Calendário sanitário para bovinos: como planejar

Manter a sanidade animal em dia é uma obrigação na pecuária. As vacinas devem ser aplicadas no período certo. Confira aqui como planejar um calendário sanitário para bovinos.

Mais que garantir a qualidade dos produtos, protege a saúde dos consumidores dos produtos e também das pessoas que vivem na propriedade e ao redor dela. As vacinas têm papel fundamental na produtividade. Sem a aplicação nos períodos indicados, além da possibilidade de ser autuado pela Vigilância Sanitária local, todo o gado pode ser acometido por uma doença e ser perdido. O resultado? Prejuízo na certa. Aqui, aquela famosa frase “prevenir é melhor que remediar” se encaixa muito bem.

 

Como planejar um calendário sanitário para bovinos 

 

Indicamos que o planejamento seja feito sempre de forma anual. Assim, o produtor não deixa passar nenhuma vacina e pode ficar tranquilo. Entre novembro e dezembro, faça uma agenda sobre quais vacinas você precisa comprar. E a consulte mês a mês esse documento para que não perca nenhuma data.

Cada estado possui um calendário vacinal, de acordo com as regras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para algumas vacinas específicas, como a aftosa, o MAPA desenvolveu um calendário específico, de acordo com cada estado. Acesse o documento clicando aqui.

Para as demais vacinas, o ideal é seguir um calendário produzido pela Embrapa Gado de Corte.

 

Calendário sanitário Embrapa - Calendário sanitário para bovinos: como planejar
Calendário sanitário para bovinos: como planejar Foto – Reprodução/Planejamento Sanitário de Gado de Corte – Embrapa.

Cuidado com as vacinas 

 

  • Sempre confira a data de validade;
  • Confira a forma adequada de armazenamento de cada uma delas;
  • Higiene no local da vacinação, agulha e uniforme dos peões;
  • A área mais adequada para aplicação é a tábua do pescoço;
  • Use a pistola em ângulo de 45 graus.

 

Quer saber mais sobre o tema vacinas para bovinos? Temos mais uma dica sobre o assunto: Posso dar todas as vacinas para o gado no mesmo dia? 

Crédito foto capa: Senepol da Barra/@senepoldabarra

 
Os 10 princípios do produtor de sucesso - Calendário sanitário para bovinos: como planejarOs 10 princípios do produtor de sucesso mobile - Calendário sanitário para bovinos: como planejar
 

2 pensou em “Calendário sanitário para bovinos: como planejar”

  1. Augusto Affonso Maciel Pereira disse:

    Srs., gostaria de conhecer um “Calendário Sanitário” para bovinos, aqui para o Estado da Bahia. Facilitaria muito o meu trabalho, já que teria condições de atuar com um planejamento prévio. Caso não possam atender, agradeço que me encaminhem o de um Estado mais próximo ao da Bahia. Agradeço a atenção dispensada ao assunto. Cordialmente, Augusto Affonso.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Augusto, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*