o MAPA desenvolveu um calendário específico, de acordo com cada estado. Acesse o documento clicando aqui.
Para as demais vacinas, o ideal é seguir um calendário produzido pela Embrapa Gado de Corte.

Cuidado com as vacinas
- Sempre confira a data de validade;
- Confira a forma adequada de armazenamento de cada uma delas;
- Higiene no local da vacinação, agulha e uniforme dos peões;
- A área mais adequada para aplicação é a tábua do pescoço;
- Use a pistola em ângulo de 45 graus.
Quer saber mais sobre o tema vacinas para bovinos? Temos mais uma dica sobre o assunto: Posso dar todas as vacinas para o gado no mesmo dia?
Crédito foto capa: Senepol da Barra/@senepoldabarra


Srs., gostaria de conhecer um “Calendário Sanitário” para bovinos, aqui para o Estado da Bahia. Facilitaria muito o meu trabalho, já que teria condições de atuar com um planejamento prévio. Caso não possam atender, agradeço que me encaminhem o de um Estado mais próximo ao da Bahia. Agradeço a atenção dispensada ao assunto. Cordialmente, Augusto Affonso.
Olá Augusto, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!